Questões de Administração do ano 2011

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O Just in Time é um conjunto de técnicas japonesas que revolucionou o conceito de produção e influenciou todo o pensamento ocidental. Com relação ao sistema de produção Just in Time, avalie as características abaixo.

I - Altos níveis de estoque.

II - Lotes unitários de produção.

III - Produção puxada.

IV - Produção sempre do máximo possível.

V - Produção somente quando necessário.

VI - Aumento de produtividade.

VII - Uso de kanbans no processo de produção.

VIII - Baixo custo de estoque em processo.

IX - Uso apenas em ambientes industriais.

Das características listadas acima, as que estão totalmente relacionadas ao sistema de produção Just in Time são, APENAS,

  • A. II, III, V, VII e VIII
  • B. I, IV, V, VI, VIII e IX
  • C. II, III, V, VI, VII e VIII
  • D. II, III, V, VI, VIII e IX
  • E. III, V, VI, VII, VIII e IX

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

  • A. geográfica, com base na região.
  • B. demográfica, com base na classe social.
  • C. psicográfica, com base no estilo de vida.
  • D. comportamental, com base nos benefícios.
  • E. operacional, com base nos recursos dos clientes.

Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como

  • A. liderança total em custos.
  • B. diferenciação.
  • C. foco.
  • D. desinvestimento.
  • E. diversificação.

O gerente de um posto de combustíveis iniciou uma ação de treinamento dos funcionários com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados em seu posto. Sua principal preocupação era desenvolver a habilidade dos funcionários para desempenharem o serviço da forma como era anunciado na TV. O fator determinante da qualidade dos serviços, focado pelo gerente, foi

  • A. confiabilidade.
  • B. capacidade de resposta.
  • C. segurança.
  • D. empatia.
  • E. itens tangíveis.

Foram levantados os seguintes dados a respeito da ação comercial de um vendedor:

Número de dias trabalhados = 241

Número médio de visitas por dia = 6

Índice de vendas por visita = 0,40

Tamanho médio do pedido = R$ 20.000,00

Percentagem de encomendas indiretas = 0,55

O volume de vendas diretas desse vendedor é de

  • A. 1.928.000
  • B. 4.338.000
  • C. 4.820.000
  • D. 11.568.000
  • E. 15.906.000

Ao longo do ano de 2000, a empresa brasileira XYZ identificou crescente número de visitas em seu site, originadas da Argentina. Muitos dos argentinos que procuravam informações a respeito dos produtos da XYZ compravam produtos através do site de vendas da empresa. Com o objetivo de aumentar a abrangência da empresa e iniciar atividades internacionais a partir do mercado argentino, em 2001, a XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ. A estratégia de ingresso no mercado internacional da XYZ é classificada como

  • A. exportação indireta.
  • B. exportação direta.
  • C. joint venture.
  • D. licenciamento.
  • E. investimento direto.

  • A. I – Q, II – P, III – S, IV– R
  • B. I – R, II – Q, III – T, IV– S
  • C. I – S, II – R, III – P, IV– T
  • D. I – T, II – S, III – Q, IV– P
  • E. I – P, II – T, III – R, IV– Q

Os relacionamentos diretos permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores superiores para eles e aumentem os lucros.

PORQUE

Os relacionamentos indiretos são relações em que os profissionais de marketing não conhecem profundamente os clientes individuais, mas os produtos desenvolvidos por esses profissionais têm significado para os clientes. A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Responsabilidade social é o termo usado para descrever a forma com que as empresas respondem na Justiça sobre seus atos.

PORQUE

Marketing verde está relacionado a atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente físico ou melhorar sua qualidade. A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos. A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,

  • A. matricial geográfica / matricial por produto.
  • B. funcional geográfica / funcional por produto.
  • C. divisional geográfica / divisional por produto.
  • D. multifuncional geográfica / multifuncional por produto.
  • E. multinacional geográfica / multinacional por produto.
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