Questões de Administração do ano 2013

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Dois funcionários discutem em uma sala. Um deles quer a janela aberta e o outro a quer fechada. E ficam ambos discutindo o quanto abri-la: uma fresta, metade ou trêsquartos. Nenhuma solução satisfaz aos dois. Um terceiro funcionário entra e pergunta a um dos funcionários por que ele quer que a janela fique aberta: “Para que entre ar fresco”. Pergunta então, ao outro por que a quer fechada. “Para evitar corrente de ar”. Depois de pensar um minuto, o terceiro funcionário abre inteiramente a janela de uma sala ao lado, deixando entrar ar fresco sem correnteza.

Esse é um exemplo de uma solução de negociação baseada em

  • A. emoções.
  • B. posições.
  • C. interesses.
  • D. estratégias.
  • E. aparências.

De acordo com Fela Moscovici (1998), o autoconhecimento só pode ser obtido com a ajuda dos outros, por meio de feedback, o qual precisa ser elaborado para

  • A. autoaceitação de componentes do eu cego.
  • B. possibilitar reflexão racional.
  • C. incentivar a relação com o outro.
  • D. flexibilizar o eu inconsciente.
  • E. ajustar o eu percebido pelo outro.

Por meio de um programa de Avaliação de Desempenho, uma organização visualiza normalmente a possibilidade de administrar a mensuração de três campos organizacionais, que são os campos

  • A. da vontade, do fazer e teórico.
  • B. das atitudes, tático e das possibilidades.
  • C. da estratégia, experimental e operacional.
  • D. dos resultados, do conhecimento e do comportamento.
  • E. da técnica, da motivação e da excelência.

A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa

  • A. dar vazão às demandas de treinamento feitas pelo mercado de trabalho, considerando a diferença entre as habilidades do funcionário e aquelas exigidas para o cargo.
  • B. desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
  • C. possibilitar espaço educacional fora da sala de aula para que os funcionários possam adquirir experiência para se candidatarem a novas funções em novos negócios da empresa.
  • D. desenvolver novos hábitos de influência tanto na vida pessoal como profissional, treinando todos os funcionários para ocuparem cargos de liderança na empresa.
  • E. colocar em prática ações pontuais de ensinoaprendizagem com foco em instrumentos de educação à distância.

Os que defendem a tese da liderança situacional advogam que

  • A. o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente e com o grau de maturidade dos liderados.
  • B. a liderança é uma habilidade inata que envolve autocontrole e habilidade social diante das situações.
  • C. os líderes são os indivíduos que se encontram no ponto mais alto da curva de maturidade da organização.
  • D. a liderança somente pode ser desenvolvida em um ambiente de completa maturidade da organização.
  • E. o ambiente é o que determina o comportamento do líder, que deve ser substituído conforme as situações apresentadas.

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

Considere as afirmativas abaixo acerca da gestão por competências. I. Grupo focal é um dos instrumentos utilizados para identificação das competências necessárias a uma organização e consiste em uma entrevista coletiva. II. A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização. III. O mapeamento das competências corresponde ao critério de alocação dos colaboradores da organização na sua estrutura. Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e II.
  • E. I.

A partir da década de 40 do século passado, o modelo POSDCORB (planning, organizing, staffing, directing, coordinating, reporting, budegeting), de Gullick, influenciou os tratados de administração pública e, até hoje, revela-se como fonte de inspiração para os principais autores do setor. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito e às funções do profissional de recursos humanos, julgue os itens que seguem.

Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.

As relações humanas devem ser gerenciadas por meio de técnicas comportamentais que levem as pessoas ao autoconhecimento como fonte de motivação para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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