Questões de Administração do ano 2012

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As cinco alternativas mostradas a seguir apresentam propostas distintas de geração de valor para o consumidor. Assinale a que melhor caracteriza o erro no planejamento de marketing a que historicamente se convencionou denominar “miopia de marketing”.

  • A.

    Quando uma pesquisa de satisfação apurou que seus clientes preferiam óculos de grau com armação dourada, a Ótica Leila solicitou a seus fornecedores que passassem a fabricar hastes folheadas a ouro ou com material sintético que imitasse o aspecto desse metal.

  • B.

    O setor de telemarketing da indústria de fermentos Topinho começou a receber perguntas de clientes residentes em zonas rurais querendo saber se o fermento de bolo também servia para aumentar a produtividade agrícola, e a partir daí a empresa realizou estudos cientifícos e testes de mercado, para posteriormente produzir fermentos que podem ser potencialmente aproveitados na lavoura, e todos obtiveram imediata aceitação pelo mercado.

  • C.

    O engenheiro que dirige o setor de inovações da Elétrica Amarela foi tomado pela ideia de criar um novo interruptor luminoso que funciona com o barulho de uma buzina, e agora basta que a gerência de vendas para novos produtos da empresa elabore uma forma rápida de apresentar esse invento aos varejistas e atacadistas para que o sucesso no mercado seja assegurado.

  • D.

    O departamento de pesquisa e desenvolvimento da montadora Vitor Motores recebeu a incumbência de adaptar seus automóveis às necessidades específicas de um público cada vez mais numeroso e exigente: as pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida.

  • E.

    Depois de conversar com suas clientes e descobrir que elas entram na loja para ficar mais bonitas e mais felizes, não apenas mais perfumadas, a Perfumaria Nandoca passou a disponibilizar em suas gôndolas maquiagens, xampus e suplementos vitamínicos para cabelos.

Segundo o livro Mercator XXI, o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, quais sejam:

  • A.

    conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade.

  • B.

    evitar conversar prolongadas com o cliente e impor suas ideias a eles.

  • C.

    conhecer bem o produto e divulgar as necessidades da empresa.

  • D.

    conhecer bem o cliente, saber convencer e fazê-lo escutar quais as suas necessidades da empresa.

Na gestão de marketing, uma oferta será bem-sucedida se proporcionar alguns aspectos ao comprador, tais como a relação entre os benefícios e custos tangíveis e intangíveis, bem como os julgamentos comparativos acerca do desempenho percebido de um produto com relação às suas expectativas. Estes aspectos estão associados à ideia de:

  • A.

    transações e emoções.

  • B.

    eficiência e subjetividade

  • C.

    valor e satisfação.

  • D.

    comparação e eficácia.

  • E.

    seleção e julgamento.

A respeito do Programa 5S, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    O Ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para manter e melhorar as “Diretrizes de controle” de um processo.

  • B.

    Melhorar continuamente um processo significa aperfeiçoar continuamente os padrões de equipamentos, de materiais, de procedimentos, de produto e técnicos.

  • C.

    Os objetivos principais do Programa 5S são: melhorar a qualidade de vida dos administradores, transformando o ambiente da empresa e as atividades das pessoas; e aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios e reduzindo custos.

  • D.

    O caminho do sucesso para obter melhorias contínuas nos processos é o de conjugar os dois tipos de gerenciamento: manutenção e melhorias.

O Supply Chain Management (SCM) integra uma empresa com outras firmas da cadeia de suprimentos: fornecedores, clientes e provedores compartilham informações e planos necessários para tornar o canal mais eficiente e competitivo. Em relação a isso, analise as afirmativas que seguem.

I O e-business é uma ferramenta importante na gestão do Supply Chain.

II O comércio eletrônico possibilita a quebra de oligopólios e o surgimento de novas organizações e possibilitará, ainda, uma melhor integração das cadeias de abastecimento, tornando-as logisticamente muito mais eficientes.

III A maior desvantagem do SCM pode residir nos custos da tecnologia necessária para a implantação da integração eletrônica da cadeia.

IV Dentro do Supply Chain, os produtores buscam os materiais necessários às suas operações com os fornecedores através do e-collaboration.

Assinale a opção que contempla somente afirmativas corretas.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    III e IV

  • D.

    I, II, III e IV

Uma determinada empresa desenvolve suas ações de marketing de relacionamento tentando sempre oferecer um produto igual ou superior ao oferecido pela concorrência.

O nível de investimento em marketing de relacionamento praticado por essa empresa é classificado como

  • A.

    básico

  • B.

    reativo

  • C.

    responsável

  • D.

    proativo

  • E.

    parceria

Uma empresa fabricante de vidros investiu a metade de suas receitas, nos últimos dois anos, no desenvolvimento de um novo produto e conseguiu desenvolver o vidro mais resistente e flexível do mercado. Visando a atingir a faixa mais alta do mercado, a empresa decidiu praticar um preço em média 20% acima da média dos preços praticados pelos concorrentes.

A estratégia de marketing mix dessa empresa é classificada como

  • A.

    bater e correr

  • B.

    preço alto

  • C.

    superbarganha

  • D.

    penetração

  • E.

    Premium

O conceito de competência essencial desenvolvido por Hamel e Prahalad tem como principal ação

  • A.

    o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem os fornecedores.

  • B.

    a formação de alianças estratégicas e como antecipar sua evolução e resultados.

  • C.

    a distinção entre planejamento estratégico e pensamento estratégico.

  • D.

    a lógica de entrada X operações X logística de saída X marketing e vendas X serviços.

  • E. o desenvolvimento de habilidade e tecnologia que permite oferecer benefício ao cliente.

O processo educacional de curto prazo que objetiva melhorar a competência do empregado para o desempenho do cargo atual, mediante procedimentos organizados, chama-se:

  • A.

    Treinamento.

  • B.

    Desenvolvimento pessoal.

  • C.

    Desenvolvimento de carreira.

  • D.

    Desenvolvimento corporativo.

  • E.

    Desenvolvimento organizacional.

Que método de treinamento caracteriza um funcionário treinado no cargo por um trabalhador com mais experiência ou por seu supervisor, recebendo os conhecimentos necessários para o seu melhor desempenho?

  • A.

    Simulação

  • B.

    Coaching

  • C.

    Dramatização

  • D.

    Rotação de cargos

  • E.

    Modelagem de comportamento

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