Questões de Administração do ano 2009

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As necessidades de treinamento dos funcionários de uma organização podem ser identificadas por meio de uma pesquisa realizada internamente na organização (diagnóstico) e que se desenvolve em três níveis, a saber:

  • A.

    Análise da área de recursos humanos, do centro de treinamento e das tarefas.

  • B.

    Análise da área administrativa da organização, da área operacional e da área financeira.

  • C.

    Análise geral da organização, análise das tarefas e análise dos recursos humanos.

  • D.

    Análise da área operacional da organização, da área de vendas e dos recursos humanos.

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos, recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento. A análise de necessidades de treinamento, baseada em múltiplos níveis de análise, é aquela que identifica quais cursos cada pessoa deseja realizar, independentemente da unidade organizacional na qual ela esteja inserida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um gestor de uma organização fornecedora de serviços de telecomunicações tem encontrado dificuldades em relação aos integrantes da organização que prestam serviços de manutenção de redes. Assim, decidiu reestruturar a gestão de recursos humanos de sua organização. Supondo que o organograma acima seja o da referida organização, julgue os itens de 75 a 80, que versam sobre noções de recursos humanos e administração financeira.

Se um atendente participar de um curso cujo objetivo seja apresentar as novas tendências de prestação de serviço no mercado das telecomunicações, essa participação caracterizará um desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes acerca de administração de recursos humanos.

O treinamento produzirá impacto positivo e utilidade para a organização independentemente do perfil dos treinandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 106 a 110.

Os conteúdos dos cursos e de outros eventos educacionais na empresa foram estruturados de acordo com definições de competências humanas, alinhadas ao planejamento estratégico de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 106 a 110.

A UCEL treina exclusivamente os empregados internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 106 a 110.

"Hiatos nas habilidades e conhecimentos necessários para atuação no setor elétrico" refere-se ao tipo de análise de necessidades de treinamento e desenvolvimento realizado pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 106 a 110.

A educação corporativa da empresa adota a educação a distância apoiada em novas tecnologias da informação e comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A definição de objetivos é fundamental para que se possa realizar, ao final do processo, a avaliação de um treinamento. Na definição de objetivos para um treinamento, é preciso considerar que esses devem

  • A. ser realistas, exequíveis e descrever, com precisão, o estado final.
  • B. ser descritos com o máximo possível de vocábulos e de expressões.
  • C. conter adjetivações e traduzir o cenário de informações diagnosticadas.
  • D. incluir advérbios de tempo, modo e lugar para explicitar o estágio inicial do trabalho a ser realizado.
  • E. comportar sub ou superdimensionamentos que previnam incidentes.

Na Empresa Tradição & Qualidade Ltda., vários funcionários antigos se aposentaram, e outros tantos aderiram a um programa de desligamento incentivado. Diante dessa realidade, novos colaboradores foram contratados, o que significou a necessidade de um forte investimento em treinamento.

Tendo por base a situação descrita, qual conceito de treinamento, em uma perspectiva contemporânea, se aplica à realidade da empresa em questão?

  • A. Meio de adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir das funções ocupadas.
  • B. Forma de aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos para o alcance de objetivos organizacionais.
  • C. Programa que promove mudanças na maneira como os colaboradores interagem tanto entre si como com suas respectivas chefias.
  • D. Processo educacional que visa à aprendizagem de informações sobre a organização, suas políticas, diretrizes, regras, missão e visão.
  • E. Projeto permanente de desenvolvimento de competências, tendo em vista adestrar pessoas para que estejam adequadas aos perfis dos cargos.
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