Questões de Administração do ano 2012

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Márcia era chefe de um departamento de uma empresa. Participando de uma reunião para definir a alocação de recursos no seu departamento, ela percebeu que havia um conflito entre a sua preocupação com os interesses próprios e a preocupação com os interesses da organização.

Para a resolução desse conflito, ela optou por uma estratégia de baixo grau de assertividade e alto grau de cooperação, isto é, uma estratégia de

  • A.

    acomodação

  • B.

    colaboração

  • C.

    competição

  • D.

    compromisso

  • E.

    evitamento

Joana trabalhava no departamento X, quando houve fusão com o departamento Y. Na nova estrutura organizacional, o seu novo chefe não escuta suas opiniões e só a cumprimenta quando os outros colegas estão por perto. Essa atitude passou a afetar o trabalho de Joana, tornando difícil sua permanência no departamento. Nesse caso, observa-se um conflito

  • A.

    de função

  • B.

    de papéis

  • C.

    de processo

  • D.

    de relacionamento

  • E.

    de tarefas

Maria, como chefe de Recursos Humanos de sua empresa, sabe que situações de incongruências de status podem gerar conflitos e ansiedades no local de trabalho. Para evitar situações de incongruências de status, ela decide o seguinte:

  • A.

    João, um gerente do departamento de advocacia, terá um plano de benefícios inferior ao plano da recepcionista dessa empresa.

  • B.

    entre Fred e Júlia, para a função de analista, ela optará pelo candidato que tem mais tempo de profissão e está mais preparado para a posição.

  • C.

    Jorge, como funcionário mais novo da empresa, escolherá seus dias de folga, ao passo que caberá a ela decidir quando os outros colaboradores poderão ter folga.

  • D.

    Joana, apesar de ocupar uma posição que não é considerada relevante no organograma, usufruirá de benefícios, como moradia, automóvel e vaga privativa, que não eram acessíveis aos colaboradores de cargos-chave.

  • E.

    alocará os benefícios de seu grupo de trabalho independente da hierarquia de status, já que ela acredita que os grupos geralmente não têm um consenso interno quanto aos critérios de status.

A literatura organizacional tem enfatizado a existência de um nível ótimo de conflito para qualquer situação. Nesse sentido, a gestão de conflito considera que:

  • A.

    para o conflito de processo ser produtivo, seu nível tem de ser alto.

  • B.

    o nível alto de conflito de tarefa estimula a discussão de ideias.

  • C.

    os grupos que desempenham tarefas que não exigem criatividade são beneficiados por conflitos de tarefa.

  • D.

    se o grupo já está empenhado nas discussões ativas de ideias de um modo não confrontacional, mais conflitos ajudarão a gerar mais ideias.

  • E.

    conflitos de tarefa apresentam uma relação com os resultados positivos apenas quando todos os membros do grupo compartilham dos mesmos objetivos e possuem elevado grau de confiança.

Quando ocorreu um conflito significativo entre dois grupos da empresa SOLY, um consultor de desenvolvimento foi chamado para intervir e ajudar a encontrar uma solução.

Que técnica de desenvolvimento organizacional foi aplicada?

  • A.

    Orientação e aconselhamento

  • B.

    Planejamento e fixação de metas

  • C.

    Feedback de pesquisa

  • D.

    Mediação de terceiros

  • E.

    Desenvolvimento de equipes

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Indivíduo que evita rotineiramente conflitos interpessoais subordina-se, em geral, aos objetivos e interesses da contraparte, subjugando suas próprias expectativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Em uma situação de conflito, o servidor que procura maximizar os resultados em favor de si mesmo adota uma estratégia de enfrentamento para a solução de conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

O enfrentamento de conflitos no ambiente de trabalho requer o conhecimento da natureza do conflito, bem como das habilidades e dos interesses das partes envolvidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Entre as táticas utilizadas em situações de negociações no contexto organizacional, incluem-se a lisonja e a persuasão do oponente, assim como a demonstração ligeira do status dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Caso, em uma negociação, as propostas e as contrapropostas de ambas as partes não sejam convergentes, é impossível realizar-se um acordo, mesmo que os limites de cada uma das partes forem esclarecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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