Questões de Administração do ano 2009

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“A remuneração é o principal meio de controle das organizações utilitárias. Nessas organizações, o envolvimento calculista caracteriza a orientação da grande maioria dos participantes operacionais e mesmo dos membros das elites.”

Sobre este tema, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Algumas organizações utilitárias podem ter estruturas normativas.
  • B. Normalmente as empresas de negócios são organizações utilitárias.
  • C. Nas organizações utilitárias, para empre-gados de fábrica, de forma geral, a remunera-ção é o principal meio de controle.
  • D. Além da remuneração, as organizações utilitárias recorrem a recompensas como pro-moções, benefícios e incentivos.
  • E. Nas organizações utilitárias as tarefas são realizadas por meio do uso real ou pela ameaça do uso da força.

Quando se avalia o comportamento nas organizações, estudos revelam a ação de três tipos de variáveis: as causais definem caracte-rísticas básicas, evidenciando-se como inde-pendentes e normalmente sob o controle das organizações, influenciando as demais; as inter-venientes que refletem o estado interno e carac-terizam a identificação dos recursos humanos com a organização; e as finais que refletem os resultados financeiros, de produção, dentre outros, ou seja, de resultado final.

Correlacione as variáveis e sua classificação.

( 1 ) Variável Causal

( 2 ) Variável Interveniente

( 3 ) Variável Final

( ) Objetivos da organização.

( ) Produtividade.

( ) Participação no mercado.

( ) Capacidade de tomar decisões.

( ) Cultura da organização.

( ) Dedicação ao trabalho.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1
  • B. 2 - 3 - 1 - 3 - 1 - 2
  • C. 1 - 3 - 3 - 2 - 1 - 2
  • D. 3- 1 - 3 - 1 - 2 - 2
  • E. 2 - 2 - 2 - 1 - 3 - 3

Correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Fazer bem feito aquilo que está sendo feito.

( 2 ) Relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados na sua obtenção.

( 3 ) Fazer aquilo que efetivamente precisa ser feito.

( 4 ) Medida da utilidade do produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo e não apenas o consumidor ou a organização.

( ) EFETIVIDADE

( ) EFICIÊNCIA

( ) PRODUTIVIDADE

( ) EFICÁCIA

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1 - 2 - 4 - 3
  • B. 4 - 1 - 2 - 3
  • C. 3 - 1 - 2 - 4
  • D. 4 - 3 - 2 - 1
  • E. 2 - 3 - 1 - 4

Considerando as afirmações, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Estratégia competitiva é sinônimo de to-mar atitudes ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em um setor, a fim de lidar com as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno superior sobre o investimento.

( ) São estratégias genéricas de Porter: a liderança do gestor, a liderança por custos, a liderança por diversificação e a liderança por foco.

( ) A estratégia pode ser entendida como a arte do general.

( ) São estratégias genéricas de Porter: a liderança geral de custos, a diferenciação e o enfoque ou foco.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V - F - V - V
  • B. F - F - F - V
  • C. V - V - F - V
  • D. V - V - F - F
  • E. F - V - V - F

Atualmente, as empresas necessitam das pessoas como parceiras e não mais como meros recursos, uma vez que os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

Identifique as características que correspon-dem às pessoas como parceiras da organização.

( 1 ) Horário rigidamente estabelecido

( 2 ) Preocupações com normas e regras.

( 3 ) Inteligência e talento.

( 4 ) Colaboradores agrupados em equipe.

( 5 ) Subordinação ao chefe.

( 6 ) Metas negociadas e compartilhadas.

( 7 ) Fidelidade à organização.

( 8 ) Ênfase no conhecimento e especialização.

( 9 ) Executoras de tarefas.

 ( 10 ) Preocupação com resultados.

( 11 ) Vinculação à missão e à visão.

São corretas as características:

  • A. 6 - 7 - 8 - 10 - 11
  • B. 1 - 2 - 3 - 4 - 6
  • C. 4 - 5 - 7 - 10 - 11
  • D. 2 - 3 - 4 - 8 - 9 - 10
  • E. 3 - 4 - 6 - 10 - 11

Com relação às disfunções da burocracia, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Desestímulo à Inovação; Satisfação de Interesses Pessoais; Mecanicismo.
  • B. Particularismo; Hierarquia; Mecanicismo.
  • C. Individualismo; Excesso de Regras; Resis-tência a Mudanças.
  • D. Formalidade; Profissionalismo; Impessoalidade.
  • E. Interrupção do Fluxo de Informação; Particularismo; Excesso de Regras.

Julgue os itens a seguir acerca de empreendedorismo governamental e processos participativos de gestão pública.

Caso um gestor público deseje celebrar alguma parceria com a sociedade civil, ele deve realizá-la normalmente, exceto quando repassar recursos às OSCIPs.

  • C. Certo
  • E. Errado

Materiais permanentes são bens que por sua própria natureza, duração e valor devem ser controlados fisicamente e incorporados ao patrimônio da Instituição, como

I. bens de consumo.

II. móveis e equipamentos.

III. peças de reposição.

IV. produtos lubrificantes.

São considerados materiais permanentes os que constam em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis na Governança Corporativa por se tratar de um dos seus princípios básicos, que é

  • A.

    transparência.

  • B.

    perenidade.

  • C.

    responsabilidade corporativa.

  • D.

    prestação de contas.

  • E.

    equidade.

A equipe do Setor de Recursos Humanos de uma empresa, ao planejar um treinamento, debateu a respeito das técnicas que seriam usadas na avaliação de resultados, com a manifestação dos seguintes pontos de vista:

Artur: A aplicação de cada técnica vai depender dos contornos de cada situação de treinamento e, por isso, não podemos julgar que haja uma técnica definitiva.

Carolina: Devemos confiar nos formulários que vamos usar, pois costumam garantir precisão e isenção de resultados de maneira unânime.

Otávio: Nenhuma avaliação pode nos oferecer uma visão a respeito dos resultados, em função do cansaço do fim de um curso e do clima emocional típico do encerramento de eventos.

Patrícia: Precisamos considerar a aplicação sistêmica do processo de avaliação de resultados em seus níveis como conjunto de partes interdependentes que interagem.

Qual das afirmações abaixo faz uma análise pertinente a respeito das técnicas de avaliação, nos pontos de vista manifestados?

  • A. Artur está desatualizado, pois técnicas de avaliação, com suporte informacional, são comprovadamente eficazes e definitivas em processos de treinamento.
  • B. Carolina fala com correção e propriedade a respeito do uso de formulários, os quais permitem que os avaliados se expressem de maneira isenta e precisa.
  • C. Otávio compreende perfeitamente a dimensão da avaliação em um treinamento, pois nenhum tipo de avaliação oferece subsídios acerca de resultados.
  • D. Patrícia manifesta um conceito disparatado acerca da avaliação, que tem um papel unívoco no processo de treinamento e desenvolvimento.
  • E. Artur e Patrícia têm uma compreensão adequada a respeito de técnicas de avaliação, pois cada treinamento tem especificidades e precisa ser considerado em sua integralidade.
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