Questões de Administração do ano 2011

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Julgue os itens subsequentes, relativos à avaliação de desempenho.

Se uma organização pretender adotar método de avaliação de desempenho que afaste a subjetividade do avaliador do processo de avaliação, ela deve adotar o método de avaliação denominado escolha forçada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às noções de administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Nas organizações, a avaliação por pontos é exemplo da aplicação de método qualitativo de avaliação de cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às noções de administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Para se garantir a fidedignidade da avaliação, é necessário que a administração de desempenho no trabalho especifique critérios qualitativos e quantitativos de mensuração do desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às noções de administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Na avaliação de desempenho, os erros estão associados geralmente à falta de habilidades e de treinamento dos avaliadores — chefes, gerentes, diretores etc. — nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  • A.

    O efeito HALO é a disfunção da avaliação de desempenho que leva em consideração fatos recentes da vida do avaliado.

  • B.

    O objetivo final da avaliação de desempenho é fornecer recompensas financeiras às pessoas.

  • C.

    O feedback não tem importância no processo de avaliação, pois o indivíduo, sozinho, consegue promover as mudanças comportamentais desejadas pela organização.

  • D.

    A avaliação 360o é considerada moderna. Todos avaliam e são avaliados e reduz o efeito HALO.

  • E.

    Por se tratar de questão disciplinar, a avaliação de desempenho não deve avaliar o comportamento do individuo no ambiente de trabalho, apenas as suas relações sociais.

Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando

  • A.

    uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.

  • B.

    uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.

  • C.

    uma competição constante entre os colaboradores internos.

  • D.

    a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.

  • E.

    a redução do absenteísmo.

Acerca de administração de desempenho, de treinamento e desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsequentes.

As avaliações de desempenho, instrumentos valiosos para a alta administração de uma organização, servem como base de alocação de recompensas, auxiliam a tomada de decisão, permitem a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento e ainda fornecem feedback aos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação constitui ferramenta que auxilia o trabalhador a identificar, para si e para a organização, as competências que ele possui e as que terá de buscar desenvolver ou incrementar, devendo as competências individuais estar alinhadas às competências essenciais da própria organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação institucional interna e externa deve ser investigativa e diagnóstica, disponibilizada aos trabalhadores, usuários e gestores, com vistas a serem alcançados os objetivos institucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.

O gerente que, para avaliar o desempenho de seus subordinados, utiliza um formulário de dupla entrada cujas linhas representam os fatores que estão sendo avaliados, e as colunas, os graus de avaliação, faz uso de escalas de observação dirigida.

  • C. Certo
  • E. Errado
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