Questões de Administração do ano 2013

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No que diz respeito à gestão de pessoas e aos seus processos constituintes, julgue os itens a seguir.

De acordo com a gestão de desempenho, as tarefas e atividades de uma organização devem ser realizadas com base nas competências e nos resultados dessa entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

A implantação da avaliação em rede tem enfrentado resistência das pessoas, uma vez que expõe os avaliados aos colegas, fornecedores e clientes durante o processo de avaliação, inibindo as possibilidades de crescimento pessoal do empregado dentro da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o, cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Toda avaliação é um processo de julgar o valor e as qualidades de uma pessoa.

Quando um gestor “… estende uma avaliação positiva ou negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente, ou seja, se ele é bom em algo, automaticamente torna‐se bom em tudo”, está cometendo o erro de avaliação denominado

  • A.

    tendência central.

  • B.

    efeito de recenticidade.

  • C.

    erro de fadiga.

  • D.

    efeito halo.

  • E.

    erro de “primeira impressão”.

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

O método denominado escolha forçada é utilizado por organizações que avaliam seus colaboradores com base em fatores de desempenho como assiduidade, criatividade e capacidade de trabalho, a partir de um sistema cujas notas variam de 1 a 5.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho capaz de diferenciar o bom desempenho do mau desempenho é a avaliação

  • A.

    aceitável.

  • B.

    sensível

  • C.

    relevante.

  • D.

    prática.

  • E.

    confiável.

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

As avaliações baseadas em uma cultura sem espaço de redefinição de regras e normas de conduta são prejudiciais à retenção de talentos, pois as oportunidades para discussão e transformação das condições e relações de trabalho são reduzidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

Os processos de avaliação de desempenho individual e de equipes, conforme praticados nas organizações após a reestruturação produtiva ocorrida na década de 90 do século passado, são positivos para o alto desempenho das equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

As avaliações de desempenho individual e de equipes pautadas na ideologia da excelência e nos pressupostos individualistas mantêm a hegemonia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o desenvolvimento das pessoas é fundamental para a manutenção ou a ampliação do diferencial competitivo da organização, julgue os itens subsequentes, relativos a gestão de desempenho e planos de carreira.

Segundo Dutra (2002), o desempenho de uma pessoa divide-se em três dimensões — desenvolvimento, esforço e comportamento —, que interagem entre si e que devem ser avaliadas de maneiras diferenciadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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