Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A implantação de uma gestão estratégica de projetos no setor público precisa levar em conta, principalmente, que
a estrutura de poder formal no setor público é mais próxima do informal do que no setor privado.
a decisão quanto aos objetivos está centralizada em poucos órgãos.
no setor público é maior a tendência à continuidade administrativa do que no setor privado.
é maior no setor público a dispersão dos atores responsáveis pela tomada de decisão e menor o consenso sobre os objetivos a serem alcançados.
há menor competência no setor público para o uso adequado das ferramentas de planejamento e controle.
A definição do motivo central do planejamento estratégico, que representa a razão de ser da organização, é o que se denomina
estratégia organizacional.
cenário estratégico.
visão organizacional.
objetivos estratégicos.
missão organizacional.
Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.
A alavancagem é uma estratégia oriunda da combinação entre os pontos fortes e as oportunidades identificados na análise SWOT.Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:
marketing, tecnologia, produção e mercado.
missão, valores e visão.
financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento das pessoas.
estratégicas, táticas e operacionais.
da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.
Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral:
economicidade.
execução
eficiência.
efetividade
excelência.
Considere as seguintes assertivas sobre componentes da gestão estratégica:
I. Visão pode ser definida como a percepção de necessidades encontradas no mercado e os métodos segundo os quais uma organização pode atendê-los.
II. Missão pode ser definida como a razão de ser de uma organização.
III. Valores básicos e missão fazem parte de uma ideo logia central emanada de uma visão corporativa.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
A gestão estratégica de pessoas surge como concepção empresarial a partir
dos anos 1990, com a releitura do papel de RH, tendo, entre seus conceitos, o de terceirização e o de superação de questões trabalhistas.
dos anos 1970, decorrente da crise do petróleo e de outros fenômenos, e tem entre seus conceitos o de capital intelectual.
deste século, motivada pela globalização e amparada pelo desenvolvimento de TI, e tem entre seus conceitos a centralização tática.
da década de 1980, decorrente de alterações nos cenários econômicos e sociais, e tem entre seus conceitos o de capital humano.
da década de 1970, motivada pela vontade de grupos de profissionais de RH em colocá-lo em nível estratégico, e tem, entre seus conceitos, o de liberalidade.
Avalie as afirmações abaixo, relativas ao planejamento.
I. O planejamento faz acontecer torna possível a ocorrência de eventos que, caso contrário, não ocorreriam.
II. O planejamento reduz riscos, ao mesmo tempo em que tira proveito das oportunidades.
III. As decisões do planejamento, por serem baseadas em informação e obedecerem a critérios objetivos, tendem a ser mais independentes de humores ou outras variáveis subjetivas.
Ocorre que
o item III está incorreto; as decisões de planejamento não se diferenciam de outras no que diz respeito à influência de humores ou variáveis subjetivas.
o item I está incorreto; na verdade, o planejamento não tem condições de fazer com que coisas que não ocorreriam venham a ocorrer, mas apenas de garantir que elas ocorram de forma mais sistematizada.
o item II está incorreto; o planejamento administra os riscos, mas não tem como atuar em sua redução.
todos os itens estão corretos; essas afirmações contextualizam adequadamente o planejamento.
todas estão incorretas, por maximizarem o papel do planejamento no ambiente administrativo.
A sigla SWOT, muito utilizada na área de planejamento, é composta pela primeira letra de quatro palavras em inglês. A letra O corresponde a
organizations (organizações).
online (em linha).
optmizations (otimizações).
operations (operações).
opportunities (oportunidades).
Se, visando uma gestão de resultados, uma organização pública realizar uma análise SWOT cujo resultado revele a existência de servidores sem capacitação para o atendimento ao cidadão com base em pressupostos de excelência, essa falta de capacitação, conforme a nomenclatura da análise em questão, corresponderá a uma
força.
oportunidade.
fraqueza.
ameaça.
meta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...