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Sobre gestão de resultados na produção de serviços pú blicos, é correto afirmar:
Pelo requisito da regularidade, os serviços devem ser prestados segundo padrões de qualidade e quantidade impostas pela Administração Pública, tendo em vista o número e as exigências do usuário.
O serviço público pode sofrer solução de continuidade, exceptuando-se os casos que é interrompido em face de uma situação de emergência ou por motivo de ordem técnica.
O administrador público não é responsável pelo resultado prático da prestação dos serviços aos cidadãos, mas pela oneração aos usuários por falta de método ou racionalização no seu desempenho.
Pelo requisito da modicidade, os serviços públicos prestados não precisam ser remunerados pelos cidadãos por benefícios recebidos.
Os serviços prestados utiliza equipamentos e instalações de acordo com a tecnologia ofertada pelos cidadãos, visando, sempre, a melhoria e a expansão dos serviços públicos.
A comunicação eficaz é considerada um objetivo a ser alcançado por todos aqueles que trabalham em Recursos Humanos.
A comunicação eficaz em uma organização
evita a comunicação informal, pois ela representa um ruído.
concentra a comunicação em um único canal, de modo a garantir que ela possa ser controlada.
busca a formalidade, uma vez que não corre o risco de se perder a autoridade.
pode integrar pessoas e equipes, quando se utiliza de estratégias participativas.
forma uma rede de rumores que pode ser controlada pela direção da organização.
Um profissional de RH é designado para desenhar um plano de carreira para os engenheiros de sua empresa e sugere uma carreira em Y que substitua a carreira por linha hierárquica. Essa proposta é apresentada porque este tipo de carreira
provoca mudança na estrutura da empresa, gerando grandes problemas na alocação das pessoas que ocupam cargos gerenciais.
permite um plano de desenvolvimento do colaborador fora de sua área de atualização, isto é, o colaborador inicia o trabalho em certa área e nela vai se especializando, até chegar ao topo da área.
permite um menor número de pessoas no topo da organização, sem que, necessariamente, seja aumentada a estrutura organizacional.
valoriza o trabalho do generalista e satisfaz as necessidades organizacionais de expansão da amplitude administrativa.
tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do empregado pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
O renomado especialista em estratégias corporativas C.K. Prahalad desenvolveu o conceito de habilidade cumulativa básica na organização, chamado de "competência essencial", que é obtido por meio de três fatores: treinamento constante de pessoas, realocação orientada mais pelo desempenho e pela criação de oportunidades e formação de grupos, rompendo não só as barreiras funcionais mas também aquelas entre os níveis organizacionais. O responsável pela função de RH da Empresa Alpha argumentou que o planejamento de carreira é um instrumento que pode ajudar a empresa a desenvolver essas competências essenciais porque o planejamento de carreira
atende às necessidades internas do preenchimento de vagas, por meio do recrutamento interno, e desenvolve a rotatividade de empregados, gerando maior lealdade à organização.
diminui as possibilidades de entesouramento de subordinados chaves, encorajando os empregados a explorarem suas capacidades potenciais e assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e ascensão profissional.
proporciona maior integração do colaborador na empresa, mediante a perspectiva do crescimento profissional, desmotivando os empregados ao crescimento e desenvolvimento, e satisfaz necessidades de estima, reconhecimento e realização.
ajuda a desenvolver as ofertas externas de talento e, por conseguinte, diminui a rotatividade de empregados, criando condições para que os colaboradores atinjam seus objetivos profissionais.
ajuda a antecipar aposentadorias, favorecendo os indivíduos que têm a expectativa de vida aumentada.
Administração - Gerenciamento de Recursos Humanos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
João, que é analista judiciário de determinado tribunal eleitoral, assumiu a função de chefe do setor de pessoal desse órgão, e uma das primeiras medidas por ele tomadas foi a de se reunir com os gerentes de todos os níveis, com objetivo de abordar as medidas que deveriam ser tomadas com relação ao pessoal para a preparação das eleições de 2010, em que será adotada a checagem biométrica do eleitor.
A partir da situação hipotética acima, assinale a opção correta quanto a noções de administração de recursos humanos (RH).
João deve convencer a todos os gerentes de que os colaboradores do tribunal admitidos por concurso público possuem as mesmas competências.
João deve alegar aos gerentes que, caso adotem uma postura de descentralização da administração de RH, poderão ter como consequência a necessidade de terceirização de atividades burocráticas.
A essência da atividade de gestão de RH é uma responsabilidade exclusiva de João.
O sucesso da implantação de novo software independe de políticas e de ações de RH, devendo-se ater aos aspectos de tecnologia da informação (TI), tornando desnecessária a presença do gerente de TI na referida reunião.
João obterá o equilíbrio organizacional no que tange à administração de RH caso consiga que os objetivos individuais dos colaboradores sejam alcançados, mesmo que em detrimento dos objetivos organizacionais.
Pretende-se desenhar um novo plano de carreira para uma empresa, como uma alternativa à visão tradicional, em que as oportunidades profissionais são definidas por meio de cargos e salários engessados e muitas vezes excessivamente detalhados, e o crescimento dos indivíduos se dá mais pelo tempo de serviço do que pelo seu potencial ou pelo seu nível de contribuição. Esse plano que visa a desenvolver uma carreira moderna deve ter
cargos definidos de modo específico, incorporando uma gama restrita de competências essenciais que preservam o conhecimento organizacional por meio de uma mescla de práticas de recrutamentos interno e externo para as oportunidades oferecidas.
integração com os demais programas de Recursos Humanos: avaliação, treinamento e recrutamento interno, possibilitando o desenvolvimento do profissional e, consequentemente, sua melhor integração na empresa.
visão do cargo e não da pessoa para que se mantenham as oportunidades de crescimento horizontal, ou seja, as oportunidades oferecidas para que os indivíduos possam expandir as suas experiências, suas competências e, consequentemente, sua empregabilidade no mercado de trabalho.
confidencialidade do próprio plano, das faixas salariais, das descrições de cargos e das trajetórias de carreira para facilitar as possibilidades de ascensão profissional, as oportunidades e os critérios para o crescimento na organização.
concepção de crescimento em termos de status na organização e em termos de remuneração, singularmente para aqueles que possuem o perfil para assumir posições gerenciais.
Entre as múltiplas aplicações tradicionais do sistema de informação de RH está a disciplina, condição por que as pessoas se conduzem de acordo com as regras e procedimentos de um comportamento aceitável pela organização. No que diz respeito ao processo disciplinar, qual das ações a seguir é INCORRETA?
A ação disciplinar deve ser imediata, consistente, pessoal e informativa.
A ação disciplinar deve ser progressiva.
A ação corretiva deve ser preferida à ação punitiva.
A punição deve ser a ação final e última de qualquer ação disciplinar.
Toda ação disciplinar deve variar de acordo com a situação.
Administração - Gerenciamento de Recursos Humanos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de metodologias de planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Manutenção e trabalho operacional são cruciais para o projeto, porém devem ser tratados à parte do projeto.
Administração - Gerenciamento de Recursos Humanos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de projetos.
Caso um gerente de projeto constate que há um membro da equipe que continuamente está prejudicando o trabalho, a solução correta a ser tomada será a de retirar esse membro da equipe de trabalho.
Administração - Gerenciamento de Recursos Humanos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de projetos.
Ao descobrir um erro no plano de implementação do projeto, que vai provocar um impacto na data da próxima entrega do projeto, a primeira atitude do gerente deverá ser solicitar uma mudança na data e encaminhar para aprovação do patrocinador.
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