Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:

  • A.

    análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.

  • B.

    análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.

  • C.

    determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.

  • D.

    formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.

  • E.

    determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.

Uma característica essencial do planejamento estratégico é

  • A.

    focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.

  • B.

    potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.

  • C.

    ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.

  • D.

    evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.

  • E.

    centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.

Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:

  • A.

    análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.

  • B.

    análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.

  • C.

    determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.

  • D.

    formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.

  • E.

    determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.

O planejamento da alta administração é o

  • A.

    intermediário.

  • B.

    analítico.

  • C.

    estratégico.

  • D.

    operacional.

  • E.

    holístico.

O planejamento é um processo dinâmico e interativo, que pode ser dividido em várias fases. Assim,

  • A.

    o processo de planejamento inicia-se pela elaboração do plano.

  • B.

    o diagnóstico é a última fase do planejamento.

  • C.

    as formas de acompanhamento e controle estão relacionadas à elaboração do diagnóstico.

  • D.

    a definição de metas e prioridades é posterior à elaboração do plano, precedendo o diagnóstico.

  • E.

    a elaboração do plano é precedida pela análise dos dados e informações obtidos.

Uma forma de generalizar o comportamento de clientes e concorrentes é associá-lo com o ciclo de vida dos produtos ou serviços que a operação está produzindo. Do momento em que é introduzido por uma empresa ao ponto em que os clientes não estão mais interessados em comprá-lo, um produto ou serviço passa através de diversas etapas distintas. Em cada etapa, a empresa experimentará desafios tanto na venda como na produção/ serviço, mas geralmente é mostrado como a variação do volume de vendas ao longo de um determinado número de estágios. Este ciclo de vida será descrito em um número de estágios correspondentes a:

  • A.

    3

  • B.

    4

  • C.

    5

  • D.

    6

  • E.

    2

A demanda também pode ser incerta, mas não em todas as operações, pois em algumas a demanda é razoavelmente previsível. Existe um tipo de demanda que é relativamente previsível devido à sua subordinação a alguns fatores conhecidos. Esta demanda é a:

  • A.

    livre;

  • B.

    independente;

  • C.

    dependente;

  • D.

    organizada;

  • E.

    programada.

Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

A administração de uma organização requer tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho conforme os objetivos previamente determinados, obtenção e locação de recursos, entre outras ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve

  • A.

    integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.

  • B.

    definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.

  • C.

    enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.

  • D.

    desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.

  • E.

    limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.

A definição da visão da organização no planejamento estratégico

  • A.

    só vale para o curto prazo da organização.

  • B.

    configura uma etapa desvinculada da definição da missão da organização.

  • C.

    implica necessariamente uma crítica da situação atual da organização.

  • D.

    representa aquilo que a organização quer ser num futuro previsível.

  • E.

    é um instrumento da reengenharia organizacional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...