Questões de Administração do ano 2010

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Em relação aos referenciais de qualidade em Ensino a Distância para organizações, alguns aspectos precisam ser considerados. Marque abaixo o único aspecto cuja descrição está incorreta.

  • A.

    Legislação – conhecer e aplicar as normas específicas para a área no país.

  • B.

    Projeto político-pedagógico institucional – incorporar ao projeto todos os elementos que possam potencializar o aproveitamento dos alunos em consonância com a sua formação e necessidades, bem como prever as funções dos demais agentes do processo e os recursos necessários à sua concretização.

  • C.

    Levantamento das necessidades de treinamento – assegurar-se de que o projeto esteja em sintonia com as premissas pedagógicas para a educação e para o Ensino a Distância.

  • D.

    Projeto pedagógico do curso – elaborar um projeto pedagógico consistente que inclua claramente a modalidade a distância como opção estratégica.

  • E.

    Avaliação e indicadores – conhecer os indicadores existentes na literatura e os construídos por organizações e desenvolver novos, de acordo com as necessidades de sua instituição.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à educação permanente em saúde.

Um de seus maiores problemas é que todas as dificuldades relacionadas aos processos de trabalho são transformadas em problemas educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à educação permanente em saúde.

Diferentes estratégias educacionais precisam ser implementadas simultaneamente; essa implementação é tarefa que compete exclusivamente às secretarias estaduais e(ou) municipais de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 97 a 106.

A eficácia do modelo de gestão por resultados depende da definição de metas factíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas organizações, a otimização do uso de seus recursos na produção de resultados refere-se a

  • A.

    eficiência.

  • B.

    efetividade.

  • C.

    qualidade total.

  • D.

    eficácia.

  • E.

    excelência

Fazer bem coisas que não precisariam ser feitas, significa que o profissional

  • A.

    foi tanto eficiente como eficaz.

  • B.

    foi eficaz, mas não eficiente.

  • C.

    foi eficiente, mas não eficaz.

  • D.

    não foi eficiente e nem eficaz.

  • E.

    foi apenas parcialmente eficiente, mas totalmente ineficaz.

Considerando que, no âmbito da gestão de pessoas, se busca estudar as relações humanas no ambiente socioeconômico organizacional, julgue os itens seguintes.

A utilização cada vez maior do empowerment torna a figura do chefe uma peça de estafe organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Antes da globalização, os empregados tinham posturas proativas e investiam no seu próprio desenvolvimento; hoje, diante das novas exigências do mercado e dos cenários trabalhistas criados por esse fenômeno, os empregados têm assumido uma posição de espera, aguardando que a empresa invista no seu desenvolvimento para enfrentar a concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a única informação sobre ergonomia que está incorreta.

  • A.

    Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

  • B.

    Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

  • C.

    Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade.

  • D.

    Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a tornálos compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

  • E.

    A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano.

A respeito da estrutura analítica de projeto (EAP), julgue os itens que se seguem.

O desafio principal da EAP é definir o relacionamento lógico entre todos os elementos do projeto sem reduzir a capacidade de execução do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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