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As organizações evoluíram, ao longo do tempo, modificando sua estrutura interna de acordo com as transformações estruturais ocorridas na sociedade, buscando maior efetividade. Distingue-se 3 principais modelos de organização, a saber:
I. Organização tradicional
II. Organização moderna
III. Organização contemporânea
As características de cada organização são as seguintes:
a. quadro sistêmico, comportamental, orgânico, arquitetura behaviorista;
b. contexto de globalização, altas taxas de crescimento da tecnologia, concorrência extremamente acirrada, voltada para o mercado, ou seja, para o cliente, busca de estabelecimento de parcerias com demais agentes (fornecedores, poder público, ONGs, etc), preocupação com o motivação dos empregados, busca de excelência empresarial, soluções mais participativas, horizontais.
c. caráter autoritário, hierárquico, mecanicista, burocrático, modelo de Taylor e Fayol geralmente;
Relacione os modelos com as suas características corretamente.
I b, II a, III c
I a, II b, III c
I c, II a, III b
c, II b, III a
Um executivo do setor de embalagens, ao visitar um museu de Arte Moderna durante as férias, teve uma ideia genial para um novo design para latas de alumínio. Esse novo modelo poderia propiciar facilidade de empilhamento e limpeza, além da redução do espaço físico necessário à armazenagem.
A situação envolve uma estratégia do tipo
emergente
deliberada
pretendida
realizada
não realizada
Ao longo dos primeiros 6 meses de operação, os diretores de finanças, marketing e logística de uma empresa reuniram-se, semanalmente, para garantir o alinhamento de metas e resultados, além de identificar os problemas operacionais e as soluções.
A qual etapa da administração estratégica a situação descrita faz referência?
Análise externa
Análise interna
Formulação
Escolha
Implementação
Quantas pessoas devem responder por um processo definido na matriz RACI?
Uma: o gerente de incidentes.
Uma: o proprietário do processo.
Quantas forem necessárias para completar a atividade.
Duas: o proprietário do processo e o iniciador do processo.
Uma: o arquiteto do processo.
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo organizacional.
Planejar significa estabelecer padrões de conduta e alocar recursos para a realização dos processos de trabalho orientados aos objetivos de uma organização.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A escolha do nível da estratégia é o principal desafio da tomada de decisão no planejamento estratégico.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
O planejamento estratégico adaptativo permite que organizações possam se tornar mais flexíveis na resposta a mudanças no ambiente.
Analise:
I. A missão é uma orientação atemporal, a razão de ser, o motivo da existência de uma organização.
II. A missão é uma orientação temporal, a razão ser de uma organização.
III. A missão é uma orientação temporal, determinando onde a organização deseja chegar.
Considerando as etapas do Planejamento Estratégico, está correto o que consta APENAS em
II e III.
II.
III.
I e II.
I.
A gestão de desempenho tem como proposta
a definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.
um processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.
a análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.
a definição de tetos de gastos, a responsabilização individualizada dos funcionários e a cobrança anual de resultados.
avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
Uma característica essencial do planejamento estratégico é
focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.
potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.
ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.
evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.
centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.
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