Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

A concretização do planejamento em sua dimensão éticopolítica requer um conjunto de mediações que favoreça a construção de uma nova cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

A eficácia diz respeito ao estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

É consenso na literatura que o processo de avaliação só ocorre quando este estiver sido formalizado por meio da apresentação de relatório final.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é um processo gerencial que formula objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, considerando as condições internas e externas à empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de planejamento estratégico.

O objetivo da pesquisa institucional em uma empresa é conhecer a opinião de seus empregados e dos stakeholders.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de planejamento estratégico.

Planejamento pode ser entendido como algo que se faz antes de agir, ou seja, como uma tomada de decisão antecipada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.

II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.

(E) A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

A análise SWOT é considerada uma das fases mais importantes do processo de elaboração do planejamento estratégico. Assinale a alternativa que descreve corretamente esse processo.

  • A.

    Avaliação das condições ambientais e da qualidade do processo produtivo de bens e serviços.

  • B.

    Análise das oportunidades e ameaças do ambiente externo e dos pontos fortes e fracos da organização.

  • C.

    Análise dos objetivos operacionais da organização em confronto com os objetivos estratégicos em execução.

  • D.

    Avaliação das condições objetivas da concorrência frente aos desafios competitivos da organização.

  • E.

    Análise dos recursos disponíveis e em utilização frente ao processo produtivo e aos resultados obtidos.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de organização e gestão do trabalho.

Tal concepção enfatiza a quantidade de produção e a padronização do processo, o controle interno das operações, a satisfação do cliente e a busca da excelência empresarial, com vistas ao atendimento dos interesses de clientes, de colaboradores, da comunidade e de acionistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estratégia corporativa de um grupo empresarial pode ser descrita como horizontal ou vertical.

A esse respeito, a estratégia que enfatiza a aquisição de empresas

  • A.

    fornecedoras de insumos para o grupo é horizontal.

  • B.

    compradoras dos produtos do grupo é horizontal

  • C.

    fora da cadeia produtiva do grupo é vertical.

  • D.

    compradoras ou fornecedoras para o grupo é vertical.

  • E.

    relacionadas aos sócios do grupo é vertical.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...