Questões de Administração do ano 2013

Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de aspectos do Balanced Scorecard (BSC) incorporados à estratégia organizacional.

  • A. A organização priorizou garantir que os objetivos, os indicadores, as metas e as iniciativas estejam alinhados e vinculados à estratégia.
  • B. A empresa restringiu as estratégias às pessoas que realmente tenham poder de decisão no nível institucional do conselho de administração.
  • C. Por ser um método muito efetivo, a organização decidiu que o BSC não depende do envolvimento de toda a organização. Assim, percebeu que, se 50% da organização estiver envolvida, a criação do ScoreCard terá sucesso.
  • D. Após definidas as estratégias, a cúpula da empresa não participou mais do processo, visto que o poder de intimidação exercido pelos gestores, junto aos colaboradores internos, prejudica o desdobramento estratégico.
  • E. Por entender que o BSC se trata de uma ferramenta que requer engajamento de toda a organização, a empresa decidiu que precisaria de um profissional capaz de estruturar e facilitar o processo, o que tornou a implantação do BSC mais econômica.

Sobre o conceito de valores organizacionais, assinale a alternativa correta.

  • A. São os princípios morais e éticos dos indivíduos que compõem as organizações, afinal, empresas devem fazer de tudo para ajudar a cumprir os objetivos pessoais dos respectivos funcionários.
  • B. Representa aonde a empresa quer chegar e o que ela deseja alcançar com suas atividades.
  • C. Descreve o papel desempenhado pela empresa, o que ela oferece aos próprios clientes, com objetivos e metas bem delimitados.
  • D. São crenças, normas, princípios que orientam a atuação da organização e, assim, norteiam as políticas e ações praticadas pela organização no seu dia a dia.
  • E. Deve responder as questões relativas a quem somos, o que fazemos, para quem fazemos e como fazemos.

A análise ambiental deve tomar como referência pontos internos e externos à organização. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma situação referente à análise do ambiente externo à organização.

  • A. A alta rotatividade no quadro de funcionários.
  • B. O aumento na demanda dos bens/serviços oferecidos pela empresa.
  • C. A empresa possui parque tecnológico de última geração.
  • D. A empresa possui atendimento de qualidade.
  • E. Os colaboradores são experientes e comprometidos com o objetivo da organização.

O crescimento de uma organização possui pilares no cumprimento da própria missão em busca do alcance da respectiva visão. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A. Empresas que possuem seus processos internos alinhados com a missão organizacional possuem excelentes independentes dos custos envolvidos.
  • B. A comunicação da missão e da visão para a diretoria é fundamental para o alcance dos objetivos, mas, por ser aspecto muito estratégico, as equipes internas não precisam ser comunicadas.
  • C. O alinhamento entre a missão e a visão é garantia de sucesso independentemente dos valores e dos processos internos aplicados.
  • D. O alinhamento entre as estratégias, a capacidade de aprendizado, os processos de trabalho, o capital humano, os objetivos financeiros e a missão organizacional é um sinal de que a empresa está no caminho certo de alcançar sua visão.
  • E. Apenas a diretoria precisa estar alinhada à missão e à visão da empresa, pois dela serão tomadas as decisões estratégicas da empresa.

Determinada empresa comercializa o produto X na região Y. Os gestores da empresa ficaram sabendo que, na mesma região Y, estava prevista a abertura de uma empresa concorrente, Fulano LTDA, comercializando o mesmo produto. Ou seja, disputará os mesmos clientes e a mesma fatia do mercado. Segundo os conceitos de Michael Porter sobre as forças competitivas, assinale a alternativa que indica a força competitiva do caso hipotético apresentado.

  • A. Produtos substitutos.
  • B. Liderança no custo total.
  • C. Entrantes potenciais.
  • D. Negociação com fornecedores.
  • E. Negociação com compradores.

Uma rede nacional de supermercado solicitou uma reunião com seus fornecedores em busca de melhorias no preço de compra de alguns produtos. Esses produtos possuíam um bom giro no mercado, porém sua margem de contribuição era muito baixa. Ao saber da reunião, o supermercado concorrente, que possui apenas uma loja, tentou marcar uma reunião com o mesmo fornecedor para discutir o preço de compra de determinados itens. Com base nos conceitos de Michael Porter sobre as forças competitivas, assinale a alternativa que corresponde à força que representa vantagem para a rede de supermercados nessa situação hipotética.

  • A. Produtos substitutos.
  • B. Liderança no custo total.
  • C. Entrantes potenciais.
  • D. Poder de negociação com fornecedores.
  • E. Poder de negociação com compradores.

No planejamento estratégico, existem competências organizacionais fundamentais para que as empresas obtenham sucesso. Acerca dessas competências essenciais, é correto afirmar que

  • A. são raras, mas podem ser facilmente imitadas por outras empresas.
  • B. são raras, geralmente de fácil imitação, e podem ser aplicadas a outros negócios.
  • C. agregam valor, são raras e geralmente não possuem substituição ou são imitadas.
  • D. agregam valor, são de fácil substituição e podem ser aplicadas em outros setores.
  • E. agregam valor, são raras, geralmente possuem imitação ou substituição e podem ser aplicadas em outros setores.

A percepção para diferenciação das competências essenciais, em relação às outras competências, é uma análise subjetiva. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta quanto aos critérios a serem observados para que uma competência seja considerada essencial.

  • A. Contribuir de forma significativa com o valor percebido pelo cliente; contribuir com o crescimento de médio e longo prazo da empresa; diferenciar a empresa no mercado, tornando difícil a imitação.
  • B. Garantir as mesmas competências dos seus concorrentes; diferenciar a empresa no mercado de tornando difícil a imitação.
  • C. Manter as competências imutáveis, ou seja, uma vez definidas, elas devem ser defendidas e garantidas dentro das empresas.
  • D. Atualizar suas competências às dos concorrentes, não possuindo necessariamente a obrigação de agregar valor aos clientes.
  • E. Considerar que não existe diferença entre os tipos de competência, uma vez que elas são apenas nomenclaturas diferentes para um mesmo critério.

Suponha que determinada empresa possui várias oportunidades de negócio, em virtude de um network construído nos 20 anos de atuação no mercado. Porém, ela não tem tecnologia suficiente para transformar essas oportunidades em negócios efetivados e decide associar-se a outra empresa que não tem as oportunidades, mas possui a tecnologia. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde à estratégia de crescimento explicitada nesse caso hipotético.

  • A. Desenvolvimento financeiro.
  • B. Desenvolvimento de habilidades.
  • C. Desenvolvimento de estabilidade.
  • D. Integração vertical.
  • E. Integração horizontal.

Michael Porter contribuiu de várias formas com a administração estratégica. Um de seus trabalhos mais significativos foi com relação às vantagens competitivas, ou seja, como as empresas decidem disputar o mercado com os respectivos concorrentes, de modo a obter resultados superiores. Sobre estratégias competitivas, assinale a alternativa correta.

  • A. As estratégias competitivas são a liderança em custo, a diversificação e o menor preço.
  • B. Na liderança em custo, o foco é o baixo custo em relação aos concorrentes, tornando-se, assim, uma vantagem competitiva.
  • C. A diversificação é usada para diferenciar os produtos/serviços.
  • D. A diversificação pode ser dividida em duas etapas, o controle dos fatores de custos e a reconfiguração da cadeia de valor.
  • E. A diferenciação pode ocorrer por meio do desenvolvimento financeiro, do desenvolvimento de habilidades e do desenvolvimento de estabilidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...