Questões de Administração do ano 2009

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O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:

  • A. as Teorias Científica e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos.
  • B. a Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais.
  • C. a Teoria da Contingência enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente.
  • D. as Teorias Estruturalista e dos Sistemas refletem uma abordagem prescritiva e normativa.
  • E. a Teoria Comportamental concebe o funcionário como um ‘homem social’.

Sobre o tema ‘planejamento estratégico’, é correto afirmar:

  • A. a análise das ameaças e oportunidades do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
  • B. é um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
  • C. os conceitos de missão e visão se equivalem, podendo um substituir o outro.
  • D. conta, atualmente, com uma metodologia padronizada para aplicação nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
  • E. uma vez iniciado, pode ser revisto apenas de ano em ano, desde que tais revisões tenham sido previstas em sua formatação original.

Sabendo que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identificação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se:

  • A. Diagrama de Pareto.
  • B. Diagrama de Ishikawa.
  • C. Funcionograma.
  • D. Histograma.
  • E. Fluxograma.

Assinale a opção incorreta.

  • A. Ao adotar um modelo de sistema fechado, a organização tende a ser conduzida, gradativamente, a níveis cada vez mais altos de entropia e desagregação.
  • B. As pessoas não resistem necessariamente a mudanças.
  • C. Uma organização pode mudar em função do produto, mas não em função do mercado, sob pena de transmutar-se em uma nova organização.
  • D. De uma forma geral, as abordagens teóricas sobre mudança organizacional sugerem a necessidade de incorporação de processos mais democráticos e participativos.
  • E. Mesmo organizações públicas, com suas amarras legais e burocráticas, são passíveis de mudanças causadas pelo ambiente.

Sobre o tema ‘departamentalização e divisão do trabalho’, é correto afirmar:

  • A. por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional.
  • B. em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento.
  • C. a abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais.
  • D. em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida.
  • E. em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.

No dia-a-dia organizacional, as relações humanas trazem vários desafios. Estar pronto para lidar com eles implica saber que:

  • A. o uso do poder coercitivo é válido na resolução de conflitos.
  • B. remuneração é um fator motivacional.
  • C. o trabalho em equipe garante o alcance dos melhores resultados.
  • D. o melhor técnico tende a ser o melhor chefe.
  • E. em nosso tempo, não há mais espaço para o carisma no exercício da liderança.

Sobre a incorporação de novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional, é incorreto afirmar que:

  • A. o desabrochar do potencial transformador das novas tecnologias depende da existência de um contexto social que permita aos gerentes reconhecer as oportunidades oferecidas por elas.
  • B. as novas tecnologias são aquelas capazes de incrementar as habilidades de registrar, armazenar, analisar e transmitir grandes volumes de informações complexas de maneira segura, flexível, confiável, imediata e com independência geográfica.
  • C. a informatização requer dos indivíduos novas habilidades cognitivas, psicológicas e intelectuais, a fim de que possam adquirir e processar o conhecimento requerido para o desempenho de seus trabalhos.
  • D. o trabalho da alta gerência pode ser integralmente explicitado e transmitido aos níveis intermediário e operacional, razão pela qual, no futuro próximo, as organizações funcionarão sem chefes ou líderes.
  • E. as novas tecnologias têm o potencial de, com o uso de programas de software, aprimorar ainda mais a automação das atividades humanas por meio de sua programação, racionalização, e controle.

Na literatura especializada sobre Avaliação, é comum encontrar referências a dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas avaliados, que podem ser traduzidas por exigências de efetividade, de eficiência e de eficácia dos programas de governo. Identifique a opção correta, referente ao princípio da eficácia.

  • A. A eficácia diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos.
  • B. A eficácia denota competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços.
  • C. A eficácia remete a condições controladas e a resultados desejados de experimentos.
  • D. Inúmeros indicadores são utilizados na avaliação de eficácia, especialmente aqueles que relacionam produtos finais com seus custos e com os insumos principais.
  • E. A avaliação da qualidade do trabalho é uma questão ligada à eficácia, principalmente em certos tipos de realizações, como obras públicas.

Determinada organização prestadora de serviços que planeja adotar o sistema de recompensas e de punições do sistema consultivo de administração deve ter ênfase nas:

  • A. Recompensas sociais.
  • B. Recompensas materiais.
  • C. Punições e medidas disciplinares.
  • D. Punições e medidas disciplinares com menor arbitrariedade.
  • E. Recompensas simbólicas.

Um diretor de Recursos Humanos, constantemente ocupado com o aumento do desempenho da administração de salários, dos planos de benefícios sociais, da higiene e segurança do trabalho e das relações trabalhistas, pode contribuir diretamente para o aumento da abrangência das Políticas de:

  • A. Aplicação de Recursos Humanos.
  • B. Desenvolvimento de Recursos Humanos.
  • C. Monitoração de Recursos Humanos.
  • D. Manutenção de Recursos Humanos.
  • E. Provisão de Recursos Humanos.
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