Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao considerar a criação de uma organização de aprendizagem, é correto afirmar que
o modelo caracteriza-se por valer-se, entre outros, do compartilhamento aberto de informações e de um clima organizacional que requer atenção e confiança entre os colaboradores.
a liderança tem um papel importante neste modelo de organização, por combinar a cooperação entre liderados e um enfoque na eficácia dos processos.
é crucial numa organização de aprendizagem que os colaboradores sejam livres para trabalhar uns com os outros, devendo ser eliminadas barreiras estruturais e físicas existentes.
em uma organização de aprendizagem os líderes devem atuar tanto na direção e controle de equipes como enquanto facilitadores e apoiadores da mesma.
as organizações de aprendizagem podem ser caracterizadas como um projeto organizacional, ao invés de uma filosofia organizacional que tem implicações em um projeto de mudança.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A visão de que uma organização é um sistema composto de subsistemas e delineado por limites identificáveis em relação ao seu supra-sistema ambiental refere-se especificamente à teoria:
das relações humanas.
comportamental.
da contingência.
neoclássica.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Na Teoria da Contingência, a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o seu comportamento é denominada:
tensão latente.
motivação para o trabalho.
autoestima do grupo.
solução de conflitos.
clima organizacional.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência à evolução, às principais abordagens e a aspectos diversos da administração no Brasil, julgue os itens a seguir.
A abordagem da contingência diferencia-se das demais abordagens por preconizar os imperativos ambientais e tecnológicos que influenciam as organizações.
Quando propomos que a eficácia do líder reside na sua capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situação estamos nos apoiando em uma abordagem
contingencial.
sistêmica.
funcionalista.
interacionista simbólica.
organizacional.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a teoria da contingência, as organizações se estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.
O contato do sistema organizacional com as contingências impostas pelo ambiente ocorre no nível operacional, que lida com as incertezas e a imprevisibilidade.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a teoria da contingência, as organizações se estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.
O nível operacional ocupa-se do tempo presente, do cotidiano e da execução eficiente das tarefas da organização.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a teoria da contingência, as organizações se estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.
Considerado um componente estratégico, o nível institucional ocupa-se da integração e coordenação das atividades internas.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Tendo como base as escolas do pensamento administrativo, assinale a alternativa correta.
Segundo o modelo weberiano de organização, o conceito de burocracia causa na realidade ineficiência e disfunção ao sistema organizacional.
A administração científica tem como característica básica a ênfase na estrutura pelo conceito de racionalidade do trabalho a nível operacional.
A teoria clássica, apesar de possuir como ênfase a estrutura, não teve como um dos principais objetivos os princípios gerais da administração.
O enfoque na múltipla abordagem, no que se refere à organização formal e informal, é característica da teoria estruturalista.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No segmento de texto acima estão presentes, com mais intensidade, nuances e características dos modelos:
gerencial e burocrático.
governança e gerencial.
burocrático e governança.
governança e patrimonialista.
patrimonialista e empreendedor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...