Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Embora a teoria LPC (questionário do colega de quem menos gosto) de Fiedler seja a teoria contingencial de liderança mais amplamente pesquisada, outras teorias ajudaram a compreender as influências da situação na qual a liderança é exercida.

Entre elas, destaca-se a teoria da liderança situacional (TLS) de Hersey e Blanchard, afirmando que

  • A.

    a liderança eficaz é uma função de três variáveis – o estilo do líder (L), a maturidade do liderado (l), o desempenho (D) – expressa através da seguinte fórmula: E = (L, l, D).

  • B.

    a relação entre líder e membros reflete o grau em que um líder é aceito, o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros têm por seu líder, além de gerar reações emocionais positivas de seus subordinados.

  • C.

    o estilo de liderança de uma pessoa é fixo, e sua eficácia depende tanto do grau de estruturação e formalização da tarefa quanto do grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder.

  • D.

    o líder deve apoiar-se mais no comportamento voltado para a tarefa e menos para o voltado ao relacionamento quando a prontidão de um dos membros do grupo cresce.

  • E.

    o líder precisará, se os seguidores forem imaturos, dar instruções claras e específicas orientadas para tarefas, e, se eles forem muito maduros, o líder deverá aumentar a delegação.

Com relação a processo decisório e liderança, julgue os itens seguintes.

A liderança democrática resulta em atitudes mais positivas dos colaboradores, enquanto a liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.

A situação da escola como não trabalho tendeu a se alterar a partir da década de 60 com o surgimento da Teoria do Capital Humano. A educação deixou de ter, então, caráter meramente ornamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Na corrente cognitivista, os experimentos com cães e ratos em laboratórios influenciaram inicialmente o modelo de condicionamento clássico (com Pavlov, Thorndike, Watson e Guthrie) e, posteriormente, o modelo de condicionamento operante (com Skinner).

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    2 - 1 - 3

  • B.

    1 - 2 - 3

  • C.

    3 - 2 - 1

  • D.

    1 - 3 - 2

  • E.

    3 - 1 - 2

Acerca do trabalho em equipe, analise as assertivas abaixo classificando-as como verdadeiras ou falsas. Ao final, assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

( ) Em uma equipe todos aprendem juntos, compartilham tarefas e responsabilidades; dar e receber feedback também faz parte desse processo de aprendizagem.

( ) Dentro das equipes a competição interpessoal é plenamente aceita, uma vez que atualmente competir é uma conduta institucionalizada e completamente aceita.

( ) É fundamental saber conviver com traços e valores de cada um e aproveitar essas diferenças para adquirir competências.

( ) Em uma equipe de alto desempenho, os integrantes estão extremamente preocupados com seu próprio desempenho.

  • A.

    V, F, V, V

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    V, F, F, F

  • D.

    V, V, V,V

  • E.

    V, V, V, F

A liderança é vista como um processo em que se estabelecem

  • A.

    relações de influência entre pessoas.

  • B.

    interrelações entre homens e máquinas.

  • C.

    espaços sociais autônomos.

  • D.

    a cultura do poder e aspectos sociológicos.

  • E.

    a razão e o cenário para manutenção da ordem.

A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a)

  • A.

    enfoque multimotivacional, que justifica a existência da organização na necessidade de seus participantes satisfazerem um objetivo único, como, por exemplo, o lucro.

  • B.

    sistema adaptativo, que traz como consequência uma focalização nos seus resultados, em vez da ênfase sobre o processo.

  • C.

    abordagem dinâmica que desloca a ênfase da organização na estrutura e que adiciona a ênfase sobre o processo de interação entre as partes que ocorrem dentro da estrutura.

  • D.

    abordagem probabilística, demonstrando que muitas variáveis podem ser explicadas com base na certeza e na racionalidade estatística.

  • E.

    abordagem normativa e prescritiva, que sugere o que e como fazer para monitorar a escolha dos objetivos e métodos da tomada de decisão.

Com base na figura apresentada é correto afirmar que, de acordo com a Teoria dos Sistemas, as organizações constituem-se em

  • A.

    sistemas abertos e dinâmicos, compostos de diferentes partes inter-relacionadas, que se operam na consecução de objetivos comuns, caracterizados não por suas partes, mas sim pelas inter-relações existentes entre elas.

  • B.

    sistemas abertos e estáticos, compostos de diferentes partes inter-relacionadas, que se operam na consecução de objetivos comuns, caracterizados não por inter-relações, mas sim por suas partes componentes.

  • C.

    sistemas fechados e estáticos, compostos de diferentes partes inter-relacionadas, que se operam na consecução de objetivos comuns, caracterizados não por suas partes, mas sim pelas inter-relações existentes entre elas.

  • D.

    sistemas mecânicos e estáticos, compostos de diferentes estruturas, que se operam de forma isolada na consecução de objetivos comuns, caracterizados por suas partes componentes e não por relações entre elas.

  • E.

    sistemas orgânicos e fechados, compostos de diferentes partes inter-relacionadas, que se operam na consecução de objetivos comuns, caracterizados não por suas partes, mas sim pelas funções que cada uma exerce.

Qual das opções abaixo concebe a organização como um sistema social formado de subsistemas e que deve interagir com o meio externo para garantir sua sobrevivência?

  • A.

    Teoria dos Sistemas Lineares

  • B.

    Teoria dos Sistemas Fechados

  • C.

    Teoria dos Sistemas Complementares

  • D.

    Teoria dos Sistemas Múltiplos

  • E.

    Teoria Geral dos Sistemas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...