Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os organogramas procuram demonstrar, por meio gráfico:
uma matriz de autoridade e responsabilidade gerencial.
pessoas, níveis e períodos das atividades a serem desenvolvidas na organização.
linhas de relações formais e informais nos níveis hierárquicos da organização.
as lideranças das unidades organizacionais e suas inter-relações.
divisão do trabalho, relação superiorsubordinado, trabalho realizado nas unidades e visão global da organização.
Considere as características abaixo.
I. Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos.
II. Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica.
III. A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico).
IV. A sensação de duas chefias é permanente.
V. Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar.
VI. Difícil conciliar as duas estruturas.
VII. Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição.
No âmbito da organização e métodos, trata-se da estrutura organizacional representada pelo organograma
em barras.
de relacionamento.
clássico.
funcional.
matricial.
Administração - Organograma - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quanto aos Princípios da organização no contexto da estrutura organizacional, analise as afirmativas abaixo:
1. São elementos do organograma linear: lista de atividades, nas colunas; execução de atividades, nas linhas; existência de células.
2. Além de mostrar a autoridade e responsabilidade das pessoas, a estrutura organizacional mostra a comunicação entre as pessoas do grupo.
3. No tocante a estrutura organizacional, a responsabilidade é indissociável dos processos de gestão de pessoas.
4. No organograma, o número de níveis em que os retângulos estão distribuídos mostra como a autoridade ou cadeia de comando está graduada.
5. Na construção do organograma linear, as letras maiúsculas usadas nas células são símbolos que indicam a distribuição de responsabilidade e autoridade.
Está (ão) correta(s) apenas
3, 4 e 5.
4 e 5.
1, 2 e 3.
2, 3, 4 e 5.
3 e 5.
A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
o ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.
as formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte do tempo de projeção das próprias estratégias.
estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar e persuadir outras pessoas.
a comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.
as incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do ambiente externo, provocadas pelo ambiente interno.
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
No processo de planejamento estratégico, o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define qual é o negócio, delimitando o seu ambiente de atuação, denomina-se:
análise de conjuntura;
visão de futuro;
direcionadores de sucesso;
plano diretor;
declaração de missão.
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
No ambiente competitivo da atualidade, é preciso estabelecer algumas alianças estratégicas para promover a continuidade das operações. Nas parcerias e relacionamentos entre fornecedores, encontra-se uma modalidade em que os materiais e serviços são fundamentais para as atividades da empresa e cujo custo de troca de fornecedores é alto, e por isso a empresa assume a titularidade de seus próprios fornecedores. Esta modalidade é denominada:
mercado direcional;
integração vertical;
contrato de longa duração;
franquia;
parceria estratégica.
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
No conhecimento do macroambiente de uma organização, devem ser empregadas permanentemente técnicas capazes de permitir o seu acompanhamento. A identificação de sinais de mudanças no ambiente e suas tendências é denominada:
monitoramento;
rastreamento;
organização;
processamento;
antecipação.
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A administração tem no planejamento a base de todas as ações subsequentes. O planejamento produz como resultado imediato o plano. O plano descreve um curso de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Os planos relacionados com comportamentos denominam-se:
estatutos;
fundamentos;
programas;
regulamentos;
procedimentos
Processo de seleção dos objetivos de uma organização, definição de políticas e programas necessários para atingir objetivos organizacionais é uma definição do seguinte conceito:
planejamento estratégico.
estratégia organizacional.
competitividade organizacional.
gestão financeira e controle organizacional.
gerência por objetivos.
Como gerente de uma indústria de produtos de higiene pessoal que se prepara para entrar no mercado internacional, você prepara uma reunião com seu grupo para elaborar o planejamento da organização. Durante a análise de fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA ou SWOT) alguns pontos foram levantados de acordo com os itens abaixo:
I. Política nacional de incentivo às exportações.
II. Aumento da inflação.
III. Escassez de matérias-primas.
IV. Embargo a produtos brasileiros.
V. Greve dos funcionários da empresa.
VI. Capacidade de aumento do parque fabril para atender a demanda externa.
VII. Capacidade de desenvolvimento de produtos inovadores.
Qual desses pontos corresponde às oportunidades que a empresa pode aproveitar?
Apenas os itens I e II
Apenas os itens VII e IV
Apenas os itens III
Apenas os itens V e VI
Apenas o item I
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...