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Administração - O comportamento organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
As competências essenciais, o conhecimento corporativo, a cultura organizacional e as relações com os clientes e sua fidelização constituem um elenco de aspectos relacionados aos recursos:
identificáveis da empresa;
fundamentais para a obtenção de receitas;
intangíveis da organização;
que permitem retornos de escala;
passíveis de registro de patente.
Administração - O comportamento organizacional - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A Cultura Organizacional, segundo Schein, busca basicamente:
adaptar-se ao meio ambiente e manter sua coerência interna.
modificar conceitos, valores e práticas gerenciais.
impor ao meio ambiente o que pretende, por que pretende e onde quer chegar.
ser estável, consistente e adequada às demandas sociais e dos clientes.
consolidar princípios e aprendizado heurístico.
A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e pressupostos que definem os modos pelos quais uma empresa conduz seus negócios. Esse núcleo de crenças e pressupostos se manifesta nas estruturas, sistemas, símbolos, mitos e padrões de recompensas dentro da organização.
Relacione os tipos de cultura existentes nas organizações às suas características.
As associações corretas são:
I P , II Q , III R
I P , II S , III R
I Q , II P , III S
I R , II Q , III S
I S , II Q , III P
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O grau de comprometimento organizacional e a rotatividade de funcionários são aspectos dependentes, ou seja, quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair da organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
São níveis da cultura organizacional: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.
I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança.
II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização.
III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados.
IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas.
V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança.
Estão corretas SOMENTE
I e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I, II, III e V.
III e IV.
Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela
é o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.
expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.
resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.
expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.
refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:
I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.
II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.
III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.
IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.
V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I e IV.
II e III.
I, II, III e V.
I, II e IV.
III, IV e V.
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