Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. I - P, II - S, III - R
  • B. I - Q, II - R, III - P
  • C. I - R, II - P, III - S
  • D. I - S, II - R, III - Q
  • E. I - P, II - Q, III - R

Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente

  • A. a disponibilidade de recursos.
  • B. a interação entre os concorrentes.
  • C. as limitações políticas e legais.
  • D. o número e o tipo de empregados.
  • E. o foco em objetivos limitados.

Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos.

PORQUE

O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único.

A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas. Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como

  • A. fusão.
  • B. aquisição.
  • C. incorporação.
  • D. franchising.
  • E. joint venture.

Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo. O motivo para a estratégia de diversificação é

  • A. promover concorrência multiponto.
  • B. reduzir remuneração dos gerentes.
  • C. obter economias financeiras.
  • D. superar desempenho ruim.
  • E. proporcionar integração vertical.

Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário. Nesse caso, trata-se de uma estratégia genérica de

  • A. liderança em custo.
  • B. liderança em diferenciação.
  • C. diferenciação.
  • D. foco em diferenciação.
  • E. foco em custo.

  • A. I - P, II - S, III -Q
  • B. I - Q, II - P, III -R
  • C. I - P, II - R, III -S
  • D. I - R, II - Q, III -P
  • E. I - S, II - R, III -P

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a

  • A. valor, raridade, imitabilidade e organização.
  • B. capital, dinamismo, escala e contratualização.
  • C. trabalho, substituição, redução e terceirização.
  • D. compromisso, estímulo, resposta e apropriação.
  • E. escassez, pioneirismo, concorrência e retaliação.

A formulação estratégica abrange uma série de atividades que a alta administração deve realizar no sentido de alcançar resultados consistentes. O conjunto de atividades pode ser dividido em alguns passos, como os apresentados a seguir.

I - Analisar oportunidades e ameaças do ambiente interno.

II - Analisar os pontos fortes e fracos do ambiente externo.

III - Estabelecer a missão organizacional e seus objetivos gerais.

IV - Formular estratégias a partir da análise dos ambientes interno e externo.

Estão corretos APENAS os passos

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. III e IV.

Suponha um bairro nobre que esteja passando por recente crescimento habitacional e grande fluxo de veículos particulares. Nesse bairro, surgiram, recentemente, dezenas de postos de gasolina bem localizados. Todos os postos incluem lojas de conveniências e lavagem automática. Qual fator explica a rivalidade intensa entre os concorrentes desses postos?

  • A. Ameaça de produtos substitutos providos por outro setor.
  • B. Barreiras de saída baixas pela existência de contratos.
  • C. Disputa por mercado consolidado e baixo potencial.
  • D. Concorrentes numerosos e igualmente equilibrados.
  • E. Custos fixos de estoque e armazenagem baixos.
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