Questões de Administração do ano 2012

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O ciclo ou processo administrativo se dá pelo desempenho das funções do administrador onde, para tanto, deve ser observado características essenciais para o êxito das suas operações. Neste contexto, podemos afirmar que o ciclo tem que ser:

  • A.

    Interativo, cíclico e estático.

  • B.

    Acíclico, interativo e dinâmico.

  • C.

    Estático, acíclico e dinâmico.

  • D.

    Interativo, cíclico e dinâmico.

  • E.

    Estático, cíclico e interativo.

Um administrador possui poderes que servem de base para o desenvolvimento da liderança. A capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do desejo que elas possuem de se identificar pessoal e positivamente com alguém admirado, é denominada poder de:

  • A.

    associação.

  • B.

    influência.

  • C.

    legitimação.

  • D.

    recompensa.

  • E.

    referência.

O estudo sobre a liderança avançou muito nos últimos 50 anos, incluindo a capacidade de liderar e motivar equipes para atingir seus objetivos. Os objetivos a serem atingidos pela organização também sofreram mudanças de foco e novos paradigmas se estabeleceram nos últimos anos.

O conceito atual mais aceito de liderança e a principal mudança de foco são respectivamente:

  • A.

    capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente e o novo paradigma do foco no funcionário;

  • B.

    capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente e o novo paradigma do foco na tecnologia;

  • C.

    capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente e o novo paradigma do foco no cliente;

  • D.

    direcionar pessoas e o novo paradigma do foco no processo;

  • E.

    comandar pessoas e foco no mercado.

  • A.

    Custódio é um líder autocrático;

  • B.

    Brenda é uma líder liberal;

  • C.

    Delcídia é uma líder autocrática;

  • D.

    Ernestino é um líder democrático;

  • E.

    Astolfo é um líder liberal.

Considerando as funções de administração, julgue os itens a seguir.

Enquanto as atividades de planejamento e organização lidam com os aspectos mais concretos do processo administrativo, a atividade de direção é mais abstrata, pois consiste em lidar diretamente com as pessoas, influenciando-as e motivandoas constantemente para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à liderança nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A liderança diretiva é inadequada se as tarefas estão bem estruturadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à liderança nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A liderança é um predicado das pessoas, diferentemente da autoridade formal, que é atributo do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os estilos de liderança e as respectivas influências no comportamento e funcionamento das equipes, assinale a opção correta. A liderança:

  • A.

    autocrática proporciona maior previsibilidade à equipe ao especificar as tarefas para execução.

  • B.

    democrática proporciona menor controle da equipe na especificação e execução das tarefas.

  • C.

    liberal causa imprevisibilidade à equipe na especificação e execução das tarefas.

  • D.

    democrática causa riscos de perda de controle da equipe, e de ser negligente e fraca.

  • E.

    liberal é benéfica à organização se aplicada a equipes maduras e independentes.

Quando está diante de subordinados inexperientes, mas que perderam seu interesse inicial no desenvolvimento profissional, o exercício adequado da liderança de tipo situacional exige que o líder

  • A.

    ajude e apoie os esforços dos liderados para cumprirem as tarefas, dividindo com eles as decisões.

  • B.

    dirija e supervisione a realização das tarefas, mas solicitando sugestões e explicando suas decisões.

  • C.

    passe as responsabilidades de decisão aos liderados.

  • D.

    dê instruções específicas e supervisione rigorosamente o cumprimento das tarefas.

  • E.

    divida com eles a responsabilidade pela formulação de objetivos estratégicos da organização.

Na concepção contemporânea da gestão de pessoas em organizações de excelência, o exercício da liderança implica

  • A.

    na capacidade de controlar o comportamento dos funcionários através de sistemas de vigilância digital.

  • B.

    na disposição para ceder aos pedidos individuais de benefícios dos funcionários mais leais.

  • C.

    no recrutamento de pessoas com a formação técnica adequada ao cumprimento dos objetivos estabelecidos previamente pelos dirigentes.

  • D.

    em mobilizar e comprometer os funcionários com as metas acordadas por todos para a organização.

  • E.

    no treinamento intensivo dos funcionários para que realizem suas rotinas de trabalho.

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