Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as soluções emergentes, o foi o kaizen primeiro método holístico que pregou a importância das pessoas e das equipes, participando e aplicando os seus conhecimentos. Sendo uma maneira de pensar e de agir,o kaizen:

  • A.

    baseia-se em equipes de especialistas, como ocorre com a administração da qualidade total, com a participação de todos os funcionários.

  • B.

    é uma maneira de pensar e de agir baseada em alguns princípios, como, por exemplo, treinar intensamente e capacitar todas as pessoas.

  • C.

    é estático, com manutenção do status quo , o que proporciona estabilidade aos processos nos quais esse método é utilizado.

  • D.

    propõe mudanças imediatas e visíveis que funcionam como efeito demonstração, para que as equipes se motivem com os resultados imediatos.

  • E.

    reestrutura os processos tal como a reengenharia, divergindo desta porque busca a solução em equipes internas, enquanto a reengenharia busca equipes externas.

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

O modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade permite que os vários elementos de uma organização sejam avaliados individualmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade, que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e a superação das suas expectativas, de forma que a satisfação dos clientes possa ser medida por meio de indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos para garantir a qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

Com relação às ferramentas da gestão da qualidade, as folhas de verificação são ferramentas que questionam o processo e são relevantes para alcançar a qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.

O diagrama de Ishikawa é recomendado para avaliar os principais aspectos e recursos valiosos que permitirão que os processos e projetos possam ter sucesso quando colocados em prática nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da qualidade, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com o conceito de qualidade total proposto por Ansoff, o departamento de qualidade da organização é responsável por assegurar a conformidade dos produtos e serviços.

  • B.

    De acordo com Deming, para a promoção da qualidade, é essencial a criação de slogans e metas para os colaboradores em que sejam estabelecidos níveis mais altos de produtividade e a não existência de defeitos.

  • C.

    Os princípios elencados por Deming incluem a elevação do nível de inspeção em massa da produção para auxiliar os mecanismos de controle de qualidade.

  • D.

    O método de administração da qualidade de Deming estimula um relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e confiança com um número reduzido de fornecedores.

  • E.

    O controle estatístico é um mecanismo que garante a qualidade dos produtos e serviços inspecionados.

Acerca das ferramentas administrativas que apoiam a gestão da qualidade, assinale a opção correta.

  • A.

    O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios.

  • B.

    O método just in time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um grande cadastro de fornecedores.

  • C.

    A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.

  • D.

    O princípio proposto pelo economista Vilfrido Pareto é uma técnica de priorização para as organizações, pois revela que, comumente, 5% das causas respondem por 95% dos efeitos.

  • E.

    O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é um poderoso instrumento de controle de custos, pois permite verificar de forma recorrente a gestão de estoques.

Um técnico judiciário foi incumbido de realizar a análise e a melhoria do processo de autuação de documentos recebidos do protocolo de determinado órgão, que estavam chegando com erros de encaminhamento. Nessa situação, assinale a opção que apresenta a ferramenta adequada a ser utilizada por esse técnico para descrever graficamente o relacionamento entre o gargalo do processo e as possíveis causas que possam estar gerando tais erros.

  • A.

    fluxograma

  • B.

    cadeia cliente-fornecedor

  • C.

    matriz GUT

  • D.

    5W2H

  • E.

    diagrama de Ishikawa

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão.

Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo:

  • A.

    Gestão da Qualidade.

  • B.

    PDCA (Plan, Do, Check, Action).

  • C.

    Curva de Aprendizagem.

  • D.

    Desenvolvimento Organizacional (DO).

  • E.

    PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...