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Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.
Uma atitude típica de pessoas que costumam colaborar em situações de conflito é a busca por solução que concilie os interesses conjuntos envolvidos.
Em relação à administração de conflitos, assinale a alternativa correta.
Combinação de assertividade e cooperação fazem parte do estilo de acomodação.
O estilo de compromisso é caracterizado pela combinação de assertividade e cooperação.
Estilo de acomodação tem como pauta tanto a cooperação como a assertividade.
Alto grau de assertividade é característico do estilo de compromisso.
Tendo como base os diferentes resultados que os estilos de administração de conflitos podem provocar, assinale a alternativa correta.
Quando uma parte aceita soluções razoáveis para outra, caracteriza-se o estilo de compromisso.
O estilo de acomodação tem como consequência a negação da existência do conflito.
A negociação para se estabelecer ganhos e perdas para cada parte é consequente do estilo competitivo.
Quando não há solução para ambas as partes envolvidas, é caracterizado o estilo de colaboração.
A respeito do tema Gerenciamento de Conflitos, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.
( ) A maneira como um confl ito é gerenciado pode gerar efeitos construtivos ou destrutivos. Na primeira se verifi ca o que ele pode trazer de benéfi co, na segunda, é algo prejudicial devendo ser evitado. ( ) Os resultados dos confl itos diferem em razão de seu gerenciamento, podendo ocasionar um ciclo de frustrações em função de má interpretação ou incompreensão dos interesses ou necessidades das partes. ( ) As diferenças de personalidade corroboram para um ambiente mais equilibrado, com poucos confl itos e com constante troca de informações, sendo a preocupação com o gerenciamento de confl itos desnecessária. ( ) No gerenciamento de confl itos, o conhecimento das partes, das questões postas e da origem do confl ito determinam o andamento das negociações e interferem nos resultados. ( ) As situações de confl ito são terminais, uma vez que seu gerenciamento determina a finalização e a parte que irá obter ganho no sentido de resultado.F, V, F, V, V
V, F, F, V, V
V, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, F, V, F, F
O desenho de cargos (job design) consiste na organização do conteúdo dos cargos, relacionando-os às qualificações necessárias do ocupante e às recompensas previstas, de forma que as necessidades dos colaboradores e da empresa sejam atendidas. O processo de elaboração do plano de cargos e salários envolve as seguintes funções: descrição, análise e avaliação de cargos. É correto afirmar que a análise de cargos baseiase em
requisitos emocionais, requisitos econômicos, delegações envolvidas, condições financeiras.
requisitos externos, requisitos econômicos, descentralizações envolvidas, condições internas.
requisitos internos, requisitos externos, autoridades envolvidas, condições econômicas.
requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas, condições de trabalho.
requisitos salariais, requisitos trabalhistas, centralizações envolvidas, condições externas.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As equipes de trabalho podem ser classificadas de acordo com seu objetivo.
Qual das classificações abaixo melhor conceitua uma equipe em que os membros se reúnem para compartilhar ideias e oferecer sugestões sobre como melhorar os processos e os métodos de trabalho?
Virtual
Funcional
Multifuncional
Autogerenciada
De solução de problemas
De acordo com os seis processos básicos de Gestão de Pessoas, relacione as colunas abaixo:
A sequência correta de cima para baixo é:
1, 3, 2, 6, 4, 5.
2, 3, 1, 6, 5, 4.
4, 1, 2, 3, 6, 5.
4, 2, 6, 1, 5, 3.
Com relação ao Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, marque (F) para as falsas e (V) para as verdadeiras:
( ) O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização.
( ) O planejamento estratégico de RH consiste na previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro.
( ) O planejamento estratégico de RH refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.
( ) O planejamento estratégico de RH nem sempre busca uma maneira de integrar a função de RH aos objetivos globais da empresa.
( ) O planejamento estratégico de RH pode contribuir para favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.
A sequência correta de cima para baixo é:
V, V, F, V, F.
V, F, F, F, V.
F, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
Muitas empresas conduzem entrevistas finais com os funcionários que estão deixando a empresa. Essas entrevistas são geralmente conduzidas pelo departamento de RH e têm como objetivo obter informações sobre o cargo ou questões relacionadas que possam dar ao empregador um melhor entendimento sobre o clima organizacional e outros aspectos da empresa. Estas entrevistas são denominadas entrevistas de:
desligamento.
recolocação.
interpretação
aconselhamento.
transmissão de impressões.
Administração - Gestão de Pessoas - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O antigo Departamento de Pessoal tratava dos funcionários da empresa quase que tão somente como um setor contábil, de organização das burocracias necessárias para contratação, manutenção e demissão das pessoas. Com o desenvolvimento dos estudos comportamentais aplicados ao trabalho, a área ampliou sua atuação para a atenção ao desenvolvimento, análise de competências e qualidade de vida, entre outros avanços.
Na clássica divisão da área de Recursos Humanos, especificamente o sistema de "Manutenção de Recursos Humanos" contempla:
Plano de Metas, plano de cargos e salários, plano de benefícios;
Plano estratégico, plano de salários, plano de benefícios e políticas motivacionais;
Plano de salários; plano de benefícios, políticas motivacionais e controle dos encargos sociais;
Plano de benefícios, plano de metas, plano estratégico e controle dos encargos sociais;
Políticas motivacionais, controle dos encargos sociais, plano de metas e plano de salários.
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