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Administração - Teorias em Marketing - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
As cinco alternativas mostradas a seguir apresentam propostas distintas de geração de valor para o consumidor. Assinale a que melhor caracteriza o erro no planejamento de marketing a que historicamente se convencionou denominar miopia de marketing.
Quando uma pesquisa de satisfação apurou que seus clientes preferiam óculos de grau com armação dourada, a Ótica Leila solicitou a seus fornecedores que passassem a fabricar hastes folheadas a ouro ou com material sintético que imitasse o aspecto desse metal.
O setor de telemarketing da indústria de fermentos Topinho começou a receber perguntas de clientes residentes em zonas rurais querendo saber se o fermento de bolo também servia para aumentar a produtividade agrícola, e a partir daí a empresa realizou estudos cientifícos e testes de mercado, para posteriormente produzir fermentos que podem ser potencialmente aproveitados na lavoura, e todos obtiveram imediata aceitação pelo mercado.
O engenheiro que dirige o setor de inovações da Elétrica Amarela foi tomado pela ideia de criar um novo interruptor luminoso que funciona com o barulho de uma buzina, e agora basta que a gerência de vendas para novos produtos da empresa elabore uma forma rápida de apresentar esse invento aos varejistas e atacadistas para que o sucesso no mercado seja assegurado.
O departamento de pesquisa e desenvolvimento da montadora Vitor Motores recebeu a incumbência de adaptar seus automóveis às necessidades específicas de um público cada vez mais numeroso e exigente: as pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida.
Depois de conversar com suas clientes e descobrir que elas entram na loja para ficar mais bonitas e mais felizes, não apenas mais perfumadas, a Perfumaria Nandoca passou a disponibilizar em suas gôndolas maquiagens, xampus e suplementos vitamínicos para cabelos.
Segundo o livro Mercator XXI, o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, quais sejam:
conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade.
evitar conversar prolongadas com o cliente e impor suas ideias a eles.
conhecer bem o produto e divulgar as necessidades da empresa.
conhecer bem o cliente, saber convencer e fazê-lo escutar quais as suas necessidades da empresa.
Na gestão de marketing, uma oferta será bem-sucedida se proporcionar alguns aspectos ao comprador, tais como a relação entre os benefícios e custos tangíveis e intangíveis, bem como os julgamentos comparativos acerca do desempenho percebido de um produto com relação às suas expectativas. Estes aspectos estão associados à ideia de:
transações e emoções.
eficiência e subjetividade
valor e satisfação.
comparação e eficácia.
seleção e julgamento.
Administração - Teorias em Marketing - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A respeito do Programa 5S, assinale a opção INCORRETA.
O Ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para manter e melhorar as Diretrizes de controle de um processo.
Melhorar continuamente um processo significa aperfeiçoar continuamente os padrões de equipamentos, de materiais, de procedimentos, de produto e técnicos.
Os objetivos principais do Programa 5S são: melhorar a qualidade de vida dos administradores, transformando o ambiente da empresa e as atividades das pessoas; e aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios e reduzindo custos.
O caminho do sucesso para obter melhorias contínuas nos processos é o de conjugar os dois tipos de gerenciamento: manutenção e melhorias.
Administração - Teorias em Marketing - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O Supply Chain Management (SCM) integra uma empresa com outras firmas da cadeia de suprimentos: fornecedores, clientes e provedores compartilham informações e planos necessários para tornar o canal mais eficiente e competitivo. Em relação a isso, analise as afirmativas que seguem.
I O e-business é uma ferramenta importante na gestão do Supply Chain.
II O comércio eletrônico possibilita a quebra de oligopólios e o surgimento de novas organizações e possibilitará, ainda, uma melhor integração das cadeias de abastecimento, tornando-as logisticamente muito mais eficientes.
III A maior desvantagem do SCM pode residir nos custos da tecnologia necessária para a implantação da integração eletrônica da cadeia.
IV Dentro do Supply Chain, os produtores buscam os materiais necessários às suas operações com os fornecedores através do e-collaboration.
Assinale a opção que contempla somente afirmativas corretas.
I, II e III
II e IV
III e IV
I, II, III e IV
Uma determinada empresa desenvolve suas ações de marketing de relacionamento tentando sempre oferecer um produto igual ou superior ao oferecido pela concorrência.
O nível de investimento em marketing de relacionamento praticado por essa empresa é classificado como
básico
reativo
responsável
proativo
parceria
Uma empresa fabricante de vidros investiu a metade de suas receitas, nos últimos dois anos, no desenvolvimento de um novo produto e conseguiu desenvolver o vidro mais resistente e flexível do mercado. Visando a atingir a faixa mais alta do mercado, a empresa decidiu praticar um preço em média 20% acima da média dos preços praticados pelos concorrentes.
A estratégia de marketing mix dessa empresa é classificada como
bater e correr
preço alto
superbarganha
penetração
Premium
Administração - Teorias em Marketing - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O conceito de competência essencial desenvolvido por Hamel e Prahalad tem como principal ação
o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem os fornecedores.
a formação de alianças estratégicas e como antecipar sua evolução e resultados.
a distinção entre planejamento estratégico e pensamento estratégico.
a lógica de entrada X operações X logística de saída X marketing e vendas X serviços.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O processo educacional de curto prazo que objetiva melhorar a competência do empregado para o desempenho do cargo atual, mediante procedimentos organizados, chama-se:
Treinamento.
Desenvolvimento pessoal.
Desenvolvimento de carreira.
Desenvolvimento corporativo.
Desenvolvimento organizacional.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Que método de treinamento caracteriza um funcionário treinado no cargo por um trabalhador com mais experiência ou por seu supervisor, recebendo os conhecimentos necessários para o seu melhor desempenho?
Simulação
Coaching
Dramatização
Rotação de cargos
Modelagem de comportamento
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