Questões de Administração do ano 2011

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As competências essenciais, o conhecimento corporativo, a cultura organizacional e as relações com os clientes e sua fidelização constituem um elenco de aspectos relacionados aos recursos:

  • A.

    identificáveis da empresa;

  • B.

    fundamentais para a obtenção de receitas;

  • C.

    intangíveis da organização;

  • D.

    que permitem retornos de escala;

  • E.

    passíveis de registro de patente.

A Cultura Organizacional, segundo Schein, busca basicamente:

  • A.

    adaptar-se ao meio ambiente e manter sua coerência interna.

  • B.

    modificar conceitos, valores e práticas gerenciais.

  • C.

    impor ao meio ambiente o que pretende, por que pretende e onde quer chegar.

  • D.

    ser estável, consistente e adequada às demandas sociais e dos clientes.

  • E.

    consolidar princípios e aprendizado heurístico.

A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e pressupostos que definem os modos pelos quais uma empresa conduz seus negócios. Esse núcleo de crenças e pressupostos se manifesta nas estruturas, sistemas, símbolos, mitos e padrões de recompensas dentro da organização.

Relacione os tipos de cultura existentes nas organizações às suas características.

As associações corretas são:

  • A.

    I – P , II – Q , III – R

  • B.

    I – P , II – S , III – R

  • C.

    I – Q , II – P , III – S

  • D.

    I – R , II – Q , III – S

  • E.

    I – S , II – Q , III – P

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

O grau de comprometimento organizacional e a rotatividade de funcionários são aspectos dependentes, ou seja, quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.

O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.

Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.

São níveis da cultura organizacional: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.

I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança.

II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização.

III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados.

IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas.

V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    I e V.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II, III e V.

  • E.

    III e IV.

Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela

  • A.

    é o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.

  • B.

    expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.

  • C.

    resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.

  • D.

    expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.

  • E.

    refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.

Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:

I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.

II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.

III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.

IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.

V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    III, IV e V.

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