Questões de Administração do ano 2011

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Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A premissa do sistema just in time — iniciar a produção a partir do pedido do cliente — implica preocupação com o desenvolvimento de pessoas, uma vez que o foco maior desse sistema está na inversão dos processos internos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as estratégias emergentes de gestão empresarial destaca-se uma que pode ser concebida como um modelo ou um método. Essa estratégia visa à adoção de uma inovação, através de uma mudança radical, objetivando resultados visíveis. Trata-se de um repensar fundamental dos processos empresariais, representando, nesse sentido, um desprendimento total do atual estado de coisas, uma ferramenta de transformação. Para alguns autores, essa estratégia significa abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes. A estratégia emergente de gestão, acima mencionada, refere-se, especificamente, à(ao)

  • A.

    reengenharia.

  • B.

    teoria dos sistemas.

  • C.

    burocracia.

  • D.

    estruturalismo.

  • E.

    behaviorismo.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria. As causas de um problema podem ser agrupadas, a partir do conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em materiais, em mão de obra, em máquinas, em meio ambiente, em

  • A.

    treinamento e em tecnologias

  • B.

    métodos e em medidas

  • C.

    métodos e em tecnologias

  • D.

    estratégias e em tecnologias

  • E.

    estratégias e em medidas

O PDCA é um método que se baseia no controle de processos. As etapas do método PDCA são, sucessivamente,

  • A.

    prevenir, executar, verificar e agir

  • B.

    prevenir, dirigir, controlar e administrar

  • C.

    planejar, dirigir, controlar e administrar

  • D.

    planejar, executar, controlar e administrar

  • E.

    planejar, executar, verificar e agir

A representação gráfica que se segue, demonstra o processo de gestão policial da segurança pública, dentro do sistema integrado de gestão da PMMG.

Analisando a figura acima, com base na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A figura sintetiza e propõe uma visão sistêmica de funcionamento da PMMG, no sentido de demonstrar que a efetividade institucional do órgão policial é aferida pela especificidade e setorização de suas atividades.

  • B.

    O modelo de gestão corresponde à abordagem geral de atuação da PMMG e é constituído pelos diversos instrumentos administrativos (eixos articuladores) e pelo estilo de administração dos nossos gestores.

  • C.

    Os eixos estruturadores, apesar de interligados, são independentes entre si, tendo por objetivo maior agregar valor aos resultados da Organização como um todo.

  • D.

    De forma integrada, o processo reproduz a lógica de produção extrínseca com foco nas atividades desenvolvidas pelo público interno e orientada para a busca por cidades seguras e cidadãos satisfeitos.

Uma consultoria propôs a uma empresa de energia a construção de indicadores de desempenho utilizando a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), incluindo, dentre eles, um indicador relacionado à geração de valor nas práticas de atendimento ao público consumidor.

A qual perspectiva do BSC pertence o referido indicador?

  • A.

    Financeira

  • B.

    Cliente

  • C.

    Processos Internos

  • D.

    Aprendizagem

  • E.

    Crescimento

O Balanced Scorecard é uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando medidas organizacionais dentro de cada perspectiva do BSC. A seguir, assinale a sequência correta:

  • A. 1 – d; 2 – a; 3 – b; 4 – c
  • B. 2 – a; 3 – c; 4 – b; 5 – d
  • C. 1 – c; 2 – d; 4 – b; 5 – a
  • D. 1 – b; 3 – c; 4 – a; 5 – d
  • E. 1 – c; 2 – d; 4 – a; 5 – b

O alinhamento estratégico obtido pelo Balanced Scorecard determina o valor dos ativos intangíveis. Esses ativos podem ser classificados em três categorias. Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo:

As habilidades, talento e conhecimento dos colaboradores constituem o ________________. O ______________ é composto pelos bancos de dados, sistemas de informação, redes e infra-estrutura tecnológica. A cultura, liderança, alinhamento da equipe e gestão do conhecimento são componentes do _____________________.

  • A. Capital humano – Capital da informação – Capital organizacional
  • B. Capital de relacionamento – Capital físico – Capital invisível
  • C. Capital humano - Capital tecnológico – Capital de crescimento
  • D. Capital de crescimento – Capital de informação – Capital relacional
  • E. Capital técnico – Capital tecnológico – Capital organizacional

O movimento Behaviorista da Administração propõe a descentralização e o redesenho de atividades e tarefas de modo a permitir o aprendizado e o desenvolvimento dos indivíduos. Essa proposta foi denominada de:

  • A. polivalência
  • B. reengenharia
  • C. multifuncionalidade
  • D. rotatividade de tarefas
  • E. enriquecimento de tarefas

Clima organizacional pode ser conceituado como a forma visível de manifestação de cultura. A propósito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A cultura diz respeito ao caráter mais profundo da organização, envolvendo suas origens, o processo de definição de seus valores básicos e a modelagem de seus padrões culturais.

  • B.

    ima organizacional refere-se à percepção que as pessoas não-pertencentes à organização têm desta.

  • C.

    Os artefatos constituem-se nos componentes mais profundos da cultura organizacional, caracterizados pela ideologia e pelos julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, tanto em relação aos elementos internos quanto aos externos.

  • D.

    A linguagem é um dos símbolos mais importantes da cultura organizacional. As pessoas que falam a mesma língua partilham a mesma cultura.

  • E.

    Entre os símbolos da cultura organizacional, os mitos relacionam-se à perpetuação da cultura dominante. Uma de suas características é combinarem elementos da realidade e da ficção.

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