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Administração - O comportamento organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Considere a seguinte situação:
Uma determinada organização estava passando por uma grande mudança na forma de desenvolver suas atividades. A maior preocupação dos gestores era que o clima de bem estar, ajuda mútua e prazer que existia no ambiente não se extinguisse por conta das mudanças.
Marque a alternativa que melhor define o tipo de cultura existente ma organização descrita:
Cultura de baixo contexto
Cultura individualista
Cultura agressiva
Cultura orientada para resultados
Cultura cooperativista
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Os valores culturais de uma organização descrevem o que é considerado importante para os seus membros e podem ser estudados mediante entrevistas, observação e questionários.
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Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Considerando-se que um analista de gestão de pessoas, ao realizar uma pesquisa em sua organização, tenha identificado a forma como os problemas são tratados e o modo como as decisões são tomadas e estabelecidas em procedimentos que os empregados realizam em conjunto, é correto afirmar que a pesquisa realizada foi sobre clima organizacional.
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Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.
Uma das funções da cultura organizacional é apreender as percepções de natureza cognitiva sobre diferentes aspectos particulares do trabalho como relações interpessoais, carga de trabalho e políticas de gestão.
O sistema de valores compartilhado por indivíduos de uma organização captura a essência da cultura organizacional.
A socialização determina como a cultura e o clima organizacional são formados ao longo do tempo, caracterizando a forma como as pessoas passam a perceber o contexto das organizações.
O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento é exemplo de cultura organizacional com orientação a resultados.
Cultura organizacional é um termo descritivo sobre como as coisas são feitas em determinada empresa, enquanto clima organizacional é um termo explicativo sobre o que faz as coisas serem como são em determinada empresa.
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No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Emoções e afetos das pessoas nas organizações são aspectos importantes que as pesquisas de clima organizacional devem revelar para que se possa gerenciar a qualidade de vida no trabalho.
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No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os valores individuais e organizacionais representam dois produtos tangíveis que estão dentro e fora das mentes dos indivíduos, caracterizando os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional.
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Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional.
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Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.
A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.
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Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à cultura organizacional, julgue os seguintes itens.
Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediação administrativa, visto que a mediação é parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resolução de conflitos internos e na integração dos contratos com clientes e fornecedores.
Em relação a O&M, exceto:
O objetivo da O&M é a renovação organizacional, por meio da manipulação da empresa como um sistema social, aberto, em permanente sintonia com as demandas de seu ambiente, externo e/ou interno.
Manter um feedback eventual interno e externamente;
A área de O&M deve ter como funções básicas: assessoramento geral, planejamento, normatização, coordenação, controle e avaliação de desempenho do sistema.
A Função de O&M é ter uma visão holística.
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