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Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
O desenvolvimento organizacional, por meio de mudança planejada, contribui para a melhoria do desempenho da organização.
O posicionamento e a visão de Porter, ao tratar de Estratégia, é conhecido por
suas capacidades dinâmicas.
seu foco na sustentação e no desenvolvimento.
capacidades internas de dentro para fora.
capacidade de absorver a cultura interna predominante.
de fora para dentro.
A abordagem do Boston Consulting Group − BCG no planejamento de cima para baixo está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são:
estrela.
cão de estimação.
vaca leiteira.
ponto de interrogação.
bebê ou oportunidades.
Pode-se formar uma parceria muito formalizada e que possui diversos estágios, da comercialização dos produtos até a sua produção e comercialização total, desde que seguindo todas as regras. Esse tipo de parceria é uma estratégia adotada por muitas empresas e denomina-se
inovação.
diversificação.
franquia.
desinvestimento.
globalização.
Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.
Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistemalogístico
orçamentário
informacional
mercadológico
de produção
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Crispim e Sidônia eram fanáticos por comida italiana. Regularmente, o casal jantava em uma pequena pizzaria localizada em seu bairro e gerenciada pelo próprio dono, um risonho imigrante siciliano chamado Vittorio Pentangeli. Na casa situada à esquerda da pizzaria, havia um enorme restaurante franqueado por uma grande rede de rodízio de pizzas, no qual Crispim e Sidônia também costumavam comer. Numa certa noite, Sidônia notou, com entusiasmo, que a casa localizada ao lado direito da pizzaria do Sr. Pentangeli estava vaga. Acreditando no sonho de ter um negócio próprio que unisse lucro e prazer, Crispim e Sidônia conversaram ao longo de toda a madrugada, rasparam suas economias e estabeleceram ali mesmo sua própria cantina italiana. Logo, logo havia, no mesmo trecho de calçada, três restaurantes italianos de portes diferentes: a grande casa com a franquia de rodízio, o bucólico e diminuto restaurante do Sr. Pentangeli, e a cantina de Crispim e Sidônia, instalada em uma casa de porte médio. Um ano depois, a cantina do casal estava falida. Crispim e Sidônia desistiram então do negócio. A respeito da infeliz trajetória empresarial de Crispim e Sidônia como donos de uma cantina italiana, analise as assertivas a seguir:
I. Crispim e Sidônia foram descuidados com relação ao planejamento de seu negócio.
II. Ao ver que a casa ao lado da pequena pizzaria tinha sido posta para alugar, Sidônia deveria ter lembrado que somente os restaurantes de porte pequeno ou de grande porte fazem sucesso, nunca os restaurantes de porte médio.
III. A análise da concorrência a ser enfrentada pelo restaurante de Crispim e Sidônia provavelmente foi falha ou inexistente.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, apenas;
I, II e III.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nemésio Gaudêncio é gerente de novos produtos da empresa DoceGostosura, uma corporação alimentícia. Sob sua chefia, uma equipe desenvolveu uma sobremesa inovadora com o aspecto de um bolinho de chocolate e de sabor equivalente ao dos brigadeiros, mas com propriedades nutricionais semelhantes às dos alimentos mais saudáveis: alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de açúcar e gorduras, grande quantidade de vitaminas e nenhum corante ou conservante em sua composição. Nemésio teve certeza de que acabara de criar um campeão de vendas.
O produto foi lançado com o nome de MeuDocinho, mas a resposta do mercado consumidor foi fraquíssima e, dos supermercados em que o produto foi posto à venda, começaram a chegar as principais queixas dos varejistas: a embalagem era desinteressante e trazia poucas informações; o prazo de validade do produto era de apenas 2 dias, o que desestimulava sua compra; as demonstradoras do produto no ponto de venda não sabiam dar explicações básicas. Contrariado, Nemésio passou dias matutando sobre os principais erros cometidos e possíveis soluções e concluiu corretamente que:
como as demonstradoras do MeuDocinho são de uma companhia terceirizada, a DoceGostosura não tem responsabilidade sobre elas, e seu fraco desempenho não compromete o marketing do produto;
o prazo de validade de MeuDocinho é um problema a ser enfrentado apenas pelo departamento de recursos humanos da empresa, que precisa treinar os motoristas a fazer entregas mais rápidas para os varejistas;
a assessoria de imprensa da DoceGostosura precisa divulgar que a empresa distribuiu todo o estoque de lotes vencidos de MeuDocinho para instituições de caridade, de modo que os consumidores saibam que a empresa pratica ações de responsabilidade social, e assim se sintam compelidos a experimentar a nova sobremesa;
é necessária uma intervenção conjunta das áreas de marketing, produção, finanças e recursos humanos da empresa, de modo a buscar soluções integradas para reverter a tendência de fraco desempenho evidenciada nas baixas vendas da sobremesa;
as dificuldades criadas pelo departamento de marketing da empresa DoceGostosura com relação à embalagem e ao prazo do produto MeuDocinho devem ser sanadas por meio de logística reversa associada a uma manipulação estratégica do balanço contábil da empresa, de modo a transmitir aos acionistas a impressão de que um produto deficitário apresenta fluxo de caixa positivo.
A definição da missão, visão e objetivos, bem como a análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças estão relacionada à qual tipo de planejamento?
Tático.
Operacional.
Estratégico.
Anual.
Administração - Planejamento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Assinale a principal função administrativa.
Método de administração.
Planejamento.
Organização.
Política.
Treinamento.
O ato de ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos, refere-se à função administrativa:
prever.
planejar.
controlar.
coordenar.
desenvolver.
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