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Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne a etapas e classificações da receita orçamentária, assinale a opção correta.
Na etapa de recolhimento, os valores arrecadados são transferidos para as diversas contas existentes do Tesouro Nacional, conforme a natureza da arrecadação.
Quaisquer receitas orçamentárias devem passar, necessariamente, por todas as etapas de ocorrência dos fenômenos econômicos, que são: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
As receitas lançadas e não recebidas pertencem ao exercício em que forem efetivamente arrecadadas.
As receitas orçamentárias são classificadas pelo regime de competência.
A etapa de recolhimento corresponde à entrega dos recursos ao Tesouro Nacional por contribuintes e devedores.
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Em relação à origem e às fontes da receita orçamentária, assinale a opção correta.
Para que determinada taxa de serviço público possa ser cobrada, é necessário que o contribuinte efetivamente faça uso do serviço prestado.
Tarifas são receitas compulsórias decorrentes da prestação de serviços públicos específicos, legitimadas por lei e regidas por normas de direito público.
Receitas derivadas da extração mineral são classificadas como receitas industriais.
Contribuições sociais são exemplos de receitas tributárias.
Impostos são as receitas cujo fato gerador é a utilização de determinados serviços públicos, sob os pontos de vista material e formal.
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A respeito da classificação da despesa por esfera orçamentária, assinale a opção correta.
No orçamento fiscal, são registradas somente as despesas do Poder Executivo.
No orçamento, não são considerados os investimentos de empresas de economia mista, como o Banco do Brasil S.A.
Os gastos com o programa Bolsa-Família integram o orçamento fiscal.
Na LOA, a esfera tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao orçamento fiscal, tanto da seguridade social quanto dos investimentos em empresas estatais.
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Assinale a opção correta com base nos conceitos relacionados à classificação funcional das despesas públicas.
A classificação funcional é representada por cinco dígitos, sendo os dois primeiros relativos às funções e os três últimos, às subfunções.
A classificação funcional define em que esfera do orçamento será realizada a despesa.
O menor nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público é definido pela função.
As despesas associadas a bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente são englobadas pela função encargos especiais.
A classificação funcional da despesa depende de classificação prévia por programas de governo.
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Em relação à dívida ativa da União, assinale a opção correta.
Na dívida ativa, são inscritos unicamente os débitos referentes a pessoas jurídicas.
Os débitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social não compõem a dívida ativa da União.
A dívida ativa é atualizada anualmente pela taxa de juros de longo prazo.
A dívida ativa corresponde aos créditos da fazenda pública de natureza exclusivamente tributária.
Embora sejam admitidos recurso e prova em contrário, a certidão de dívida ativa possui caráter líquido e certo.
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A classificação da despesa é processo chave para organização racional do orçamento do governo. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.
A realização de projeto de construção de trecho rodoviário é exemplo de operação especial.
As operações especiais são despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, uma vez que, de suas ações, não resulta novo produto ou contraprestação direta de serviços.
Considerando a classificação pelo indicador de resultado primário, as despesas de investimento das empresas estatais impactam negativamente o resultado primário.
O projeto é instrumento de programação do qual resulta produto necessário à manutenção da ação do governo.
Atividade constitui instrumento de programação orçamentária que resulta em produto e, portanto, concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do governo.
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Considerando os requisitos legais e contábeis para enquadramento das despesas em restos a pagar, assinale a opção correta.
Todas as despesas incluídas em restos a pagar constituem obrigação real do Estado.
Todas as despesas de exercícios encerrados devem ser inscritas como restos a pagar.
As diárias e ajudas de custo podem ser inscritas em restos a pagar para pagamento em exercício posterior.
Os restos a pagar de despesas não processadas constituem as obrigações empenhadas, mas não liquidadas.
Os restos a pagar de despesas não processadas referem-se àquelas despesas que já passaram pela fase de liquidação, mas ainda não foram efetivamente pagas.
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Com base na definição das despesas de exercícios anteriores para fins de orçamento público, assinale a opção correta.
Os restos a pagar com prescrição interrompida são inscritos como despesas de exercícios anteriores.
As despesas com restos a pagar não podem ser inscritas como despesas de exercícios anteriores.
Uma despesa originada em 2010, mas que tenha sido reconhecida, empenhada e paga em 2013, deverá ser contabilizada como despesa corrente de 2013.
Dívidas de exercícios anteriores que dependam de requerimento do favorecido prescrevem em vinte anos, contados a partir do ato ou fato que tiver dado origem ao respectivo direito.
As despesas de exercícios anteriores devem ser pagas até o encerramento do primeiro trimestre do exercício subsequente.
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No que diz respeito às dívidas públicas da União, dos estados e dos municípios, assinale a opção correta.
A dívida fundada inclui os restos a pagar.
A dívida contraída para atender desequilíbrios orçamentários ou financiamento de obras e serviços públicos é classificada como dívida flutuante.
Os contratos de empréstimo ou financiamento com organismos multilaterais fazem parte da dívida fundada.
A dívida fundada é aquela contraída pela administração pública por breve e determinado período de tempo.
A dívida flutuante é fundamentada em contratos de empréstimo ou financiamento com agências governamentais ou credores privados, que geram compromissos de exigibilidade superior a doze meses.
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Assinale a opção correta à luz dos princípios a serem observados na execução da despesa por suprimento de fundos.
Qualquer despesa pode ser realizada com recursos de suprimento de fundos.
A despesa por suprimento de fundos dispensa a obrigatoriedade de licitação.
As despesas relativas à alimentação de ministros de Estado em viagens ao exterior devem ser pagas por suprimento de fundos.
Em viagens dentro do país, é vedada a utilização de suprimento de fundos para pagamento de despesas com transportes.
A concessão de suprimento de fundos, por ter caráter excepcional, não observa os três estágios da despesa.
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