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Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às práticas de gestão de pessoas, julgue os próximos itens.
A avaliação de desempenho pode ser usada como critério de validação dos processos de seleção de pessoal.
Na gestão de pessoas do quadro próprio de uma organização, a avaliação de desempenho em 360 graus consiste na
avaliação dos superiores pelos subordinados, objetivando o aumento da produtividade.
construção de indicadores do desempenho de todos os funcionários de um mesmo nível hierárquico dentro de uma organização.
construção de redes sociométricas das relações interpessoais, num determinado setor da organização visando a melhoria do clima organizacional.
comparação da produtividade de todos os funcionários de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementação de um processo de benchmarking.
avaliação da organização pelos colaboradores, incluindo os superiores imediatos, os subordinados diretos, clientes, fornecedores, assim como a percepção que cada um tem de si mesmo.
A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem
garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.
assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.
proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.
permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.
assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.
O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado
listas de verificação.
escolha forçada.
misto.
incidentes críticos.
pesquisa de campo.
Avaliar o desempenho por meio do método de 360° graus implica a seguinte condição:
todos os envolvidos no processo de avaliação devem apresentar elevado grau de maturidade emocional para que possam de forma efetiva contribuir no processo de feedback para com a população que será alvo deste processo de avaliação.
os responsáveis pela avaliação serão representados por todos aqueles interessados no processo de avaliação de desempenho, tanto agentes internos, quanto externos (stakeholders).
os colaboradores alvo deste processo de avaliação de desempenho devem demonstrar compreensão sobre todos os fatores de desempenho que serão avaliados.
os avaliadores devem passar por um processo de treinamento que os habilitará a compreender como avaliar as competências que serão alvo do processo de avaliação.
a prática do consenso em colegiado entre stakeholders e demais envolvidos, para que possam juntos oferecer feedback ao avaliado com dados e fatos e de maneira justa.
Padrões de trabalho podem ser considerados uma variação do método comparativo de avaliação do desempenho, porque consiste:
na idéia central de que o superior imediato precisa obedecer critérios rígidos de comparação dos desempenhos dos seus colaboradores, evitando a propensão efeito de halo. (Borudreau, 2011)
na definição clara dos comportamentos esperados que cada trabalhador deverá apresentar em suas funções. (Drucker, 1964)
em substituir a administração do desempenho por uma administração participativa e focada em objetivos. (Drucker, 1955)
na ideia central de que todo ser humano prefere comparar-se às outras pessoas no ambiente de trabalho, para que desta forma possam ajustar seu desempenho. (Milkovich, 2000)
no estabelecimento de metas de trabalho e administração para as pessoas da organização, destinadas a melhorar a produtividade. (Oberg, 1997)
A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do
supervisor imediato dos treinandos.
gestor mediato dos treinandos.
instrutor de treinamento.
analista de treinamento.
próprio treinando que observará a melhoria do seu desempenho no trabalho.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O modelo de avaliação de desempenho no qual o avaliado recebe feedback de todos aqueles com os quais se relaciona é denominado avaliação 360 graus.
Administração - Avaliação de Desempenho - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Segundo Chiavenato 2002 p. 323, "A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e seu potencial de desenvolvimento ". Por isso, as empresas têm na pesquisa obtida uma importante ferramenta para beneficiar o funcionário. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo está correta sobre os benefícios que a avaliação de desempenho pode proporcionar ao subordinado?
Avaliar seu potencial humano a curto, médio e longo prazo e definir a contribuição de cada empresa.
Identificar os empregados que necessitam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em determinadas áreas de atividade e selecionar os empregados com condições de promoção ou transferências.
Dinamizar sua política de recursos humanos, oferecendo oportunidades aos empregados (promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal), estimulando a produtividade e melhorando o relacionamento humano no trabalho.
Realizar autoavaliação e autocrítica quanto ao seu autodesenvolvimento e autocontrole.
Permitir condições de medição do potencial humano no sentido de determinar sua plena aplicação.
Administração - Avaliação de Desempenho - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Existem vários métodos de avaliação de desempenho que são utilizados pelas organizações. O tipo de avaliação que o funcionário escolhe o coordenador de avaliação que, por sua vez, seleciona um supervisor e três colegas para avaliar o trabalho do funcionário, refere-se à (a)
avaliação 360° .
avaliação entre colegas.
comitês de avaliação.
avaliação do supervisor imediato.
avaliação das lideranças.
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