Questões de Administração do ano 2011

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Considere a seguinte situação:

Uma determinada organização estava passando por uma grande mudança na forma de desenvolver suas atividades. A maior preocupação dos gestores era que o clima de bem estar, ajuda mútua e prazer que existia no ambiente não se extinguisse por conta das mudanças.

Marque a alternativa que melhor define o tipo de cultura existente ma organização descrita:

  • A.

    Cultura de baixo contexto

  • B.

    Cultura individualista

  • C.

    Cultura agressiva

  • D.

    Cultura orientada para resultados

  • E.

    Cultura cooperativista

Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.

Os valores culturais de uma organização descrevem o que é considerado importante para os seus membros e podem ser estudados mediante entrevistas, observação e questionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que um analista de gestão de pessoas, ao realizar uma pesquisa em sua organização, tenha identificado a forma como os problemas são tratados e o modo como as decisões são tomadas e estabelecidas em procedimentos que os empregados realizam em conjunto, é correto afirmar que a pesquisa realizada foi sobre clima organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das funções da cultura organizacional é apreender as percepções de natureza cognitiva sobre diferentes aspectos particulares do trabalho como relações interpessoais, carga de trabalho e políticas de gestão.

  • B.

    O sistema de valores compartilhado por indivíduos de uma organização captura a essência da cultura organizacional.

  • C.

    A socialização determina como a cultura e o clima organizacional são formados ao longo do tempo, caracterizando a forma como as pessoas passam a perceber o contexto das organizações.

  • D.

    O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento é exemplo de cultura organizacional com orientação a resultados.

  • E.

    Cultura organizacional é um termo descritivo sobre como as coisas são feitas em determinada empresa, enquanto clima organizacional é um termo explicativo sobre o que faz as coisas serem como são em determinada empresa.

No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Emoções e afetos das pessoas nas organizações são aspectos importantes que as pesquisas de clima organizacional devem revelar para que se possa gerenciar a qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Os valores individuais e organizacionais representam dois produtos tangíveis que estão dentro e fora das mentes dos indivíduos, caracterizando os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediação administrativa, visto que a mediação é parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resolução de conflitos internos e na integração dos contratos com clientes e fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a O&M, exceto:

  • A.

    O objetivo da O&M é a renovação organizacional, por meio da manipulação da empresa como um sistema social, aberto, em permanente sintonia com as demandas de seu ambiente, externo e/ou interno.

  • B.

    Manter um feedback eventual interno e externamente;

  • C.

    A área de O&M deve ter como funções básicas: assessoramento geral, planejamento, normatização, coordenação, controle e avaliação de desempenho do sistema.

  • D.

    A Função de O&M é ter uma visão holística.

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