Questões de Administração do ano 2011

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Uma informação de que haveria uma aquisição de novos equipamentos foi repassada pelo gerente geral para os gerentes de área. Estes então repassaram a informação aos seus subordinados. Como alguns estavam ausentes no momento, os colegas presentes repassaram a informação aos outros colegas quando estes chegaram. Marque a alternativa que mostra a sequência correta do fluxo de informação que ocorreu no exemplo acima.

  • A.

    Descendente/ descendente/ lateral

  • B.

    Ascendente/ lateral/ descendente

  • C.

    Ascendente/ ascendente/ descendente

  • D.

    Ascendente/ ascendente/ descendente D) Lateral/ ascendente/ descendente

  • E.

    Descendente/lateral/ ascendente

Marque V(verdadeira) ou F(falsa) para cada uma das afirmativas abaixo acerca da persuasão:

( ) Quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize.

( ) Convencimento e persuasão são sinônimos.

( ) Existem muitas técnicas de persuasão.

( ) Fazer com que uma pessoa acredite que sua adesão ao apelo de um produto o torna superior em status, consiste em um tipo de técnica.

Marque a alternativa que corresponde à correta análise das afirmativas de cima para baixo:

  • A.

    F, V, F, V

  • B.

    F, F, F, V

  • C.

    F, F, V, V

  • D.

    V, F, V, V

  • E.

    V, V, V, F

Um ato de correspondência interna oficial, utilizado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, no qual se expõem informações breves sobre um assunto é um(a)

  • A.

    parecer

  • B.

    requerimento

  • C.

    memorando

  • D.

    petição

  • E.

    ata

Julgue o item abaixo, relativo à comunicação e ao planejamento estratégico.

A comunicação, base de qualquer processo administrativo em uma organização, influencia fortemente a imagem institucional, por isso, deve compor o planejamento estratégico da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dessa forma, quais das características abaixo não fazem parte da consultoria?

  • A.

    Executar estratégias definidas e alterações nas estruturas organizacionais.

  • B.

    Oferecer soluções criativas e práticas para auxiliar na tomada de decisão e compreensão do contexto.

  • C.

    Proporcionar uma visão isenta para intermediar conflitos.

  • D.

    Dar às pessoas novas perspectivas ou enfoques a seus problemas.

  • E.

    Oferecer conhecimento e qualificação para desenvolver determinado trabalho.

“Esforço sistemático de se estabelecer padrões de desempenho com objetivos de planejamento, sistemas de feedback de informações, avaliação com os padrões predeterminados, determinação de desvios e correções” corresponde à definição de:

  • A.

    controle.

  • B.

    planejamento.

  • C.

    planejamento operacional.

  • D.

    administração da qualidade.

  • E.

    planejamento estratégico.

Os principais fatores organizacionais que criam a necessidade de controle são:

  • A.

    objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

  • B.

    simplicidade das decisões, descentralização e delegação de responsabilidade.

  • C.

    delegação de autoridade, responsabilidade e porte da organização.

  • D.

    crescimento organizacional e gestão participativa.

  • E.

    complexidade, erros e delegação de autoridade.

Delinear meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido; estabelecer padrões de desempenho; determinar métodos de medir desempenho, medir o desempenho real.As afirmações do texto acima referem-se à:

  • A.

    Liderança

  • B.

    Controle

  • C.

    Organização

  • D.

    Planejamento

Qual das seguintes situações a seguir deveria registrar um problema?

  • A.

    A Central de Serviços escala o incidente para o segundo nível de suporte porque não tem conhecimento para atender ao incidente.

  • B.

    A equipe de Gerenciamento Técnico identifica uma solução permanente para um número de incidentes recorrentes.

  • C.

    A Central de Serviços identifica na base de erros conhecidos uma solução de contorno para atender ao incidente, mas não tem permissão para aplicar a solução no ambiente de produção.

  • D.

    Um evento indica que um HD espelhado parou de funcionar, mas isso não impactou nenhum usuário.

  • E.

    N.R.A.

Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.

I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.

II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.

III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.

IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.

V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, II e IV.

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