Questões de Administração do ano 2010

Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O líder que determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, à medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo é uma liderança

  • A. autocrática.
  • B. democrática.
  • C. liberal.
  • D. participativa.
  • E. consultiva.

Acerca do gerenciamento da qualidade total, assinale a alternativa que descreve corretamente a técnica conhecida por brainstorming.

  • A. É uma técnica utilizada para gerar ideias criativas que possam resolver problemas da organização em que os participantes são estimulados a produzir, sem nenhuma crítica ou censura, o maior número de ideias acerca de determinado assunto.
  • B. Apresenta-se como um gráfico utilizado para identificar todas as possibilidades de causas que estão provocando problemas na organização.
  • C. É uma representação gráfica feita por meio de um diagrama de barras verticais para dirigir a atenção aos problemas mais importantes e prioritários.
  • D. É um meio de comparação que permite analisar grupos de dados ou problemas e verificar onde estão os mais importantes e prioritários.
  • E. É uma técnica que ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra que consiga fazê-la melhor e de modo mais barato.

Acerca do gerenciamento da qualidade total, assinale a alternativa que apresenta a técnica que se pauta em um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com propósito de aprimoramento organizacional.

  • A. benchmarking
  • B. reengenharia
  • C. Balanced Scorecard
  • D. Ciclo PDCA
  • E. downsizing

Acerca dos Sistemas de Processamento de Transações (SPT), assinale a alternativa incorreta.

  • A. Essa categoria de sistemas é utilizada na maioria das organizações e monitora, coleta, armazena, processa e distribui os dados das diversas transações realizadas dentro da empresa.
  • B. Esses sistemas dão suporte a diversas operações do tipo chão-de-fábrica.
  • C. Esses sistemas normalmente processam um grande volume de dados para funções rotineiras e, dessa forma, são elaborados para suportar o alto grau de repetição do processo.
  • D. Esses sistemas têm como essência o tratamento de situações em que os problemas são semiestruturados ou não-estruturados.
  • E. O principal objetivo desses sistemas é o fornecimento de todas as informações legais ou organizacionais referentes à empresa, para manter eficientemente os seus negócios.

Acerca do Customer Relationship Management (CRM), é correto afirmar que

  • A. são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
  • B. é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa.
  • C. podem ser definidos como o movimento eletrônico de documentos-padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas.
  • D. são pequenos bancos de dados que armazenam informações agrupadas, usadas no departamento de pessoal da empresa para auxiliar na tomada de decisão.
  • E. são sistemas que oferecem suporte às atividades da área de marketing, ampliando o relacionamento com clientes e parceiros da organização.

Acerca dos grupos existentes dentro de uma organização, assinale a alternativa que apresenta os grupos formais, criados pela organização, usados normalmente para resolver conflitos internos, recomendar decisões para a administração superior e gerar ideias e soluções inovadoras para os problemas enfrentados.

  • A. grupos funcionais
  • B. grupos de tarefas
  • C. grupos de interesse
  • D. grupos de colegas de trabalho
  • E. comitês

Acerca dos conceitos de sistemas de informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Business Intelligence é um conceito que integra o comércio eletrônico aos demais sistemas da organização (incluindo os ERPs, CRMs e SCMs), inserindo-os na plataforma Internet.
  • B. O e-Business representa as ações estratégicas, apoiadas na tecnologia de informação, a fim de identificar novas oportunidades de aperfeiçoamento e ampliação dos negócios.
  • C. Data Mart é um banco de dados não-operacional que integra bancos de dados operacionais, agrupados segundo um tema de negócio.
  • D. Data Minning é uma coleção de Data Marts, tendo a característica de ser não-volátil, abrigar meta-dados e aceitar redundância de dados.
  • E. Data Warehouse corresponde às ações de garimpagem de dados e informações.

Acerca do Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se de uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento e o controle das ações de TI nas organizações, com vistas a garantir o alinhamento entre TI e negócios.
  • B. É uma biblioteca criada pelo governo britânico nos anos 80 do século XX, composta por um conjunto de recomendações e melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI, buscando proporcionar uma abordagem efetiva e eficiente no uso de sistemas de informação.
  • C. Tem o objetivo de estabelecer conceitos relacionados aos níveis de maturidade das empresas de desenvolvimento de software com respeito ao grau de evolução em que estas se encontram nos seus processos de desenvolvimento.
  • D. Correspondem ao conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que uma equipe utiliza para desenvolver e manter software e seus produtos associados (planos de projeto, documentos de projeto, código, casos de teste e manuais de usuário).
  • E. É um modelo que estabelece as providências que as empresas podem tomar para aumentarem, gradativamente, o seu grau de maturidade, melhorando, por consequência, sua produtividade e a qualidade do produto de software.É um modelo que estabelece as providências que as empresas podem tomar para aumentarem, gradativamente, o seu grau de maturidade, melhorando, por consequência, sua produtividade e a qualidade do produto de software.

Na reunião de cúpula de uma empresa de telecomunicações, um diretor argumenta a respeito da relevância da estrutura matricial para a resolução de problemas complexos. Dentre as vantagens dessa estrutura organizacional, ele ressalta que

  • A.

    maximiza o uso eficiente dos administradores funcionais.

  • B.

    permite economias de escala nos departamentos funcionais.

  • C.

    permite o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos aprofundados.

  • D.

    permite que a organização realize suas metas funcionais.

  • E.

    diferencia e delega as decisões operacionais do dia a dia.

Júlio possui uma empresa revendedora de telefone celular que tem elevado contato com seus clientes. Ao estruturar sua organização em conformidade com as características típicas da burocracia ideal, foi alertado por Roberto, gerente de atendimento, sobre as disfunções que podem comprometer a eficiência dessa organização, dentre as quais se destaca o(a)

  • A.

    caráter formal das comunicações.

  • B.

    uniformidade de rotinas e procedimentos.

  • C.

    hierarquização da autoridade.

  • D.

    seleção de profissionais baseada em mérito e competência técnica.

  • E.

    propensão dos funcionários a se defenderem de pressões externas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...