Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para um planejamento estratégico eficaz, fazem-se necessários planejamento, execução, verificação e atuação corretiva ou replanejamento; ou seja, constante avaliação dos ambientes ou cenários envolvidos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O planejamento constitui-se das seguintes etapas: definição de objetivos ou de resultados esperados, avaliação das alternativas e escolha de um curso específico de ação. Se bem definidos, os objetivos dispensam revisões.
O planejamento estratégico é formulado pelos departamentos e define a visão, a missão, os valores, o futuro da empresa, os objetivos de curto prazo e as formas de atuação no mercado.
A função de controle não envolve o feedback das áreas operacionais, pois estas só se limitam à execução das ações.
As diferenças básicas entre o planejamento operacional e o tático podem ser, respectivamente, prazo mais longo e amplitude mais abrangente; prazo mais curto e amplitude mais restrita.
Planejamento estratégico compreende planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos e organizacional. E estes, por sua vez, são desenvolvidos em nível tático, antes de serem consolidados no plano estratégico.
Administração - Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Planejamento estratégico é um plano escrito cuja confecção é de extrema importância para o desempenho das empresas e embora demande certo tempo é necessária sua elaboração para uma melhor condução das atividades por parte dos administradores. Além do planejamento estratégico a segmentação de mercado e o posicionamento estratégico também são fatores considerados pelas empresas. Sobre essas questões, analise as afirmações abaixo:
1. O planejamento estratégico utiliza os objetivos, habilidades, recursos da organização e as oportunidades do mercado, ajustando esses elementos para potencializar o desempenho das organizações.
2. Em busca de uma conexão sinérgica com consumidores e para desenvolver um trabalho com o foco no cliente as empresas fragmentam o mercado. Esse processo divide-se em três etapas: segmentação de mercado, definição de mercado-alvo e posicionamento de mercado.
3. As empresas, que são líderes de mercado, precisam desenvolver uma série de ações para permanecerem na liderança. Porém, buscar a expansão da participação do mercado quando ele continua do mesmo tamanho é algo que não deve ser cogitado por essas empresas.
Está(ão) incorreta(s) apenas:
1 e 2
1 e 3
2
3
1
Administração - Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Dentre os tipos de planejamento tem-se o estratégico. Este visa:
Fornecer dados para a elaboração do planejamento operacional.
Traçar os rumos e direções a serem seguidas pela organização a longo prazo.
Definir as ações corretivas a serem realizadas.
Montar um plano de ação tático.
Realizar ações de curto prazo.
As organizações estabelecem diversos tipos de plano, dentre eles, os planos do tipo tático que
são estabelecidos pelos gestores do alto escalão.
são desenvolvidos para implementar partes específicas de um plano estratégico.
têm enfoque de curto prazo e um escopo limitado.
têm um horizonte de tempo amplo e dizem respeito a ações de negócios.
envolvem um grupo bastante pequeno de atividades.
I - T , II - R , III - Q , IV - P
I - R , II - T , III - Q , IV - S
I - R , II - T , III - S , IV - Q
I - R , II - T , III - P , IV - S
I - S , II - R , III - P , IV - T
O planejamento, que consiste no processo administrativo que conduz uma organização da situação atual à situação desejada, caracteriza-se como estratégico quando abrange a estratégia em seus processos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Em razão de o envolvimento dos colaboradores ser de extrema importância na formulação da missão, da visão e dos valores de uma organização, essas etapas são definidas no planejamento operacional.
O planejamento, que consiste no processo administrativo que conduz uma organização da situação atual à situação desejada, caracteriza-se como estratégico quando abrange a estratégia em seus processos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Muitas empresas farmacêuticas que visam operar no mercado brasileiro adotam a estratégia denominada joint venture, que consiste, basicamente, na internacionalização das operações de uma organização com capital e tecnologia próprios.
O planejamento, que consiste no processo administrativo que conduz uma organização da situação atual à situação desejada, caracteriza-se como estratégico quando abrange a estratégia em seus processos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O modelo de ação coordenada em que o resultado obtido é superior à soma dos resultados das partes em separado, denominado vantagem competitiva, é responsável pelo estabelecimento do diferencial da empresa perante a concorrência.
O planejamento, que consiste no processo administrativo que conduz uma organização da situação atual à situação desejada, caracteriza-se como estratégico quando abrange a estratégia em seus processos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Devido ao fato de os sistemas tradicionais de avaliação de desempenho estratégico de organizações encontrarem dificuldades em demonstrar os problemas que podem comprometer, no futuro, uma organização, foi adotado, por essas organizações, o balanced scorecard, que consiste em um sistema de gestão estratégica que auxilia o planejamento organizacional por meio da focalização de perspectivas importantes ao desempenho da empresa e do fornecimento de informações a respeito de fatores críticos de sucesso.
O planejamento, que consiste no processo administrativo que conduz uma organização da situação atual à situação desejada, caracteriza-se como estratégico quando abrange a estratégia em seus processos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico subsidia o desenvolvimento do planejamento tático.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...