Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os organogramas procuram demonstrar, por meio gráfico:

  • A.

    uma matriz de autoridade e responsabilidade gerencial.

  • B.

    pessoas, níveis e períodos das atividades a serem desenvolvidas na organização.

  • C.

    linhas de relações formais e informais nos níveis hierárquicos da organização.

  • D.

    as lideranças das unidades organizacionais e suas inter-relações.

  • E.

    divisão do trabalho, relação superiorsubordinado, trabalho realizado nas unidades e visão global da organização.

Considere as características abaixo.

I. Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos.

II. Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica.

III. A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico).

IV. A sensação de “duas chefias” é permanente.

V. Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar.

VI. Difícil conciliar as duas estruturas.

VII. Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição.

No âmbito da organização e métodos, trata-se da estrutura organizacional representada pelo organograma

  • A.

    em barras.

  • B.

    de relacionamento.

  • C.

    clássico.

  • D.

    funcional.

  • E.

    matricial.

Quanto aos Princípios da organização no contexto da estrutura organizacional, analise as afirmativas abaixo:

1. São elementos do organograma linear: lista de atividades, nas colunas; execução de atividades, nas linhas; existência de células.

2. Além de mostrar a autoridade e responsabilidade das pessoas, a estrutura organizacional mostra a comunicação entre as pessoas do grupo.

3. No tocante a estrutura organizacional, a responsabilidade é indissociável dos processos de gestão de pessoas.

4. No organograma, o número de níveis em que os retângulos estão distribuídos mostra como a autoridade ou cadeia de comando está graduada.

5. Na construção do organograma linear, as letras maiúsculas usadas nas células são símbolos que indicam a distribuição de responsabilidade e autoridade.

 Está (ão) correta(s) apenas

  • A.

    3, 4 e 5.

  • B.

    4 e 5.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    2, 3, 4 e 5.

  • E.

    3 e 5.

A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que

  • A.

    o ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.

  • B.

    as formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte do tempo de projeção das próprias estratégias.

  • C.

    estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar e persuadir outras pessoas.

  • D.

    a comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.

  • E.

    as incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do ambiente externo, provocadas pelo ambiente interno.

No processo de planejamento estratégico, o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define qual é o “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação, denomina-se:

  • A.

    análise de conjuntura;

  • B.

    visão de futuro;

  • C.

    direcionadores de sucesso;

  • D.

    plano diretor;

  • E.

    declaração de missão.

No ambiente competitivo da atualidade, é preciso estabelecer algumas alianças estratégicas para promover a continuidade das operações. Nas parcerias e relacionamentos entre fornecedores, encontra-se uma modalidade em que os materiais e serviços são fundamentais para as atividades da empresa e cujo custo de troca de fornecedores é alto, e por isso a empresa assume a titularidade de seus próprios fornecedores. Esta modalidade é denominada:

  • A.

    mercado direcional;

  • B.

    integração vertical;

  • C.

    contrato de longa duração;

  • D.

    franquia;

  • E.

    parceria estratégica.

No conhecimento do macroambiente de uma organização, devem ser empregadas permanentemente técnicas capazes de permitir o seu acompanhamento. A identificação de sinais de mudanças no ambiente e suas tendências é denominada:

  • A.

    monitoramento;

  • B.

    rastreamento;

  • C.

    organização;

  • D.

    processamento;

  • E.

    antecipação.

A administração tem no planejamento a base de todas as ações subsequentes. O planejamento produz como resultado imediato o plano. O plano descreve um curso de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Os planos relacionados com comportamentos denominam-se:

  • A.

    estatutos;

  • B.

    fundamentos;

  • C.

    programas;

  • D.

    regulamentos;

  • E.

    procedimentos

“Processo de seleção dos objetivos de uma organização, definição de políticas e programas necessários para atingir objetivos organizacionais” é uma definição do seguinte conceito:

  • A.

    planejamento estratégico.

  • B.

    estratégia organizacional.

  • C.

    competitividade organizacional.

  • D.

    gestão financeira e controle organizacional.

  • E.

    gerência por objetivos.

Como gerente de uma indústria de produtos de higiene pessoal que se prepara para entrar no mercado internacional, você prepara uma reunião com seu grupo para elaborar o planejamento da organização. Durante a análise de fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA ou SWOT) alguns pontos foram levantados de acordo com os itens abaixo:

I. Política nacional de incentivo às exportações.

II. Aumento da inflação.

III. Escassez de matérias-primas.

IV. Embargo a produtos brasileiros.

V. Greve dos funcionários da empresa.

VI. Capacidade de aumento do parque fabril para atender a demanda externa.

VII. Capacidade de desenvolvimento de produtos inovadores.

Qual desses pontos corresponde às oportunidades que a empresa pode aproveitar?

  • A.

    Apenas os itens I e II

  • B.

    Apenas os itens VII e IV

  • C.

    Apenas os itens III

  • D.

    Apenas os itens V e VI

  • E.

    Apenas o item I

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...