Questões de Administração do ano 2009

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Uma das abordagens mais populares do marketing é aquela que o considera como um processo de decisões gerenciais – a administração de marketing. Para suporte à decisão empresarial de Marketing, são necessários dados e informações que podem ser obtidos por meio dos processos de pesquisa de Marketing e pelos Sistemas de Informações de Marketing e Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing]. Uma das diferenças entre os Sistemas de Informação de Marketing e os Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing] é que no segundo:

  • A.

    há uma clara focalização nas responsabilidades, estilos e necessidades de informação de cada decisor;

  • B.

    há melhorias significativas na qualidade das decisões em função do esclarecimento do significado dos dados brutos;

  • C.

    são utilizadas redes de comunicação para acesso priorizado aos bancos de dados;

  • D.

    há maior adaptabilidade às mudanças no ambiente por ser aplicável a problemas não estruturados;

  • E.

    é possível trabalhar volumes de dados significativamente maiores que no primeiro.

Dentre as diversas características da Comunicação Integrada de Marketing, podem ser citadas:

  • A.

    a utilização dos compostos de produto, preço, praça e promoção;

  • B.

    a consideração sobre as necessidades dos clientes, sobre o comportamento de compra e o estudo da concorrência e do consumo;

  • C.

    a utilização da propaganda, da promoção de vendas, do marketing direto e da venda pessoal;

  • D.

    o foco no cliente, no concorrente, na rentabilidade no longo prazo e no trabalho interfuncional;

  • E. a influência sobre o comportamento, a busca pela sinergia entre todos os elementos de comunicação e a contribuição na construção de relacionamentos.

Apesar de similares, os processos de Auditoria de Marketing e de Análise da Situação (ou do Ambiente) apresentam diferenças importantes. Dentre os diversos aspectos que permitem distinguir o primeiro (Auditoria) do segundo (Análise) pode-se citar:

  • A.

    a abrangência – mais restrita no primeiro que no segundo;

  • B.

    a frequência – menor no primeiro que no segundo;

  • C.

    o grau de personalização – maior no primeiro que no segundo;

  • D.

    a ocorrência – rotineira no primeiro e eventual no segundo;

  • E.

    a profundidade da análise – maior no primeiro que no segundo.

Uma moradora de bairro popular recém-criado em uma cidade do interior passou por variados sentimentos acerca do seu relacionamento com a empresa municipal de águas e saneamento. Seu bairro, até o mês de junho de 2009, não tinha água encanada nem sistema de esgoto, nem informações de quando a implantação ocorreria.

Com referência a essa situação hipotética, cada um dos itens subsequentes apresenta uma situação, também hipotética, relativa ao tema do atendimento ao cliente, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Interessada em adquirir um equipamento de controle de água digitalizado oferecido pela empresa, a moradora procurou mais informações, a partir das quais concluiu não possuir recursos suficientes e, portanto, nenhuma possibilidade de aquisição. Nessa situação, a moradora pode ser considerada como uma cliente efetiva para o referido produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do tema atendimento.

Se uma empresa sustenta suas ações de atendimento na crença de que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores, além das características inovadoras, então a orientação dessa empresa para o mercado é focada na melhoria das suas vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento trouxe grandes alterações no ambiente das organizações, tais como a globalização, o acirramento da competição, a necessidade de constantes inovações, o controle apurado sobre os custos, a melhoria na qualidade e a eficiência no atendimento de seus clientes. Acerca das alterações no ambiente das organizações provocadas pelo desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

As organizações devem adequar-se rapidamente às alterações necessárias para atender às novas necessidades de mercado, investindo mais recursos na ampliação dos serviços prestados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao marketing.

O papel das relações públicas no composto de marketing é proporcionar resultados de vendas mais imediatos, contemplando demonstrações nos pontos de venda, liquidações ou vendas especiais e distribuição de amostras grátis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Prahalad e Hamel consideram que para ser chave as competências deveriam responder aos critérios de oferecer reais benefícios para:

  • A.

    os consumidores, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados;

  • B.

    a estrutura social, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados;

  • C.

    as pessoas (estrutura social e consumidores), inovar e prover acesso a diferentes mercados;

  • D.

    as pessoas (estrutura social e consumidores), inovar e prover acesso ao mercado alvo das organizações;

  • E.

    os stakeholders (sem tradução, mas em tradução livre seriam as pessoas e organizações com algum interesse negocial na empresa), ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados.

          Determinado imigrante italiano decidiu abrir uma mercearia em uma cidade turística do litoral nordestino brasileiro. Sem recursos para pagar por uma pesquisa de mercado, decidiu inicialmente trabalhar com a coleta de lixo da cidade, limitandose ao registro do tipo e da quantidade de produtos industrializados consumidos em um bairro no qual pretendia instalar o seu empreendimento.

Considerando esse caso hipotético, assinale a opção correta.

  • A.

    O imigrante italiano está fazendo uma análise ambiental interna.

  • B.

    Tal pesquisa se justifica pois as preferências e os gostos dos clientes variam no espaço e no tempo, e tais variações geram incertezas para a gestão organizacional.

  • C.

    O imigrante, ao limitar sua coleta de dados a um bairro, está definindo um mercado potencial para sua organização, portanto, essa decisão tem característica de planejamento operacional.

  • D.

    Não haverá necessidade, após a realização dessa pesquisa, de demais coletas de dados, pois o planejamento estratégico organizacional depende exclusivamente do conhecimento acerca dos clientes, fonte de recursos financeiros de uma organização.

  • E.

    Essa ação em nada contribuirá para o conhecimento das necessidades dos seus clientes e(ou) usuários, pois se trata de pesquisa sem respaldo científico e metodológico.

Com relação à elaboração, análise e administração de projetos, julgue os itens de 70 a 80.

Para se verificar as ações a serem desenvolvidas em um projeto, deve-se observar o escopo do projeto, que nada mais é do que o próprio escopo do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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