Questões de Administração do ano 2009

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No que se refere à avaliação 360 graus, assinale a opção correta.

  • A. É a forma obrigatória de avaliação de desempenho, empregada com sucesso na maioria das empresas de grande porte.
  • B. É uma maneira de conhecer o grau de satisfação dos empregados da empresa, permitindo a participação deles no processo de avaliação.
  • C. É uma avaliação de desempenho na qual uma pessoa é avaliada por uma amostra de todas as pessoas com as quais interage.
  • D. É um sistema formal para medir, avaliar e revisar a eficácia de uma empresa. Envolve todos os gerentes que avaliam um dos empregados.
  • E. É a uma forma de valorizar o cliente externo e permitir sua participação na avaliação dos empregados da empresa.

À declaração, por escrito, de tudo o que o funcionário faz, como deve ser feito e por que é feito denomina-se

  • A. descrição de trabalho.
  • B. recrutamento.
  • C. seleção.
  • D. avaliação de desempenho.
  • E. especificação de trabalho.

A deerminação dos requisitos, dos deveres e das responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo constitui um procedimento denominado

  • A. análise de função.
  • B. análise do trabalho.
  • C. descrição de cargo.
  • D. centro de avaliação.
  • E. análise de cargo.

O desenvolvimento é uma forma de aperfeiçoamento pessoal

  • A. destinada ao empregado recém-admitido na organização.
  • B. com vistas a promoções oferecidas pela organização.
  • C. para aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não-estruturada.
  • D. voltada ao novo ambiente gerencial da empresa.
  • E. direcionada à atuação do empregado em um programa de qualidade total.

Assinale a opção que melhor caracteriza as organizações que aprendem.

  • A. São organizações com capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimento, bem como modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos.
  • B. São organizações onde foram desenvolvidos projetos de universidades corporativas, seguindo as tendências das organizações modernas.
  • C. São organizações as quais a maioria de seus empregados possuem cursos de nível superior e o treinamento e desenvolvimento é realizado por professores ou instrutores altamente qualificados.
  • D. São organizações que mantêm o conhecimento restrito a um pequeno número de pessoas, consequência de sua política de desenvolvimento de recursos humanos.
  • E. São organizações que desenvolvem excelentes trabalhos científicos, pois possuem empregados altamente qualificados, resultado de uma seleção bem feita.

É correto definir responsabilidade social corporativa como

  • A. a otimização dos recursos disponíveis para obter melhores resultados para a empresa.
  • B. a razão de ser da empresa.
  • C. o conjunto das partes comuns das diversas estratégias em relação ao assunto de que se trata.
  • D. a obrigação que uma organização tem de agir tanto para servir aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.
  • E. a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

Ao grau de defesa ou de vulnerabilidade do sistema a pressões ambientais externas dá-se o nome de

  • A. morfogênese.
  • B. resiliência.
  • C. domínio.
  • D. fronteira.
  • E. política.

A qualidade de vida no trabalho é fator de suma importância para os empregados. Pode ser avaliada pela satisfação deles e pela prática das organizações. Assinale a opção que contém indicadores de práticas administrativas orientadoras da qualidade de vida no trabalho.

  • A. treinamento em serviço; distribuição de vale transporte e avaliação por meio de provas anuais
  • B. passagens aéreas para férias; vale refeição e sorteio de brindes semanais
  • C. clareza das políticas e procedimentos; apoio psicológico e benefícios familiares
  • D. controle de acidentes; horário flexível e passeios ecológicos
  • E. férias coletivas; planos de carreira e ginástica olímpica

Em se tratando de gestão de pessoas, liderança pode ser definida como

  • A. a capacidade de concluir, oportunamente, situações desejadas e necessárias aos resultados da empresa, interativamente, com a consequente melhoria das relações interpessoais.
  • B. a medida do grau de satisfação das necessidades e exigências que os clientes estabeleceram e requereram.
  • C. a competência sustentada de obter e deter o conjunto de conhecimentos e instrumentos aplicados a uma área de atuação.
  • D. a concentração maior de poder decisório na alta administração da organização.
  • E. a capacidade de influenciar um grupo visando ao alcance de objetivos.

Entende-se por sistema de gestão

  • A. o grau em que o ocupante do cargo sente-se pessoalmente responsável pelo trabalho e tem consciência de que os resultados do trabalho dependem dele.
  • B. um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações hodiernas.
  • C. a arte de descobrir como e por que algumas empresas conseguem desempenhar muito mais tarefas e de maneira bem melhor do que outras empresas.
  • D. a aplicação da engenhosidade e imaginação a fim de proporcionar nova ideia, diferente abordagem ou nova solução para um problema.
  • E. um conjunto de políticas, conceitos e práticas coerentes entre si voltado ao atingimento dos objetivos organizacionais de empresa de maneira eficiente e eficaz.
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