Questões de Administração do ano 2013

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Assinale a opção correta a respeito dos estágios da despesa pública.

  • A.

    O empenho ordinário é feito para pagamento, de forma parcelada, de despesa previamente conhecida.

  • B.

    Aluguéis e pensões são exemplos de empenho global.

  • C.

    Após o empenho, a despesa não pode mais ser cancelada.

  • D.

    O empenho cria para o Estado a obrigação de realizar o pagamento do crédito orçamentário.

  • E.

    A liquidação da despesa pública consiste no estágio de pagamento do credor.

Considerando os aspectos das estruturas no que referem à distribuição do poder nas organizações, a descentralização tem como vantagem:

  • A.

    Indivíduos mais preparados.

  • B.

    Decisão tomada por quem tem uma visão global (geral) da organização.

  • C.

    Uniformidade nas decisões.

  • D.

    Decisão tomada por quem vivencia a situação.

Considerando os estilos de liderança, um estilo que se caracteriza pelo excesso de liberdade permitida aos subordinados, possibilitando uma situação em que as pessoas não conhecem os objetivos e/ou realizem algo é denominado:

  • A.

    Liberal.

  • B.

    Autocrático.

  • C.

    Democrático.

  • D.

    Equipe.

uma das ferramentas do Sistema de gestão da qualidade é __________________, que tem a finalidade de atingir metas. É um método baseado na definição das metas, na determinação dos métodos para alcance das metas, educação, treinamento, execução do trabalho, verificação dos efeitos do trabalho executado e atuação no processo mediante resultados.

  • A.

    Ciclo de gerenciamento ABC.

  • B.

    Diagrama de Ishikawa.

  • C.

    Ciclo de PDCA (Plan=planejar, Do=fazer, Check=Verificar and Act=agir).

  • D.

    Iniciativa 5S.

Em relação à gestão de pessoas, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) A avaliação de desempenho profissional tem como objetivos documentar o desempenho profissional e detectar as necessidades de treinamento e de desenvolvimento de pessoal, considerando as competências adquiridas.

( ) A avaliação de desempenho profissional tem finalidade exclusiva de fornecer informações para aumento salarial.

( ) O trabalho e os profissionais são constantemente avaliados. Entretanto, o processo de avaliação de desempenho profissional pressupõe um sistema formal, provido de objetivos bem definidos e de adoção de métodos coerentes com a política e filosofia institucional.

  • A.

    V,V,V.

  • B.

    V,f,V.

  • C.

    f,f,f.

  • D.

    V,V,f.

Considerando os conflitos nas organizações e os estilos de negociações, o estilo que ao mesmo tempo é confrontador e cooperativo, sendo útil quando se necessita encontrar soluções nas quais os dois lados tenham seus interesses preservados; portanto, requer um compromisso mútuo é denominado:

  • A.

    Colaborativo.

  • B.

    Contestador.

  • C.

    Confrontador.

  • D.

    Dificultador.

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resul tados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados esta belecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

NÃO é um indicador de possível tendenciosidade da Administração, com relação a estimativas contábeis:

  • A. mudanças em estimativa contábil ou no método de elaboração da demonstração contábil, quando a Administração fez uma avaliação subjetiva de que houve mudança nas circunstâncias.
  • B. utilização das premissas da própria entidade para estimativas contábeis do valor justo, quando eles são inconsistentes com premissas do mercado observáveis.
  • C. seleção ou elaboração de premissas significativas que produzem uma estimativa pontual favorável para os objetivos da Administração.
  • D. dimensionamento da provisão para contingências tributárias fundamentada na posição de probabilidade de sucesso dos processos apresentada pelos advo gados da empresa.
  • E. seleção de estimativa pontual, que pode indicar um padrão de otimismo ou pessimismo.

Idalberto Chiavenato (2010) define a gestão de pessoas como um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, composto por seis processos básicos, entre eles os processos de aplicar pessoas, que são aqueles utilizados para

  • A. capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.
  • B. incentivar as pessoas, identificar e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
  • C. criar condições ambientais, psicológicas e grupais para as atividades das pessoas.
  • D. acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
  • E. desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.

O planejamento estratégico de gestão de pessoas define antecipadamente

  • A. qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura e idealmente precisa ser formulado juntamente com o planejamento estratégico da empresa como se ambos fossem uma coisa só.
  • B. quais variáveis devem ser consideradas para a implantação de um estilo de gestão eficaz e idealmente precisa ser aprovado por toda a empresa, por meio de um processo de participação por comitês.
  • C. as ações que deverão ser implantadas para elevar a qualidade e produtividade da organização e idealmente precisa ser formulado de forma independente sem interferência da estratégia da organização.
  • D. quais processos deverão ser adotados para posicionar a empresa frente à realidade de mercado atual e idealmente deve funcionar como um plano de ação para se estabelecer a estrutura funcional da organização.
  • E. quais dilemas organizacionais devem ser solucionados na busca de maior participação de mercado e idealmente deve considerar as práticas utilizadas pelos concorrentes na implantação de suas estratégias.
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