Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes afirmativas sobre “missão” e “visão” empresariais:

I. A “Missão” descreve as funções principais a serem exercidas pelo diretor da empresa.

II. A “Visão” representa o desejo do fundador da empresa com respeito ao futuro.

III. A “Missão” e a “Visão” devem ser estabelecidas ao final de cada ano para o ano seguinte.

IV. A “Missão” reflete a razão da existência da empresa.

V. A “Visão” é uma meta de longo prazo para a empresa.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    III.

  • E.

    IV e V.

Sobre Planejamento Estratégico, considere os seguintes fatores:

I. A participação do Presidente.

II. Um firme comprometimento da alta direção.

III. Um bom sistema de coleta e análise de dados.

IV. Um sólido conhecimento do Gerenciamento da Rotina.

V. Divulgação das metas estabelecidas por toda a Empresa.

O sucesso de um Planejamento Estratégico implica, necessariamente, os requisitos discriminados em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, II, IV e V.

  • D.

    V.

  • E.

    III, IV e V.

“Ambiente organizacional que se refere ao conjunto de forças, tendências e instituições que apresentam potencial para influenciar seu desempenho.” De acordo com a concepção contemporânea de gestão, as organizações sofrem influência:

  • A.

    Do ambiente interno.

  • B.

    Do ambiente externo.

  • C.

    Dos ambientes interno e externo.

  • D.

    Do ambiente tecnológico.

  • E.

    Não sofre nenhuma influência.

“O contexto em que as organizações operam é constituído por duas partes: o ambiente externo ou macro ambiente e pelo ambiente específico ou interno.” Marque a alternativa que NÃO contempla uma característica do ambiente externo:

  • A.

    É comum a todas as organizações.

  • B.

    É influenciado pelas variáveis políticas.

  • C.

    É influenciado pelo desenvolvimento tecnológico.

  • D.

    É influenciado pela cultura organizacional.

  • E.

    É influenciado pelas variáveis legais.

Relacione as colunas a seguir:

A sequência está correta em:

  • A.

    1, 3, 2, 2, 2, 3

  • B.

    2, 2, 2, 3, 1, 1

  • C.

    3, 3, 2, 2, 1, 1

  • D.

    1, 2, 3, 3, 2, 1

  • E.

    1, 1, 3, 2, 1, 3

Uma empresa decide adotar uma estratégia mercadológica baseada em pioneirismo, oferecendo produtos novos, descobrindo demandas e atraindo novos clientes. Tal escolha estratégica pode ser mais adequada se a(o)

  • A.

    cultura gerencial da empresa enfatizar o controle de custos.

  • B.

    habilidade mercadológica da empresa não for um ponto forte.

  • C.

    empresa produzir bens facilmente imitáveis pela concorrência.

  • D.

    empresa for uma fornecedora experiente de serviços customizados.

  • E.

    produto básico da empresa for padronizado (commodities).

A função Planejamento implica, predominantemente:

  • A.

    Na realização de atividades de divisão de trabalho.

  • B.

    No estabelecimento prévio de objetivos e metas a serem atingidos.

  • C.

    Na determinação dos níveis de autoridade.

  • D.

    Na departamentalização por processos.

  • E.

    Na realização de manutenção preventiva.

Quando as empresas se perguntam:

  Qual a razão de ser da empresa?

 Qual a natureza dos negócios?

O que elas esperam determinar?

  • A.

    Objetivos.

  • B.

    Meta.

  • C.

    Missão.

  • D.

    Visão.

  • E.

    Nenhuma das alternativas é verdadeira

Para o exercício do planejamento pode-se dizer que:

  • A.

    Objetivos e metas representam elementos indeterminados no planejamento.

  • B.

    Meta é a expressão quantificada e precisa dos objetivos.

  • C.

    O objetivo é a expressão quantificada e precisa das metas.

  • D.

    Metas e objetivos são sinônimos.

  • E.

    Todas as alternativas são verdadeiras.

No ato de planejar, deve-se ter ciência dos seguintes fenômenos:

 Fenômenos Controláveis são aqueles que ocorrem dentro da empresa;

 Fenômenos Semicontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente interno da empresa (clientes, concorrentes, fornecedores, etc...) e;

 Fenômenos Incontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente externo da empresa (demografia, físico natural, político legal, etc...).

Os Administradores, ao planejarem, devem levar em conta:

  • A.

    Apenas fenômenos controláveis pela empresa.

  • B.

    Apenas fenômenos incontroláveis pela empresa.

  • C.

    Apenas fenômenos semicontroláveis pela empresa.

  • D.

    Apenas fenômenos controláveis e semicontroláveis pela empresa;

  • E.

    Todos os fenômenos citados nas alternativas A, B e C.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...