Questões de Administração do ano 2010

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Quanto às três situações de capabilidade de processos (Cpk) apresentadas acima, conclui-se que a situação

I - X apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.

II - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.

III - Z apresenta Cpk maior que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.

IV - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.

Estão corretas as conclusões

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A natureza da prestação de serviços permite algumas generalizações em relação às operações manufatureiras. Considere as afirmações abaixo.

I - A principal característica das empresas de serviços são as interações com o cliente.

II - A qualidade do trabalho realizado não significa qualidade no serviço prestado. 

III - O nível de contato requerido com o cliente determina os tipos de habilidades dos empregados.

IV - Os serviços têm elementos tangíveis e intangíveis.

 Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

À medida que o nível de contato entre o prestador de serviço e o cliente aumenta, ocorrem mudanças na gestão de operações em serviços, por causa do grau de interação cliente/prestador. A ordenação correta entre características operacionais do baixo para o alto contato entre cliente e prestador é

  • A.

    gerenciamento de mix de clientes,gerenciamento de capacidade, atendimento via roteiro predefinido e controle de documentação.

  • B.

    controle de fluxo, atendimento via roteiro predefinido, controle de documentação e gerenciamento de mix de clientes.

  • C.

    controle de fluxo, atendimento via roteiro predefinido, gerenciamento de capacidade e gerenciamento de demanda.

  • D.

    controle de documentação, gerenciamento de demanda, controle de fluxo e gerenciamento de capacidade.

  • E.

    gerenciamento de capacidade, controle de documentação, atendimento via roteiro predefinido e controle de fluxo.

Atividades de autoinstrução consistem na(o)

  • A.

    troca de ideias e no alinhamento de esforços para estudar algo em comum entre alunos.

  • B.

    estabelecimento, pelo professor da comunicação com o aluno por meios virtuais.

  • C.

    modelo apresentado e desenvolvido para fornecer uma base de treinamento de novos instrutores.

  • D.

    estabelecimento dos objetivos, no planejamento e em outras estratégias pelo próprio aluno.

  • E.

    uso de ferramentas educativas que privilegiem ambientes virtuais.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de pesquisa às suas características.

A numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo, é

  • A.

    3 – 1 – 4 – 2

  • B.

    1 – 4 – 5 – 2

  • C.

    5 – 1 – 2 – 3

  • D.

    4 – 5 – 3 – 1

  • E.

    2 – 3 – 5 – 4

Em relação às fichas de cálculos de custos, julgue os itens que se seguem.

As fichas de cálculos de custos devem incluir os salários e encargos dos empregados diretos e indiretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Das fases que compõem a metodologia da gestão do conhecimento, a dimensão que visa estabelecer as características culturais, gerenciais e estruturais que direcionam o funcionamento da empresa refere­Se à fase:

  • A.

    Estratégia Organizacional.

  • B.

    Processos de Negócios.

  • C.

    Ambiente Organizacional.

  • D.

    Competência dos Colaboradores.

  • E.

    Indicadores de Avaliaçāo.

Analise as afirmativas a seguir:

I. a sociedade do conhecimento está voltada para a produção intelectual, com uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação. PORTANTO,

II. O conhecimento, agora, s0brepõe­se à pacidade de produção, o que por sua vez não significa uma quebra no proœsso de mecanização do indivíduo.

A partir dessas afirmativas, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

  • B.

    a primeira afimativa é verdadeira e a segunda é falsa.

  • C.

    as duas afirmativas são falsas

  • D.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • E.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

O desalio das organizações modemas reside na formulação de modelos e mecanismos de gestão, os quais possam colaborar com um universo, aparentemente, contraditório em si: atrelar a produtividade industrial a parâmetros mais saudáveis dos colaboradores envolvidos, em um ambiente de franca competitividade. Ou seja, como gerenciar a Qualidade de ńda em um ambiente altamente competitivo, não apenas em sua dimensão egdema, mas principalmente, na dimensão intema à organização. Baseado nesse contexto, pode―se afirmar quer

  • A.

    a percepção do individuo, para detînir Qualidade de Vida, considera sua posição na vida, no contexto da cultura e no sistema de valores nos quais ele vive.

  • B.

    observa―se, atualmente, uma corrente de pensamentos preocupada em valorizar parâmetros mais amplos que apenas o controle de sintomas e aumento da expectativa de vida.

  • C.

    Qualidade de Vida e um fenômeno que se inter- relaciona com as diversas dimensões do ser humano.

  • D.

    a promoção da saúde e, oonseqüente, Qualidade de Vida inclui diferentes dimensões da experiência humana e que pode ser expressa por diferentes Campos do conhecimento.

  • E.

    a Qualidade de Vida é resultado de um processo de intervenção social e biológico, não possuindo mecanismos a parametrizar possibilidades mais amplas e extensivas à totalidade de uma comunidade.

Analise as seguintes atîrmativas:

l. parte do pensamento desenvolvido para compreender os fatores de motivação, levam em consideração uma lógica linear de que, sempre, há uma forma melhor de motivar as pessoas.

ll. a motivação individual depende não só dos objetivos individuais, mas da percepção da utilidade relativa de desempenho pessoal como um meio para atingir aqueles objetivos.

lll. o nível de motivação de uma pessoa é contingencial sob duas forças: diferenças individuais e maneiras de operacionalizá—las.

IV.o dinheiro ou recompensas pecuniárias são capazes de motivar não apenas o desempenho como também outros tipos de comportamento, como dedicação à organização.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) atîrmatlva(s) falsa(s):

  • A.

    I.

  • B.

    I e ll.

  • C.

    III.

  • D.

    lII e IV.

  • E.

    IV.

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