Questões de Administração do ano 2012

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De acordo com CHIAVENATO, a Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: as pessoas como seres humanos; as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; e as pessoas como parceiras da organização. Pessoas como parceiras da organização são:

  • A.

    dotados de personalidade própria, profundamente diferente entre si, com uma história particular e diferenciada.

  • B.

    ativadores inteligentes de recursos organizacionais: como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios.

  • C.

    capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. As pessoas fazem investimentos na organização, como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc.

  • D.

    possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.

Nos estágios iniciais da atividade profissional, um técnico ou tecnólogo executará atividades nos níveis operacional e de gerência. É correto afirmar que, como administrador, as duas principais habilidades que deveriam estar presentes nesse profissional são:

  • A.

    técnicas e humanas.

  • B.

    técnicas e conceituais.

  • C.

    humanas e conceituais.

  • D.

    manuais e técnicas.

Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor organização dos recursos humanos. Não obstante, a descentralização também possui algumas desvantagens. Assinale a alternativa que registra duas desvantagens da descentralização:

  • A.

    os tomadores de decisão são os mais informados sobre as situações – proporciona oportunidade de treinamento para gestores médios;

  • B.

    as políticas e procedimentos são variadas tomadas de decisões não uniformes;

  • C.

    ocorre ampla participação no processo de decisão – as políticas e procedimentos são variados;

  • D.

    ocorre ampla participação no processo de decisão – tomadas de decisões não uniformes;

  • E. os especialistas são pouco aproveitados – as políticas são tomadas pelos próprios executores da ação.

Com referência à gestão de processos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de pessoas não constitui um dos processos finalísticos de um banco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao processo agregar pessoas, é correto afirmar:

  • A.

    refere-se a treinamento e avaliação de pessoas.

  • B.

    refere-se à provisão ou de pagamento de pessoas.

  • C.

    refere-se à provisão ou suprimento de pessoas.

  • D.

    refere-se a capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal.

  • E.

    refere-se a treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.

Assinale a alternativa CORRETA. Após a comunicação de uma nova diretriz organizacional, o gestor perguntou aos seus subordinados se eles compreenderam aquilo que ele havia falado. Dessa forma, o gestor teve o retorno da informação por parte dos subordinados. A esse processo dá-se o nome de:

  • A.

    decisão.

  • B.

    feedback.

  • C.

    interpretação.

  • D.

    interferência.

  • E.

    transmissão.

Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

 ( ) Ouvir é diferente de escutar, que é um processo mecânico.

( ) Um bom ouvinte sempre fornece feedback ao interlocutor.

( ) Quando não há feedback não há comunicação, somente informação.

( ) Um dos grandes problemas na comunicação é o comportamento das pessoas como ouvintes.

( ) O estado emocional do receptor não interfere no processo de comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – F

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – V – F – V

  • E.

    F – F – F – V – F

Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.

A eficácia no comportamento interpessoal relaciona-se à habilidade para resolver os problemas sem retrocessos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.

A utilização do trabalho em equipe não se caracteriza como um advento recente nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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