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Segundo Chiavenato (2008), Novas técnicas de treinamento estão se impondo às tradicionais. Com base nesse autor, analise as seguintes alternativas relacionadas a treinamento a distância:
I. Também denominado e-learning ou treinamento virtual é o treinamento feito através da internet.
II. Se refere ao uso de tecnologia da internet para entregar uma ampla variedade de soluções que aumentam o desempenho e o conhecimento das pessoas.
III. Permite uma rede (network) que torna capaz de atualizar, armazenar, distribuir e compartilhar instantaneamente o conteúdo de instrução ou de informação.
IV. Recebe, também, o nome de web-based training (WBT) ou online training.
V. Constrói comunidades de prática, um tremendo motivador para a aprendizagem organizacional.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e V.
Apenas III, IV e V.
I, II, III, IV e V.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em Administração, como é denominada a habilidade que consiste em utilizar os métodos, as técnicas, o conhecimento e as ferramentas necessárias para o bom desempenho de tarefas específicas e especializadas na empresa?
Habilidade tácita
Habilidade técnica
Habilidade humana
Habilidade complexa
Habilidade conceitual
A técnica empregada para determinar as necessidades de treinamento dos novos funcionários, consistindo de um estudo detalhado do trabalho para determinar as habilidades específicas necessárias, de tal forma a permitir que os colaboradores assimilem as habilidades e os conhecimentos necessários ao desempenho de suas funções é denominada(o):
descrição de funções.
identificação de necessidades do cargo.
análise de tarefas.
mapeamento de processos
avaliação de funções.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O objetivo do treinamento na área de Gestão de Pessoas é contribuir para a realização das metas gerais da empresa. Assinale a opção que aponta as quatro fases ou etapas do processo de treinamento de pessoas.
Desenho ou projeto, implementação, desenvolvimento de equipes e treinamento.
Diagnóstico, desenvolvimento de equipes, avaliação e ação corretiva.
Diagnóstico, desenho ou projeto, implementação, avaliação.
Desenho ou projeto, planejamento, organização e ação corretiva.
Na gestão de recursos humanos,
I. o treinamento é um processo de assimilação cultural a médio e longo prazos, com o objetivo de atualizar ou reciclar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com a execução de tarefas e macrovisão dos negócios.
II. o treinamento produz alterações ou mudanças a curto prazo no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador.
III. a base de um programa de treinamento é o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) em cenários reativos e prospectivos.
IV. o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) constitui-se da pesquisa e análise para identificação de carências cognitivas e inexperiências, relativas ao trabalho, existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador e as exigências do cargo.
É correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
Ao assumir sua função como analista de uma empresa, João foi convidado para avaliar o treinamento de ambientação da organização - um tipo de atividade que consiste em
analisar a estrutura da empresa para identificar cargos, pessoas e departamentos que necessitam de treinamento.
discutir com os funcionários as habilidades necessárias a seus cargos atuais e futuros.
elaborar junto com os funcionários o sociograma organizacional.
familiarizar os novos funcionários com políticas, procedimentos, cultura e outros aspectos da organização.
organizar dinâmicas de grupo e debates para redesenhar os princípios, a missão e a visão da organização.
A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender.
Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com
alta conscienciosidade e muita abertura para experiências
estabilidade emocional negativa, extroversão e personalidade narcisista
estabilidade emocional positiva e baixa conscienciosidade
muitas habilidades técnicas e poucas habilidades cognitivas
locus de controle externo
Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?
Deverá desvincular do conteúdo do programa de treinamento a análise das necessidades de Maria.
Deverá diminuir a especificidade das metas a serem alcançadas por Maria.
Deverá eliminar todos os esquemas de reforço do programa de treinamento, favorecendo o condicionamento operante.
Deverá negociar com Maria objetivos difíceis, desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.
Deverá solicitar aos instrutores que mantenham sigilo total sobre os objetivos do aprendizado, tanto no início como ao longo do programa.
Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto.
Em tal contexto, constata-se que o
treinamento como atividade é caracterizado pela parceria com o cliente.
treinamento como atividade é caracterizado pela preparação do ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento.
treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de medição de resultados.
treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de avaliação da eficácia do desempenho.
treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.
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