Questões de Administração do ano 2011

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Sob a perspectiva da informação, qualquer mudança ou desenvolvimento no ambiente externo das organizações cria sinais de mudanças. Esses sinais podem ser

  • A. difusos.
  • B. espúrios.
  • C. confusos.
  • D. fracos.
  • E. fortes.

A informação, de acordo com a sua finalidade para uma organização, pode ser classificada como

  • A. mínima, máxima, crítica e restritiva.
  • B. potencial, mínima, máxima e crítica.
  • C. sem interesse, potencial, mínima e crítica.
  • D. máxima, crítica, restritiva e com interesse.
  • E. crítica, restritiva, com interesse e sem interesse.

As perspectivas de processamento de informação nas organizações baseiam-se em duas grandes linhas de pesquisa, que são as abordagens

  • A. gerencial e racional.
  • B. interpretativa e relacional.
  • C. relacional e coletiva.
  • D. coletiva e gerencial.
  • E. racional e interpretativa.

O ciclo contínuo de atividades que incluem o sensoriamento do ambiente, o desenvolvimento de percepções e a criação de significados por intermédio de interpretação, utilizando a memória sobre as experiências passadas e escolhendo ações baseadas nas interpretações desenvolvidas denomina-se

  • A. inteligência organizacional.
  • B. gestão do conhecimento.
  • C. inteligência competitiva.
  • D. gestão de negócios.
  • E. gestão da informação.

Engenharia Social refere-se a

  • A. desenvolvimento social.
  • B. invasão de sistemas.
  • C. construção de softwares.
  • D. gestão da informação.
  • E. transferência de tecnologia.

O Balanced Scorecard é um sistema de gerenciamento estratégico, complementar ao controle financeiro tradicional, que monitora estratégias da organização de longo prazo, por meio de mecanismos de mensuração que são traduzidos em indicadores coletados diretamente nas transações e atividades do dia a dia por

  • A. análise nas organizações complexas.
  • B. sistemas de informação corporativa.
  • C. clientes e fornecedores.
  • D. fatores temporais/intuitivos.
  • E. forças competitivas.

A Administração é a arte de fazer as coisas pela ação de pessoas. A Administração, em conceitos mais modernos, apresenta-se como uma ciência, aplicada na prática. A principal proposta da Administração é o desenvolvimento da melhor forma de agir para alcançar os resultados esperados. Para atingir o objetivo principal da Administração, seus profissionais se utilizam de quatro funções. A esse respeito considere as afirmativas abaixo.

I - A organização figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais, e determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

II - O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, e está relacionado com a ação, com o colocarse em marcha, envolvendo as pessoas, bem como relacionado diretamente à atuação sobre os recursos humanos da empresa.

III - O controle representa a verificação se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, além de medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo.

É (São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários, visando a adotar um comprometimento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico e, simultaneamente, da qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo. Considere as ações empresariais de responsabilidade social apresentadas abaixo. I - Estimular o foco na produção em detrimento da participação de seus empregados em programas sociais. II - Conhecer a realidade social no seu entorno. III - Publicar o balanço social. IV - Dar preferência ao recrutamento de pessoas que não residam no entorno da empresa. São corretas APENAS as ações

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

Um conceito de qualidade está relacionado com a conformidade com as especificações. Quando um trabalho é realizado de maneira correta da primeira vez, deve ficar claro para todos. A qualidade se encontra na prevenção, e esta, por sua vez, origina-se do treinamento, do exemplo, da disciplina, liderança e persistência. Na perspectiva desse conceito, está contido o princípio da qualidade denominado

  • A. Ciclo PDCA.
  • B. Satisfação total do cliente.
  • C. Comprometimento da alta administração.
  • D. Melhoria contínua.
  • E. Zero defeito.

O termo qualidade é um dos temas mais debatidos e difundidos no meio empresarial e no ambiente macroeconômico. Interligados ao conceito de qualidade existem outros, complementares, tais como produtividade, gestão ambiental, competitividade, globalização, etc. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir. O grande movimento da qualidade teve início, no Brasil, no início da década de 90, em função do cenário econômico na época, e todo e qualquer programa de qualidade tem como foco o cliente

PORQUE

O conceito primário de qualidade é atender às expectativas implícitas e explícitas do cliente.

Analisando essas informações, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.
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