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A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
O modelo de liderança proposto por Blake e Mouton, também conhecido como grade gerencial, apresenta dois comportamentos autocracia e democracia como pontos opostos de uma escala. A essência desse modelo é a combinação do nível de maturidade dos subordinados.
Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.
Na equipe funcional, os membros trabalham em conjunto e com autonomia. A autoridade, a liderança e os limites estabelecidos para a atuação dos membros das equipes não são claros nem bem definidos.
Sobre a diferença entre as características dos líderes transacionais e transformacionais, o líder
transacional oferece uma visão e um sentido de missão, promove a inteligência, estimula o orgulho, ganha o respeito e a confiança.
transacional tem comportamentos não convencionais, está disposto a correr riscos pessoais, assumir os custos de suas atitudes e sacrificar-se para atingir sua visão.
transacional conduz os seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas e negocia a troca de recompensas por esforço.
transformacional intervém apenas quando os padrões não são alcançados, torna a liderança redundante ou desnecessária.
transformacional abdica das responsabilidades, evita tomar decisões, negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
Na cultura das organizações atuais, poder e liderança são temas relevantes, principalmente quando se define um líder e um gestor para determinada atribuição de confiança na organização.
Liderar é a arte decolocar pessoas para trabalhar.
conectar pessoas da organização.
manter pessoas na organização.
mobilizar pessoas para o trabalho.
obter resultados desejados, acordados e esperados por meio de pessoas engajadas.
Com relação a processo decisório e liderança, julgue os itens seguintes.
Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.
A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
As teorias de liderança centradas na figura do líder assumem que não há, para todas as situações de liderança, um estilo ideal de conduta.
A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
O domínio de determinadas características pessoais, como motivação ao êxito, autoconfiança e flexibilidade, tornam qualquer indivíduo um líder.
Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
Autoritário, democrático e laissez-faire são estilos de liderança.
Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
Em relação aos estilos de liderança, o modelo das cinco posições de Heller apresenta as alterações de exercício do poder que formam um continuum, na seguinte sequência: a influência das decisões pessoais do líder sem consulta ou informação prévia; as decisões pessoais do líder com explicação posterior; as decisões com consulta prévia; as decisões compartilhadas; e a delegação de decisões aos subordinados.
A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.
Liderança é o mesmo que autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais.
Chefes são diferentes de líderes, pois os líderes têm poder formal associado ao carisma pessoal.
Líder e liderados encontram-se em uma relação de infl uência recíproca. Os liderados são submissos de quem exerce a liderança.
A liderança é um atributo da pessoa e deve ser vista apenas como uma habilidade pessoal e não pode ser desenvolvida.
Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores.
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