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De acordo com CHIAVENATO, a Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: as pessoas como seres humanos; as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; e as pessoas como parceiras da organização. Pessoas como parceiras da organização são:
dotados de personalidade própria, profundamente diferente entre si, com uma história particular e diferenciada.
ativadores inteligentes de recursos organizacionais: como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios.
capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. As pessoas fazem investimentos na organização, como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc.
possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Nos estágios iniciais da atividade profissional, um técnico ou tecnólogo executará atividades nos níveis operacional e de gerência. É correto afirmar que, como administrador, as duas principais habilidades que deveriam estar presentes nesse profissional são:
técnicas e humanas.
técnicas e conceituais.
humanas e conceituais.
manuais e técnicas.
Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.
De acordo com a teoria dos dois fatores motivação e higiene , o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório.
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor organização dos recursos humanos. Não obstante, a descentralização também possui algumas desvantagens. Assinale a alternativa que registra duas desvantagens da descentralização:
os tomadores de decisão são os mais informados sobre as situações proporciona oportunidade de treinamento para gestores médios;
as políticas e procedimentos são variadas tomadas de decisões não uniformes;
ocorre ampla participação no processo de decisão as políticas e procedimentos são variados;
ocorre ampla participação no processo de decisão tomadas de decisões não uniformes;
Com referência à gestão de processos, julgue os itens que se seguem.
A gestão de pessoas não constitui um dos processos finalísticos de um banco.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em relação ao processo agregar pessoas, é correto afirmar:
refere-se a treinamento e avaliação de pessoas.
refere-se à provisão ou de pagamento de pessoas.
refere-se à provisão ou suprimento de pessoas.
refere-se a capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal.
refere-se a treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA. Após a comunicação de uma nova diretriz organizacional, o gestor perguntou aos seus subordinados se eles compreenderam aquilo que ele havia falado. Dessa forma, o gestor teve o retorno da informação por parte dos subordinados. A esse processo dá-se o nome de:
decisão.
feedback.
interpretação.
interferência.
transmissão.
Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Ouvir é diferente de escutar, que é um processo mecânico.
( ) Um bom ouvinte sempre fornece feedback ao interlocutor.
( ) Quando não há feedback não há comunicação, somente informação.
( ) Um dos grandes problemas na comunicação é o comportamento das pessoas como ouvintes.
( ) O estado emocional do receptor não interfere no processo de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V V F F F
V F V V V
V V V V F
F V V F V
F F F V F
Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.
A eficácia no comportamento interpessoal relaciona-se à habilidade para resolver os problemas sem retrocessos.
Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.
A utilização do trabalho em equipe não se caracteriza como um advento recente nas organizações.
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