Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A estrutura organizacional da Couros Brasil S.A. é composta pela gerência geral, com as gerências administrativa, de vendas e de produção, a ela subordinadas. Devido à criação de novas linhas de produção, à aquisição de equipamentos e à contratação de mão de obra especializada, a departamentalização utilizada pela atual estrutura organizacional não mais contempla as peculiaridades de cada família de produtos. Assim, sugeriu-se que a Couros Brasil S.A. seja redepartamentalizada, usando-se critério diferente do atual, de modo a facilitar a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produtos, tanto subordinado ao departamento de produção quanto ao de vendas.

Na situação acima descrita, o novo modelo será caracteristicamente, o de uma departamentalização

  • A. produto / serviço.
  • B. função
  • C. área geográfica.
  • D. matricial.
  • E. cliente.

Se o novo gerente-geral determinar que o gestor do departamento de programação e controle da produção passe a ser responsável pela implantação da primeira fase de um programa de excelência em qualidade dos produtos, tal determinação caracterizará uma

  • A. descentralização permanente.
  • B. centralização da estrutura organizacional.
  • C. delegação.
  • D. departamentalização.
  • E. diminuição da amplitude de controle.

Tendo como base o caso descrito no texto, e o tema ambiente das organizações, assinale a opção correta.

  • A. O aumento da cotação do dólar, para a Couros Brasil S.A., posto que ela comercializa com cidades no Brasil e também fora dele, é fator integrante do ambiente de tarefas desta organização.
  • B. Considerando que a Couros S.A. — Corporation interage com muitos fatores ambientais importantes e diferentes mas que não costumam mudar com muita frequência ou drasticamente, é correto afirmar que tal organização se enquadra em ambiente complexo e dinâmico, sob o ponto de vista de uma matriz ambiental.
  • C. O fato de o novo gerente-geral da Couros Brasil S.A. redepartamentalizar a empresa, para adaptá-la às realidades e demandas mercadológicas, constituirá uma alteração no ambiente interno da organização.
  • D. Se uma fábrica da Couros Brasil S.A situada em uma pequena cidade do interior de São Paulo possuir vários fatores-chaves nos seus ambientes afetando a sua gestão, mesmo assim é correto afirmar que tal ambiente é simples e de baixa complexidade.
  • E. Os clientes europeus que adquirem produtos em couro oriundos da unidade do Brasil compõem o macroambiente.

Acerca do tema processo decisório, assinale a opção incorreta.

  • A. A tomada de decisão é um processo contínuo e permanente na vida de uma organização. O diagnóstico ou definição do problema decorre da necessidade não satisfeita e refere-se a uma das etapas do processo decisório. Ao identificar um problema, o administrador deve tomar uma decisão para resolvê-lo, e, para tanto, autores desenvolveram modelos diferenciados de análise das etapas do processo decisório.
  • B. O modelo racional de tomada de decisão é geralmente um processo de construção de opções. Nele, são calculados os riscos e é escolhida a alternativa de maior possibilidade de sucesso.
  • C. O modelo de Simon distingue as decisões programadas das não programadas. Para o referido autor, as decisões não programadas são aquelas tomadas em condições de imprevisibilidade, enquanto as programadas são aquelas baseadas em dados repetitivos.
  • D. O modelo incremental de decisão pressupõe as limitadas capacidades cognitivas dos tomadores de decisão. Nesse sentido, o tomador de decisões considera algumas alternativas, decidindo apenas por aquelas opções corretivas das imperfeições atuais, cujas consequências venham a ser mais importantes em seus resultados, em detrimento das decisões inovadoras que promovam objetivos futuros.
  • E. Uma decisão eficaz nas organizações geralmente decorre da administração da turbulência ambiental e do risco organizacional. Nesse sentido, risco refere-se à probabilidade de um dado resultado não poder ser determinado, ou ser desconhecido.

Acerca do tema mudança organizacional, assinale a opção correta.

  • A. A mudança organizacional pode ter origem interna ou externa. Entre os tipos de pressão externa encontram-se os avanços tecnológicos; a discrepância entre as aspirações e o desempenho alcançado; e as mudanças nas características demográficas.
  • B. A mudança planejada refere-se ao esforço deliberado para conduzir uma organização ou uma unidade do seu estado atual para um estado novo, qualquer que seja ele.
  • C. Quando há conhecimento, pelos empregados, da necessidade de evidentes mudanças na organização, em face das pressões externas, por exemplo, é correto afirmar que inexistem as resistências a tais mudanças.
  • D. A necessidade de maior velocidade na mudança organizacional está diretamente ligada à possibilidade de um problema causar danos substanciais em um futuro próximo.
  • E. O processo de mudança planejada envolve três fases. Na fase de congelamento, os líderes ajudam os gerentes e os empregados a se movimentarem, fornecendo uma base racional para a mudança, de modo a se descomprometerem do status quo.

O modelo básico de desenvolvimento organizacional (DO) faz uso de uma abordagem médica das organizações. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A. As organizações, em uma abordagem de DO, precisam passar por um diagnóstico da situação, a fim de compreender do que elas necessitam e idealizar o curso de ação que deverá ser eficaz.
  • B. As intervenções, apesar de comporem o modelo básico de DO, são eventualmente utilizadas para criar mudanças na organização, pois constituem uma etapa secundária no processo de desenvolvimento organizacional. Sua contribuição limita-se à classificação do DO em dois grandes grupos: as técnicas focadas diretamente no modo como os indivíduos se relacionam uns com os outros e as técnicas centradas na estrutura e em sistemas.
  • C. São conhecidas como técnicas de relacionamento os treinamentos de grupos-T, a apresentação de resultados de pesquisa e a remodelagem do trabalho; e como técnicas estruturais, a construção de equipes, a administração por objetivos e processos organizacionais suplementares.
  • D. Para a abordagem de DO, a eficácia organizacional independe dos problemas interpessoais organizacionais, pois a mudança planejada é geralmente construída sobre os valores democrático-humanistas da sociedade, utilizando-se de ferramentas como pesquisas, dispositivos sociométricos para grupos, diagnósticos orientados para processos e registros precisos sobre desempenho, por exemplo, para realizar diagnóstico organizacional.
  • E. Nenhuma organização funciona perfeitamente. Os gerentes normalmente sentem que o desempenho de sua unidade pode ser melhorado, mas são incapazes de identificar o que pode ser melhorado. O propósito da consulta, na gestão de processo, é que um consultor externo solucione os problemas organizacionais identificados em seu trabalho de investigação na organização.

Quanto ao tema planejamento estratégico, assinale a opção incorreta.

  • A. As organizações não podem sobreviver se não souberem o que querem e para onde vão. A missão organizacional define o propósito fundamentaal e amplo que a organização tenta seguir ao identificar seus produtos ou serviços e seus clientes. Assim, a missão identifica a razão de ser da organização, isto é, o que ela representa.
  • B. São critérios exclusivos do planejamento estratégico: decisões tomadas pela alta administração; apropriação de muitos recursos, como dinheiro, mão de obra ou capacidade física; impacto significativo a longo prazo focalizando a interação da organização com o meio ambiente.
  • C. As decisões acerca do planejamento estratégico, são de responsabilidade dos administradores de linha e não de assessores especiais de planejamento.
  • D. A análise SWOT apresenta em detalhes todas as atividades a serem executadas pela empresa, de modo a minimizar as ameaças e pontos fracos, além de maximizar as oportunidades e consolidar os pontos fortes da organização.
  • E. A visão da empresa apresenta todas as crenças e valores que ela deseja consolidar na sociedade quanto à percepção de si em relação ao mercado.

Considerando que, em uma dimensão temporal, o termo planejamento pode ser de curto, médio ou longo prazo, assinale a opção correta.

  • A. O planejamento que engloba comprometimentos futuros de toda a organização e determina diretamente as diretrizes departamentais caracteriza um planejamento tático.
  • B. Quando o departamento de marketing de uma organização propõe a criação de um novo produto no mercado, como medida para alcançar os objetivos globais da organização, tem-se um exemplo de planejamento operacional.
  • C. No que se refere ao desempenho organizacional, a extensão temporal do planejamento possui relação direta com a qualidade do processo de planejamento e a implementação de seus planos.
  • D. Os gestores podem introduzir flexibilidade em seu planejamento por meio da criação de planos de contingência que contemplem cenários alternativos e da abordagem do planejamento mais como um processo contínuo do que como uma atividade realizada uma vez por ano.
  • E. Os gestores podem introduzir flexibilidade em seu planejamento por meio da criação de planos de contingência que contemplem cenários alternativos e da abordagem do planejamento mais como um processo contínuo do que como uma atividade realizada uma vez por ano.

Uma academia de ginástica não previu a tremenda expansão da popularidade que as atividades de musculação alcançariam no segmento da terceira idade. Esse cenário contribuiu para a perda da sua vantagem competitiva no mercado. Como decorrência ela buscou reavaliar a sua estratégia competitiva.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. A estratégia da academia será de concentração se ela adquirir outra firma cujos produtos e serviços sejam semelhantes.
  • B. Se a academia pretender operar em uma única linha de produtos e serviços, então a estratégia ideal será a de integração vertical.
  • C. Se utilizar a estratégia de diversificação, a academia entrará em um negócio diferente do atual ou diversificará seus produtos e(ou) serviços.
  • D. Se a academia optar pela estratégia de despojamento, significa que ela se unirá com outra empresa, de modo cooperativo, para atingir o objetivo comum de consolidação no mercado.
  • E. Se a academia optar pela aliança estratégica, significa que ela venderá a empresa ou um de seus serviços ou produtos.

A organização CPC Construções, do ramo de construção civil desagregou suas principais funções, transferindo-as para empresas separadas, ficando responsável exclusivamente pela coordenação dos serviços de engenharia, vendas, controle de estoque, contabilidade, entre outros.

Em tal contexto, é correto afirmar que a nova estrutura da organização é essencialmente

  • A. funcional, pois as demais organizações assumiram as funções principais da CPC Construções.
  • B. matricial, pois a CPC Construções passou a ser a matriz das demais organizações.
  • C. por equipe, pois as demais organizações passaram a compor a equipe da CPC Construções.
  • D. de estrutura de assessoria, pois as organizações vinculadas são altamente especializadas.
  • E. de redes, pois transfere a terceiros as atividades principais da organização, vinculadas sob contratos e conectadas, geralmente, por meio de tecnologias da informação (TI).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...