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Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:
análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.
análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.
determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.
formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.
determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.
Uma característica essencial do planejamento estratégico é
focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.
potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.
ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.
evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.
centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.
Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:
análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.
análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.
determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.
formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.
determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.
O planejamento da alta administração é o
intermediário.
analítico.
estratégico.
operacional.
holístico.
O planejamento é um processo dinâmico e interativo, que pode ser dividido em várias fases. Assim,
o processo de planejamento inicia-se pela elaboração do plano.
o diagnóstico é a última fase do planejamento.
as formas de acompanhamento e controle estão relacionadas à elaboração do diagnóstico.
a definição de metas e prioridades é posterior à elaboração do plano, precedendo o diagnóstico.
a elaboração do plano é precedida pela análise dos dados e informações obtidos.
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Uma forma de generalizar o comportamento de clientes e concorrentes é associá-lo com o ciclo de vida dos produtos ou serviços que a operação está produzindo. Do momento em que é introduzido por uma empresa ao ponto em que os clientes não estão mais interessados em comprá-lo, um produto ou serviço passa através de diversas etapas distintas. Em cada etapa, a empresa experimentará desafios tanto na venda como na produção/ serviço, mas geralmente é mostrado como a variação do volume de vendas ao longo de um determinado número de estágios. Este ciclo de vida será descrito em um número de estágios correspondentes a:
3
4
5
6
2
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A demanda também pode ser incerta, mas não em todas as operações, pois em algumas a demanda é razoavelmente previsível. Existe um tipo de demanda que é relativamente previsível devido à sua subordinação a alguns fatores conhecidos. Esta demanda é a:
livre;
independente;
dependente;
organizada;
programada.
Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.
A administração de uma organização requer tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho conforme os objetivos previamente determinados, obtenção e locação de recursos, entre outras ações.
O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve
integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.
definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.
enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.
desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.
limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.
A definição da visão da organização no planejamento estratégico
só vale para o curto prazo da organização.
configura uma etapa desvinculada da definição da missão da organização.
implica necessariamente uma crítica da situação atual da organização.
representa aquilo que a organização quer ser num futuro previsível.
é um instrumento da reengenharia organizacional.
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