Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em organizações complexas, na implantação de mudanças nos objetivos estratégicos em cenários de incerteza, a função de direção deve enfatizar
a emissão de ordens claras e válidas para o longo prazo.
a competição entre os setores operacionais.
a motivação dos quadros funcionais para a realização das atividades rotineiras.
o exercício da liderança e a coordenação dos setores da organização para a mudança.
a prevalência dos procedimentos sobre a liderança.
O planejamento _______________ refere-se ao planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las, ou seja, aos elementos estruturais mais importantes da empresa e à sua área de atuação, e considera não só os aspectos internos da empresa, mas também, principalmente, o ambiente externo no qual a empresa está inserida. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior:
contábil
estratégico
tático
operacional
de recursos humanos
Relacione as colunas a seguir:
1. Planejamento Estratégico.
2. Planejamento Operacional.
( ) Tende a ser de longo prazo.
( ) É elaborado pelo pessoal de topo.
( ) Visa à eficiência.
( ) Tende a ser detalhado.
( ) Pode ter fortes impactos na empresa.
( ) Concentra-se mais no ambiente interno.
A sequência está correta em:
2, 1, 1, 2, 1, 2
1, 1, 1, 2, 2, 2
1, 2, 1, 2, 1, 2
1, 1, 2, 2, 1, 2
2, 1, 1, 2, 2, 1
Delegar significa atribuir a outrem, no todo ou em parte, a responsabilidade pelo planejamento, decisão ou execução de alguma coisa. O processo de delegação abrange as seguintes etapas, EXCETO:
Definição de metas.
Delegação da permissão para agir.
Criação da obrigação de executar o que foi delegado de forma esperada.
Criação da obrigação de avaliar a execução.
Criação do relacionamento com fornecedores e clientes.
Técnica utilizada no contexto do planejamento estratégico, por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra, buscando as melhores práticas da administração, como forma de identificar e ganhar vantagens competitivas. Trata-se de:
Downsizing.
Benchmarking.
Empowerment.
SWOT.
Marketing.
Com relação ao planejamento operacional, assinale a alternativa INCORRETA:
Dá-se muita ênfase à eficiência a qual esse planejamento está intimamente vinculado.
Fornece os cronogramas e as principais decisões a seu respeito e são inerentes a atividade de administrar de cada um dos chefes de unidades organizacionais.
Pode ser um planejamento anual, bienal, ou com horizonte de doze meses, com detalhamento semanal, mensal ou trimestral.
É efetuado pelos dirigentes de mais alto nível da empresa, isto é, diretores e seus assessores, pois, quase sempre, são os que possuem a visão sistêmica ou global da empresa e têm melhores condições para ficarem atentos ao que ocorre no ambiente externo.
Especifica, com previsão praticável, que recursos devem estar disponíveis para cada produto e serviço e fornece cronogramas mais ou menos precisos.
Os executivos de uma empresa de mineração decidiram ampliar a atuação da organização para outros negócios. Optaram por desenvolver a siderurgia por meio de alianças com empresas estrangeiras e a logística por contrato de concessão de ferrovias e portos. Foi criada, também, uma nova empresa dedicada à geração de energia por usinas termelétricas. Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é
promover concorrência multiponto.
reduzir remuneração dos gerentes.
obter economias financeiras.
superar desempenho ruim.
proporcionar integração vertical.
O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão
estrela.
cão.
abacaxi.
vaca leiteira.
ponto de interrogação.
O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.
PORQUE
As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.
A esse respeito, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...