Questões de Administração do ano 2009

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As características do processo descrito no fragmento de texto acima não incluem

  • A. a elaboração de planos táticos e de planos operacionais, com ênfase no planejamento e na organização administrativa.
  • B. o estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
  • C. a interligação dos objetivos departamentais.
  • D. a contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
  • E. a participação atuante da chefia.

Uma empresa de economia mista optou por implantar o balanced scorecard (BSC) para avaliar e controlar seu desempenho. Após seis meses da implantação, detectou-se que, apesar de os clientes reconhecerem a qualidade dos serviços oferecidos, os seus integrantes não eram capazes de propor novas formas de agregação de valor.

Com base na situação hipotética apresentada, entre as dimensões de avaliação do desempenho propostas pelo BSC, a perspectiva mais evidente é a

  • A. do cliente.
  • B. interna, dos seus processos.
  • C. da inovação e da aprendizagem organizacional.
  • D. financeira.
  • E. do concorrente.

O grau de descentralização administrativa de uma organização será tão maior quanto

  • A. menor for o número de decisões tomadas nas escalas mais baixas da hierarquia administrativa.
  • B. mais importantes forem as decisões tomadas nas escalas mais baixas da hierarquia administrativa.
  • C. maior for o número de funções afetadas pelas decisões nas escalas mais altas.
  • D. maior for a supervisão da decisão.
  • E. menor for a desconcentração da autoridade das mãos de um só executivo no topo da organização.

Considerando que as organizações administradas por processo possuem características diferenciadas das organizações tradicionais, assinale a opção correta.

  • A. A administração por processo administra as funções permanentes tendo os departamentos da organização isolados uns dos outros e formando uma estrutura vertical da cadeia de comando.
  • B. Os integrantes da equipe de gestão de um processo devem ser recompensados por suas contribuições coletivas, e não apenas por seu desempenho individual.
  • C. Os processos categorizados como de apoio estão relacionados com a transformação de insumos em produtos que são destinados a clientes internos ou externos.
  • D. Os processos de compra, desenvolvimento de produtos e serviços e de produção constituem processos principais.
  • E. A existência da diversidade de mercado e de clientes não significa a existência de diferentes versões de processos, pois, para a organização, não é viável financeiramente criar novas versões, a fim de atender as peculiaridades de cada cliente.

Determinado departamento da administração pública federal desenvolveu uma pesquisa para munir de informações o programa de excelência do qual participa. O resultado da pesquisa constatou que o nível médio de satisfação do seu grupo estava inadequado, consolidado pelos índices de turnover, absenteísmo e reclamações trabalhistas.

Quanto às dimensões que afetam a satisfação das necessidades, é correto afirmar o contexto descrito na situação hipotética acima refere-se à dimensão de

  • A. qualidade, que é medida por meio das características da qualidade do produto ou dos serviços finais ou intermediários da organização.
  • B. custos, pois relaciona não só o custo final do produto ou serviço, mas também seus custos intermediários.
  • C. entrega, pois são medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços finais e intermediários de uma organização.
  • D. moral, pois envolve a avaliação das necessidades motivacionais de um grupo de pessoas inserido na organização.
  • E. segurança, pois avalia a segurança dos empregados e a segurança dos usuários do produto.

Um departamento de emissão de passagens de um determinado ministério revê periodicamente as suas metas. Durante o andamento das atividades desse departamento, seus gestores analisam suas estratégias atuais e determinam metas que irão perseguir, e, além disso, decidem acerca das ações específicas a serem utilizadas para alcançar essas metas.

De acordo com as informações do texto, na situação hipotética descrita, as atividades dos gestores estão enquadradas na fase de

  • A. planejamento.
  • B. execução.
  • C. verificação.
  • D. organização.
  • E. atuação corretiva.

Por meio da monitoração cuidadosa dos orçamentos financeiros de uma organização, os gestores detectaram problemas potenciais na área financeira quanto às suas metas e tomaram providências para reverter o problema.

De acordo com o método gerencial descrito no texto, o caso hipotético acima descrito exemplifica a fase básica de

  • A. planejamento.
  • B. execução.
  • C. coordenação.
  • D. organização.
  • E. atuação corretiva.

A gestão da qualidade total (GQT), como estratégia empresarial, possui uma série de características que a distingue e a destaca de outras estratégias. Acerca dos princípios básicos da GQT, assinale a opção incorreta.

  • A. O princípio de priorizar a qualidade significa que, entre os fatores de atendimento ao cliente, deve ser priorizada a qualidade dos produtos, ou seja, a capacidade de um produto atender às necessidades dos clientes.
  • B. O princípio da ampliação do conceito de qualidade refere-se à necessidade de gerar um produto de qualidade para atender às necessidades dos clientes e dar atenção à influência de todos os processos produtivos da organização na qualidade, além de satisfazer os demais stakeholders da organização.
  • C. O principio de mudança de mentalidade refere-se à adoção de novos hábitos e atitudes de todos os integrantes de uma organização, de modo a atender aos clientes e paralelamente aos desejos individuais dos integrantes da organização.
  • D. O princípio da educação e capacitação das pessoas refere-se à necessidade de treinamento dos colaboradores da organização, de modo contínuo e frequente, envolvendo todos os níveis da organização.
  • E. O princípio da melhoria contínua reforça a necessidade permanente de identificar e solucionar problemas com ênfase na criatividade.

O gerenciamento da qualidade total conta com instrumentos e programas que auxiliam a decisão, a ação e o controle das atividades de uma organização. O programa que se caracteriza pela mobilização dos colaboradores, por meio da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo a eliminação de desperdícios, a arrumação, a limpeza e a autodisciplina, é denominado

  • A. 6 sigmas.
  • B. benchmarking.
  • C. 5 S.
  • D. reengenharia.
  • E. reuniões-relâmpago.

Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a opção correta.

  • A. O SGQ baseia-se na estrutura hierárquica da organização, focando seus registros, principalmente nas ações individuais de cada integrante.
  • B. Os procedimentos descrevem como são executados os processos, orientando a ação das pessoas.
  • C. A estrutura e a organização do SGQ envolvem os elementos de documentação, a geração de produtos, a definição do rol de tarefas a serem desenvolvidas e a análise crítica.
  • D. Os procedimentos classificados como esquemáticos são elaborados com formato textual, descrevendo objetivos, atividades e seus responsáveis, métodos, referências, documentos usados e meios de controle empregados.
  • E. O manual de qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia de documentação do SGQ e detalha as atividades dos processos, apresentando orientações de como executar as atividades que os constituem.
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