Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma organização que opta pelo recrutamento externo deve considerar que este meio:

  • A. É mais rápido e econômico.
  • B. Apresenta maior índice de validade e de segurança.
  • C. Pode envolver planos de carreiras de pessoal.
  • D. Desenvolve um sadio espírito de competição entre os funcionários.
  • E. Aproveita os investimentos de outras empresas em treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Uma organização cujo desenho de cargos é decorrente e dependente de duas variáveis – diferenças individuais das pessoas e tarefas envolvidas – utiliza o modelo:

  • A. Clássico ou tradicional.
  • B. Humanístico ou de Relações Humanas.
  • C. Motivacional.
  • D. Contingencial.
  • E. De Enriquecimento de Cargos.

Uma organização que observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos para avaliar o desempenho de seus funcionários utiliza o método:

  • A. Dos incidentes críticos.
  • B. Da escolha forçada.
  • C. De pesquisa de campo.
  • D. De comparação aos pares.
  • E. De frases descritivas.

Uma organização possui como principais características suas equipes autogeridas, o empowerment dos funcionários e as informações abertas. Sua diretoria atua de acordo com que tendência do pensamento administrativo?

  • A. Teoria dos sistemas.
  • B. Organização de aprendizagem.
  • C. Abordagem contingencial.
  • D. Gestão da qualidade total.
  • E. Abordagem das ciências comportamentais.

Uma organização cujos programas de estímulo à motivação dos funcionários focam nas necessidades de realização, de afiliação e de poder dos indivíduos orienta-se por qual teoria da motivação?

  • A. Da Hierarquia das Necessidades.
  • B. ERG.
  • C. Da Equidade.
  • D. Da Expectativa.
  • E. Das Necessidades Adquiridas.

Os consumidores passam por cinco estágios no processo de adoção de um novo produto. Que estágio corresponde ao momento em que o consumidor vai atrás de informações sobre o novo produto?

  • A. Conscientização.
  • B. Avaliação.
  • C. Interesse.
  • D. Experimentação.
  • E. Adoção.

Um diretor de uma organização ocupa-se em aperfeiçoar o seu ambiente de marketing por meio de sua relação com as associações comunitárias e moradores da região. Que categoria de público atinge diretamente?

  • A. Grupos de interesse.
  • B. Públicos ligados à mídia.
  • C. Públicos governamentais.
  • D. Públicos internos.
  • E. Públicos locais.

Acerca da informação científica, da informação tecnológica, da informação para negócios e da informação estratégica, assinale a opção correta.

  • A. Os principais veículos de divulgação da informação tecnológica são artigos de periódicos, monografias, teses e dissertações.
  • B. A informação científica é todo tipo de conhecimento relacionado ao modo de fazer um produto ou prestar um serviço, tendo como foco o mercado.
  • C. A informação estratégica refere-se ao conhecimento das tendências de mercado, das conjunturas econômicas, das empresas fornecedoras de insumos, matérias-primas e produtos concorrentes, das organizações concorrentes e do ambiente operacional.
  • D. A informação para negócios diz respeito unicamente ao conhecimento tácito, não codificado, que é adquirido pela incorporação informal dos comportamentos e procedimentos relativos ao mercado.
  • E. A informação tecnológica é a informação básica ou elementar, que consta de dados concretos quanto a temas de interesse industrial.

Quanto às atividades de informação em ciência e tecnologia no Brasil, assinale a opção correta.

  • A. Na década de 90 do século XX, a abertura de mercados provocou maior preocupação do setor produtivo com a qualidade e produtividade, o que motivou o avanço das atividades de informação tecnológica no país.
  • B. Na década de 80 do século passado, houve paralisação das atividades de informação em ciência e tecnologia devido à inoperância do Sistema Nacional de Informação em Ciência e Tecnologia, o qual dependia de uma rede consolidada de bibliotecas e centros de documentação.
  • C. O aumento da oferta de serviços de informação, decorrente das ações desenvolvidas para dotar o país de um sistema nacional de informação em ciência e tecnologia, proporcionou, por si só, aumento na demanda de informação em ciência e tecnologia nos diversos setores da sociedade.
  • D. A cultura de valor econômico da informação já é amplamente difundida no país, o que facilita a exploração do potencial dos recursos de informação provenientes de países desenvolvidos.
  • E. O provimento das informações de interesse das organizações de ciência e tecnologia realiza-se, sobretudo, sob a responsabilidade do setor privado.

Considerando os serviços de notificação corrente A e B e a eficácia e efetividade (ou eficiência) desses serviços, assinale a opção correta.

  • A. O serviço B será mais eficiente se atender a um número maior de usuários do que o serviço A pelo mesmo custo.
  • B. Ambos os serviços serão eficazes se atingirem o objetivo de manter os usuários informados acerca de assuntos de seu interesse.
  • C. O serviço A será mais eficaz do que o serviço B se aplicar um método que aumente o número de pessoas necessárias para atendimento ao mesmo número de usuários com o mesmo volume de informações.
  • D. A eficácia é medida pela relação entre o volume de informação disseminada e os recursos consumidos para o fornecimento dos serviços.
  • E. Em ambos os serviços, o custo é a principal medida de eficácia e efetividade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...