Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos dias atuais, as empresas necessitam, para o perfeito desempenho de suas múltiplas atividades, de um sem-número de informações, cujo valor está diretamente relacionado com os veículos que as transmitem. Assim, informações corretas prestadas de um modo ineficiente terão o mesmo valor funesto que informações incorretas prestadas eficientemente. Desse modo, nas empresas de hoje, onde a velocidade da informação é fator de sucesso para a tomada de decisões, essas informações são adquiridas, transmitidas e preservadas por meio de documentos previamente estudados e perfeitamente identificados com os fins para os quais se destinam. Esses documentos são, genericamente, denominados Manuais. Podemos afirmar que:
Manual do Usuário tem como função apresentar a estrutura formal de uma empresa por meio da definição clara, racional e objetiva de autoridade, responsabilidade, atividades;
Manuais são conjuntos de normas para burocratizar o processo administrativo e organizacional;
Manual de Normas e Procedimentos de trabalho tem como função proporcionar a integração de um novo funcionário à empresa buscando motivação e compreensão da organização, deixando claro direitos e obrigações;
Manual de Organização ou Regimento Interno é um conjunto de instruções escritas, elaborado para destacar em todos os seus detalhes a rotina a ser seguida de uma função especifica;
Manual de Políticas e Diretrizes descreve as políticas da organização que devem ser seguidas por executivos e funcionários durante o processo de tomada de decisões.
A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando a uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. Esta é uma teoria iniciada por:
Peter Drucker;
Henry Fayol;
Idalberto Chiavenato;
Frederick Taylor;
Henry Ford.
A Departamentalização tem objetivos, que deverão ocorrer por meio de procedimentos apropriados. São eles:
agregação, controle, coordenação, enquadramento, processos;
posicionamento, estrutura, autocontrole, desenvolvimento;
estruturação, segregação, produção, conhecimentos;
abordagem, sistemas, produtividade, ênfase;
políticas, economia, interação, divisão.
Organograma é a representação gráfica da estrutura formal de uma organização. Marque as (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.
( ) Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.
( ) A ligação hierárquica entre os membros de uma organização é representada por linhas verticais, linhas laterais, e caixas que representam os departamentos.
( ) Além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
F, F, V, V;
F, V, F, V;
V, V, V, V;
V, F, V, F;
F, V, V, F.
Em relação a Fluxogramas, podemos dizer que:
I. Designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas.
II. Por meio desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
III. É uma das sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.
IV. É uma padronização na representação dos métodos e os procedimentos administrativos;
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
apenas I é correta;
apenas II e IV são corretas;
apenas I e III são corretas;
apenas II, III e IV são corretas;
todas são corretas.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Layout é a definição do arranjo físico de todas as instalações, máquinas e equipamentos e todo o pessoal da produção.
( ) O layout é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais efetivo, através da menor distância, no menor tempo possível.
( ) São três os tipos básicos de layout: posicional, funcional e linear.
( ) O layout não está relacionado ao estudo das condições humanas de trabalho. Percebemos então que é somente uma disposição racional das máquinas que assegure o funcionamento de uma linha de usinagem sem retrocessos e com mínimas distâncias.
V, V, V, F;
V, F, V, F;
F, V, F, V;
F, F, V, V;
V, V, V, V.
Com relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, pode-se afirmar:
Não são instrumentos para o processo decisório;
Podem trazer os seguintes benefícios para as empresas: redução dos custos das operações, melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço, melhoria na produtividade;
Na geração de informações rápidas, para o processo de tomada de decisão não garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em prejuízos sobre as demais empresas;
São uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e sem necessidade de um mecanismo de feedback;
Agrupam, mas não sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização
Sobre gestão de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
Auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, com consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente;
Estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais;
Não permite avaliar as conformidades determinadas pela organização por meio de processos internos;
Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta produtividade, melhoria na imagem e nos processos continuamente, fácil acesso a novos mercados, sustentabilidade;
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
Os poderes Administrativos são inerentes à Administração Pública e possuem caráter instrumental para que a administração possa desempenhar suas funções, atendendo ao interesse público, e podem ser classificados em:
Ilimitado, Autoritário, Disciplinar, Regulamentador, Codificador;
Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar e de Polícia;
Fragmentado, Arbitrário, Normativo, Autoritário, Proporcional, Vinculado;
Incondicional, Extensivo, Autônomo, Decisório, Político, Autoritário;
Hierárquico, Autônomo, Periódico, Legislativo, Diplomático.
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Habilidades Técnicas são ligadas à execução do trabalho e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.
( ) Habilidades Motoras consistem na capacidade de execução de tarefas com máxima certeza e mínimo de dispêndio de energia.
( ) Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento, desenvolvendo bem equipes e atuando de maneira eficiente e eficaz como líderes.
( ) Habilidades Cognitivas estão ligadas à nossa capacidade de percepção, memória e habilidade nos movimentos, área neurológica, cerebral.
( ) Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias para manter a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa.
V, V, F, V, V;
F, V, F, V, F;
V, F, F, F, V;
V, F, V, F, V;
F, F, V, V, F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...