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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.
Com relação aos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação, considere as afirmativas abaixo.
I. O treinamento envolve o processo de ensino-aprendizagem que conduz à aquisição de habilidades e competências, com propósito específico de curto prazo.
II. Desenvolvimento é uma noção abrangente, significando o conjunto de oportunidades fornecidas pela organização para que o indivíduo desenvolva seu potencial como pessoa e como profissional, tendo propósitos genéricos de longo prazo.
III. Educação é um processo sistemático, planejado e controlado, a partir da experiência, e visa alterar conceitos, habilidades, atitudes e conhecimentos nos indivíduos e grupos, bem como reforçar o aspecto organizacional.
IV. Treinamento pode ser considerado com um sistema formado por subsistemas, inter-relacionados entre si e com o ambiente externo, compreendendo: avaliação das necessidades do treinamento; planejamento e avaliação do treinamento.
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em três níveis de análise: da organização total, dos Recursos Humanos e de operações e tarefas. Para cada um desses níveis, há um sistema envolvido e informações básicas diferentes que se interligam da seguinte forma:
a análise organizacional foca tanto os padrões de desempenho para a tarefa ou cargo, quanto as habilidades, os conhecimentos e as atitudes básicas para o desempenho de cada tarefa.
a análise de Recursos Humanos verifica a avaliação da força de trabalho, isto é, se os empregados possuem as habilidades, atitudes e os conhecimentos desejados pela organização.
a análise de operações determina os tipos de comportamentos que os empregados devem ter segundo a filosofia e a cultura organizacional, alinhados à missão e à ética empresarial.
a análise de Recursos Humanos permite a preparação do treinamento para cada cargo tomado isoladamente, a fim de que o ocupante adquira as habilidades necessárias ao seu desempenho.
a análise de operações e tarefas envolve o estudo da empresa como um todo e coleta informações referentes à sua missão, a seus objetivos, recursos e à distribuição desses recursos para a consecução dos objetivos.
Com o intuito de otimizar a aprendizagem, as técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação, foco no processo ou no conteúdo.
Sobre essas técnicas de tratamento, tem-se queas técnicas desenhadas para a transmissão de conhecimento ou informação, como a técnica de leitura, recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador, são orientadas para o processo e buscam a programação sistemática do conhecimento.
o empregado nos treinamentos no local de trabalho (on the job) aprende enquanto trabalha, e tais treinamentos são ministrados por intermédio de funcionários, supervisores ou especialistas de staff, que utilizam simulação, jogos, métodos de estudo de casos e role-playing.
o treinamento fora do local de trabalho é realizado depois do ingresso na organização, encontra grande acolhida em razão de sua praticabilidade, e apresenta várias modalidades, como o rodízio de cargos, o treinamento em tarefas e o enriquecimento do cargo.
o programa de integração é uma técnica de treinamento utilizada antes do ingresso no trabalho e oferece ao novo empregado informações gerais sobre a empresa, direitos e deveres de pessoal, regulamentos e procedimentos internos, descrição detalhada do cargo.
uma das técnicas de treinamento aplicadas depois do ingresso no trabalho é a indução e a programação sistemática, na qual se explica ao novo empregado sua posição na organização e se desenvolvem suas habilidades interpessoais.
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Conhecimentos, habilidades e atitudes constituem atributos inerentes a qualquer tipo de competência humana. Acerca das competências interpessoais, julgue os itens a seguir.
Diferentemente das competências de natureza técnica, as de caráter interpessoal podem ser desenvolvidas em ciclos de aprendizagem mais encurtados.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.
Mediante a curva de aprendizagem, pode-se observar como, ao longo do tempo, as organizações alcançaram resultados que lhe conferiram vantagens competitivas.
Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.
As competências múltiplas referem-se às capacidades de aprendizagem que indicam, em uma organização, as melhores alternativas de aprendizagem ao longo do tempo.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.
A produção dos sistemas de informação que apoiam a gestão da aprendizagem, buscando combinar as diferentes competências existentes na organização, é feita no âmbito da organização de aprendizagem.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.
Aprender a aprender consiste em uma habilidade que propicia às pessoas assimilar novas competências e fortalecer seus talentos em uma organização.
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No que se refere ao desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
Na avaliação das necessidades de capacitação, utilizam-se as taxonomias de resultados de aprendizagem e escolhem-se estratégias, de acordo com o grau de complexidade do objetivo.
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