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O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal. Nas alternativas a seguir existem aspectos relativos às características das organizações informais e um aspecto relativo às origens das organizações informais. Assinale a alternativa que contém o aspecto relativo às origens das organizações informais:
As pessoas em associação com as outras, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam situações pessoais de simpatia e de antipatia.
Há o reflexo da colaboração espontânea que pode e deve ser aplicado a favor da empresa.
os interesses comuns das pessoas, que, através deles, passam a se sintonizar mais intimamente.
A organização informal escapa ao local físico e ao horário de trabalho da empresa.
Os grupos informais desenvolvem, espontaneamente, padrões de relações e atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas.
Na Teoria das Relações Humanas são enfatizados os grupos e as pessoas. Nesse sentido, o grupo que trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho, a fim de comparar os resultados com o grupo experimental, é denominado grupo:
estável;
de regulação;
padrão
de referência;
de controle.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Quando consideramos a organização como um sistema, alguns parâmetros são importantes (ambiente, entradas, processamento, saída e retroação). Qual deles diz respeito à correção do funcionamento do sistema?
Saída.
Retroação.
Processamento.
Ambiente.
Entrada.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Uma das ideias apresentadas pela Teoria Comportamental da administração refere-se aos sistemas de administração desenvolvidos por Rensis Likert, segundo os quais as organizações podem assumir feições diferentes, dependendo de condições internas e externas. Considerando esses diferentes sistemas de administração, é CORRETO afirmar que:
no sistema autoritário-coercitivo, o processo decisorial é relativamente descentralizado e participativo.
no sistema participativo, ocorre ênfase nas recompensas materiais, principalmente salários.
a forte desconfiança entre as pessoas e um precário sistema de informações são típicos de sistemas autoritário-benevolentes.
no sistema consultivo, o fluxo de informações no sentido vertical e horizontal é facilitado.
o processo decisorial nos sistemas consultivos é centralizado na cúpula da organização.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
O psicólogo Abraham Maslow é autor da teoria que pressupõe a existência de três necessidades específicas, dispostas de maneira separada, sem hierarquização, quais sejam: realização, filiação e poder.
Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.
Um membro da equipe cuja personalidade possibilita caracterizá-lo como observador apresenta dificuldade em se relacionar com o grupo e manter um contato mais estreito com as pessoas.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.
Um colaborador com o perfil denominado de pacificador tem facilidade para aceitar as mudanças a serem implementadas pela equipe e adaptar-se a elas.
Dentre as teorias contemporâneas da administração que enfatizam as pessoas, aquela que prioriza a motivação e a liderança é a teoria
das relações humanas.
do desenvolvimento organizacional.
do comportamento organizacional
da contingência.
dos sistemas.
A aprendizagem organizacional deve ser entendida como distinta da aprendizagem individual ao destacar
as técnicas e os mecanismos de aprender com a experiência.
o grupo como ponto de partida do processo.
o ensino de conteúdos teórico-conceituais.
a repetição de conteúdos meramente instrumentais.
a aprendizagem-ação como método principal de ensino.
Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram um modelo de liderança contingencial baseado no ciclo de vida, cuja proposta de estilo eficaz é baseada na maturidade dos subordinados de trabalho. O conceito de maturidade inclui duas dimensões: a de trabalho (capacidade) e a psicológica (disposição). Os estilos de liderança têm relação com o grau de maturidade dos subordinados. Cada estilo é caracterizado por palavras-chave. Para maturidade baixa dos subordinados a palavra-chave é
Persuadir.
Compartilhar.
Delegar.
Interagir.
Determinar.
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