Questões de Administração do ano 2012

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Julgue os próximos itens, que versam acerca da gestão da qualidade dentro de uma organização.

A gestão da qualidade deve ser entendida como um processo contínuo na busca da excelência da qualidade de produtos e serviços, primando pela adoção de mecanismos de observação direta com o objetivo de identificar as necessidades e aspirações dos clientes/usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.

Visando melhor administrar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e as atividades decorrentes do processo de premiação em todo o território nacional, bem como fazer a representação institucional do PNQ nos fóruns internacionais, foi criada a Fundação Nacional da Qualidade, entidade privada e sem fins lucrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.

O objetivo da ISO (International Association for Standardization) consiste na elaboração de padrões, ou normas internacionais, de modo a facilitar as relações comerciais entre os países. O Brasil é representado na ISO pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.

O Manual de Controle de Qualidade, de 1951, elaborado por Joseph M. Juran, é considerado o marco inicial da corrida pela qualidade total. Outros autores também se destacaram com contribuições nessa área, ente eles, Feigenbaun, Deming, Ishikawa e Darvin.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.

Na busca pelo aprimoramento da qualidade, ferramentas básicas auxiliam o gestor no estabelecimento de melhorias e na eliminação/redução de fontes de variação controláveis dos produtos/serviços. Essas ferramentas incluem o diagrama de Pareto, o diagrama de Ishikawa e o plano de ação 5W1H.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os diversos conceitos de qualidade, julgue os itens seguintes.

A inspeção, uma das etapas do controle de qualidade, tem por finalidade melhorar o nível de confiabilidade da qualidade do produto, visto que, por meio desse procedimento, se previnem defeitos do produto, garantindo-se a produção de bens e serviços satisfatórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os diversos conceitos de qualidade, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento da gestão da qualidade divide-se em quatro fases ou eras. Na primeira, chamada era da inspeção, realizava-se a inspeção dos produtos no final da linha de produção; na segunda, passou a ser realizado o controle estatístico do processo de produção, como medida preventiva à obtenção de qualidade; na terceira, a era do sistema de garantia da qualidade, a qualidade passou a ser considerada em todas as etapas do ciclo de produção e, na quarta, a era da gestão estratégica da qualidade, adotou-se a abordagem sistêmica, com foco no ambiente externo da organização e na melhoria contínua dos processos de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os diversos conceitos de qualidade, julgue os itens seguintes.

Pode-se definir qualidade como perfeição técnica, adequação ao uso e conformidade com as especificações, além do atendimento às necessidades e da satisfação do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação da qualidade relaciona-se ao conceito de qualidade. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Para que a gestão de qualidade seja de fato implementada na organização, é imprescindível o envolvimento da alta administração da empresa, que deve prover os recursos, disseminar informações, apoiar os processos e investir na capacitação de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação da qualidade relaciona-se ao conceito de qualidade. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A qualidade dos produtos e(ou) serviços depende da qualidade mantida ao longo da cadeia de suprimentos, isto é, das práticas de qualidade repassadas da empresa fornecedora para a empresa processadora e da empresa processadora para a empresa distribuidora. Caso a empresa processadora terceirize a distribuição de produtos e(ou)serviços, a responsabilidade pela garantia da qualidade deverá ser repassada à empresa contratada.

  • C. Certo
  • E. Errado
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