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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista que a função de pessoal denominada treinamento e desenvolvimento é responsável por qualificar os funcionários para os desafios presentes e futuros por que respondem as organizações, julgue os itens seguintes.
Um levantamento de necessidades de treinamento deve ser orientado pelas indicações dos funcionários sobre os cursos dos quais eles desejam participar em determinado período.
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Tendo em vista que a função de pessoal denominada treinamento e desenvolvimento é responsável por qualificar os funcionários para os desafios presentes e futuros por que respondem as organizações, julgue os itens seguintes.
Treinamentos não são úteis para resolver problemas de desempenho originados por situações de motivação dos funcionários.
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Tendo em vista que a função de pessoal denominada treinamento e desenvolvimento é responsável por qualificar os funcionários para os desafios presentes e futuros por que respondem as organizações, julgue os itens seguintes.
Ações de treinamento e desenvolvimento devem ser utilizadas para corrigir falhas no desempenho atual dos funcionários.
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No que se refere ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, assinale a opção correta.
A execução de treinamentos presenciais e online deve ser monitorada apenas nos casos em que o planejamento não foi realizado, o que garante a efetividade dos objetivos.
As necessidades de treinamento e desenvolvimento devem ser identificadas a partir da concepção hierárquica das organizações, visto que aspectos organizacionais, funcionais, operacionais e individuais determinam a existência ou não dessas necessidades.
Os modelos de avaliação que consideram apenas os efeitos imediatos de ações de desenvolvimento e capacitação na aprendizagem individual tendem a explicar mais claramente o impacto de treinamentos nas estruturas organizacionais.
Avaliar o retorno sobre os investimentos em treinamento significa identificar quanto as pessoas treinadas geraram de lucro para as organizações.
O planejamento de ações de treinamento fundamenta-se nas necessidades de se definir quem deve ser treinado, em que deve ser treinado e até quando deve ser treinado, visto que essas três questões são as prioridades de execução de treinamentos.
Ana Mara é diretora de Recursos Humanos da empresa XZY com filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Como em toda empresa, na XZY também existem problemas: alta rotatividade de funcionários, muitas reclamações sobre os estilos de gerenciamento das pessoas, falta de oportunidade de crescimento profissional, não valorização da criatividade e muitos outros. Mediante esse quadro, Ana Mara optou por investir, de imediato, na formação de líderes. Adotou um curso de desenvolvimento gerencial composto de cinco módulos e, nestes, foram utilizadas várias estratégias lúdicas (jogos, simulações, RPG, Psicodrama, estudos de caso, danças circulares entre outras). Ana Mara sabe que é necessário continuar com o processo de desenvolvimento gerencial além de investir também no desenvolvimento de colaboradores de outros níveis. Para tanto, a empresa deverá promover ações de treinamento e desenvolvimento voltadas à melhoria das competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores, com vistas a melhorar sua atuação nos novos mercados. Para garantir a eficiência e eficácia deste processo, a área de treinamento deverá
elaborar, implementar e avaliar programas de treinamento, apoiados em estratégias lúdicas adequadas, que contemplem os objetivos estrategicamente defi nidos pela organização.
efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando somente os objetivos organiza cionais e pessoais dos colaboradores.
efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando os objetivos organizacionais e definindo as competências a serem adquiridas pelo colaborador para sua vida profissional e principal mente pessoal.
elaborar um programa de treinamento que contenha o momento da crise mercadológica e a análise dos lucros escolhendo como estratégia a ser utilizada o psicodrama.
realizar uma avaliação do treinamento aplicando danças circulares e RPG para mensurar as competências técnicas e comportamentais dos treinados.
O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Muitas dessas informações devem ser cuidadosamente agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis às mãos de certos administradores de linha. Com isso, a determinação das necessidades de treinamento fica sob a responsabilidade de linha e uma função de staff. Desta forma, cabe
à assessoria e ou consultoria contratada investigar todo plano de treinamento para aprovação do treina mento aplicado.
ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas e todas as decisões sobre o treinamento aplicado.
aos colaboradores, assessoria e ou consultoria contratada decidir sobre os problemas de diagnóstico.
aos subsistemas de recursos humanos possibilitar que os diversos setores do treinamento se integrem.
aos sistemas de informação de recursos humanos que integrem a dependência do treinamento aplicado.
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Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).
Na situação considerada, o funcionário empreendeu uma reestruturação com base em um conceito emergente, oriundo das mudanças geradas nas organizações provocadas pela revolução industrial.
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Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).
No novo departamento, devem-se aplicar os princípios e as práticas de sucesso da EC, como, por exemplo, o princípio da perpetuidade, que considera a EC um veículo de disseminação da cultura organizacional.
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Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).
Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.
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Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).
Caso se implante um amplo programa de educação corporativa na referida empresa, possivelmente haverá aumento na competitividade e no valor de mercado por meio do aumento do valor das pessoas.
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